O instituto Methodus realizou a terceira pesquisa de intenção de voto para prefeito em Venâncio Aires nesta terça e quarta, 1º e 2 de outubro, para a Folha do Mate e Terra FM. E o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), quer busca reeleição, manteve sua vantagem sobre os demais candidatos, na casa dos 10 pontos percentuais para o segundo colocado, Maciel Marasca (PP).
Jarbas, na primeira pesquisa teve 43,3% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos. Na segunda baixou paras 38,3% e agora na terceira recupera espaço e sobe para 41,2%.
O empresário Maciel Marasca (PP) estreante em eleição, largou em terceiro, com 19,3%, subiu 9,2 pontos para 28,5% na segunda, acirrando a eleição. Agora sobe de forma menos impactante, para 31,1%.
O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) largou em segundo, com 23,3%, na segunda baixou para terceiro lugar com 18,5% e agora, na terceira, baixou para 15,2% das intenções de voto.
Cândido Faleiro (PT) largou com 1,8%, na segunda teve 1% e nesta terceira sobe para 1,7%.
Os indecisos eram 10,3% na primeira, 9,8% na segunda e agora são 7,1%.
Votos válidos
Sobre a pesquisa estimulada desta semana, os votos validos mostram Jarbas com 46,2%, Marasca com 34,9%, Giovane com 17% e Cândido com 1,9%.
Indecisos
Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados nomes dos candidatos, Jarbas mantém a mesma vantagem de 10 pontos. Mas aí ele aparece com 36,8%, contra 26% de Marasca, 12,3% de Giovane e 0,7% de Cândido. Chama atenção os 21,8% de eleitores que disseram ainda não saber em quem votar para prefeito.
Campanhas
Os números mostrados por esta terceira pesquisa Methodus refletem o que tenho escrito e falado nas últimas duas semanas. Depois da segunda pesquisa, onde Marasca, a novidade na eleição, cresceu expressivos 9,2 pontos, a sua campanha não evoluiu mais no mesmo ritmo. O prefeito Jarbas, depois de ver sua vantagem de 20 pontos na primeira pesquisa, em 31 de agosto, encurtar para 10 pontos na segunda, em 14 de setembro, ‘chacoalhou’ o governo e passou a ser mais assertivo na sua comunicação de campanha e recupera terreno. Giovane, que caiu da primeira para a segunda pesquisa, também aumentou a carga, foi para a rua, no corpo a corpo com seus apoiadores, usou toda sua capacidade de articulação e estratégias, mas a pesquisa mostra que ele não conseguiu convencer o eleitor. Cândido, o candidato de Lula, não emplacou, na pesquisa. Mas ele insiste que seu voto é do eleitor silencioso.
Na urna
Agora vem o voto real, na urna, no domingo, dia 6. E é esse que vai valer. Jarbas tem a seu favor a intenção de voto mostrada na pesquisa. Marasca e Giovane ainda tem nos 21,8% de eleitores indecisos na pesquisa espontânea a possibilidade de buscar os votos para mudar o que mostrou a pesquisa.
E ontem a noite teve o debate dos candidatos no Clube de Leituras, realizado depois da pesquisa feita, e que pode também influir no resultado da eleição no domingo.
Para vereador
Para vereador a pesquisa Methodus ouviu os eleitores também. Mas são apenas citações, sem embasamento estatístico. E Eduardo Luft (PDT), que foi Chefe de Gabinete do prefeito Jarbas, é o mais citado, com 3,9% dos eleitores entrevistados. O vereador Ezequiel Stahl (PL) aparece logo depois, com 3,7%, seguido por Alberto Sausen (Podemos) atual suplente, com 3,4%, como principais destaques.
Mas o maior contingente de eleitores que respondeu a pesquisa disse que ainda não sabe em quem votar para vereador. São 36,5%. Tem muito voto para ser buscado pelos 167 candidatos a vereador. É a hora do sprint final.
Campanhas suspendem carreatas
Campanhas majoritárias de Venâncio tomaram uma decisão já na quarta, 2, anunciando que não farão as tradicionais carreatas de sábado, véspera da eleição, como costumeiramente aconteceu em eleições anteriores.
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) divulgou que foi decidido não fazer carreata em respeito aos animais, às crianças, aos idosos e ao comércio. “A mudança começa por nós”, disse Jarbas em vídeo.
O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) também anunciou a decisão de não realizar carreata em respeito à comunidade. A campanha de Marasca também tomou a mesma decisão.
Como as três campanhas fariam grandes carreatas, além dos motivos elencados, existiria ainda o risco de cruzar uma carreata com outra e gerar problemas, numa campanha que até aqui foi de excelente nível.
Na região
Grupo Gazeta publicou na quarta, 2, pesquisa Idex para prefeito em Santa Cruz. O ex-prefeito e ex-deputado Sergio Moraes (PL) subiu de 37,2% das intenções de voto dia 14 de setembro, para 38,5%. A prefeita Helena Hermany (PP) subiu de 23,7% para 29%. O professor João Pedro Schmidt (PT) subiu de 10% para 14.7%. Carlão (Novo) caiu de 12% para 6,2%. Moraes aparece com vantagem de 9,5 pontos percentuais na semana da eleição.
Grupo A Hora de Lajeado divulgou três pesquisas Methodus no Vale do Taquari nesta semana. Em Arroio do Meio, Sidnei Eckert (MDB) tem 40,7% das intenções de voto e Danilo Bruxel (PP) 29%. Em Teutônia, um empate triplo. Jonas Brönstrup (PSDB) 25,6%, Renato Altmann (PSD) 23,3% e Celso Forneck (PDT) 21,8%. Em Encantado, Jonas Calvi (PSDB) tem 49%, Enoir Cardoso (PP) 28%.