Jarbas negocia entendimento com servidores sobre licença e reajuste

Numa conversa após sua participação no Terra em Uma Hora na quinta, aqui na Terra FM, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), acompanhado do vereador Tiago Quintana (PDT), presidente do Legislativo, – que falaram sobre a privatização da Corsan – revelou que estava encaminhando proposta para a Câmara de Vereadores, extinguindo a licença-prêmio para os novos servidores públicos a serem chamados, depois do concurso público que está em andamento. Tiago referiu que a União e os Estados já se adequaram a isso. Jarbas disse ter o entendimento inicial favorável do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires, João Batista Gomes, mas que se surpreendeu quando soube que a decisão da diretoria seria contrária à proposta. Tiago citou que pelo menos 200 contratados emergenciais terão que ser substituídos por concursados na Prefeitura e se entrarem pelo atual sistema, vai sobrecarregar ainda mais os encargos orçamentários. Assunto para o Legislativo discutir e decidir.
Perguntei ao prefeito sobre a negociação de reajuste dos servidores, pois na quarta o vereador de oposição Elígio Weschenfelder (PSB), secretário do Sindicato dos Servidores, citou, também no Terra em Uma Hora, que os servidores públicos municipais em Venâncio tem defasagem de 25% nos seus salários, somando o ‘congelamento’ determinado durante a pandemia e perdas anteriores. Jarbas respondeu que tem bem encaminhada uma negociação com o Sindicato, que possivelmente será fechada pelo reajuste do IPCA, que está na casa dos 8% e deve fechar o ano em torno de 10%. Jarbas também propõe antecipar a data-base do dissídio dos servidores, de março para janeiro em 2022.
Sobre a defasagem citada por Elígio, o prefeito disse ter um estudo do Controle Interno mostrando que nos últimos 15 anos os servidores públicos de Venâncio receberam 25% a mais que a inflação oficial do período em reajustes. Se o vereador, motorista que acumula FG de Coordenador do Parque do Chimarrão e está cedido para a diretoria do Sindicato, diz que a defasagem é de 25% e o prefeito diz que tem estudo do Controle Interno mostrando aumentos 25% superiores à inflação, tem algo errado.
Que prospere o entendimento entre Administração e Servidores, pelo bem do serviço público.

Gastos com pessoal

Ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), avaliando o relatório do segundo quadrimestre apresentado em audiência pública pela Administração Municipal, me faz uma observação sobre Gastos com Pessoal. “Quando assumi os gastos eram de mais de 52% da Receita Corrente Líquida, acima do limite de Alerta e Prudencial. Mesmo com toda a crise econômica, conseguimos reduzir para 45% os gastos com o pessoal. São 7% de redução. Alcançamos o objetivo das contas equilibradas com austeridade.”
Olhando os gráficos, os gastos reduzem percentualmente, mas pelo fato da receita ter aumentado e não pela redução de gastos com pessoal. O primeiro ano do prefeito Jarbas segue esta redução percentual, que já está em 42,5% de gastos com pessoal em 2021. Quanto menor esse percentual, melhor para o município. É mais dinheiro que sobra para investimentos wem obras e programas para a comunidade.

Notinhas

• Vinícius Medeiros anunciou nesta semana que está deixando a política para se dedicar ao IBSAÚDE, instituto presdido pelo seu pai, José Eri Medeiros, onde é vice-presidente. O IBSAÚDE trabalha com orçamento de R$ 70 milhões em atendimentos na área da saúde públicas em todo estado. Vico também quer se dedicar mais à família e a vida acadêmica. Ele encaminhou ontem a sua desfiliação do PSDB, partido do qual é vice-presidente e pelo qual foi candidato a prefeito em 2016 e deputado estadual em 2018. Era um jovem politico promissor.
* Nos últimos dias dois professores faleceram. Gil Farinhas, 75 anos, que morava em Vila Deodoro, e Neri Lopes, 78 anos, que além de professor era ligado ao esporte, aos corais e outras atividades comunitárias.
• Do vereador Ezequiel Stahl (PTB) sobre as visitas que a caravana da Folha do Mate e Terra FM está fazendo em localidades do interior: “Parabéns pelo projeto ‘Visita Premiada’. É um baita reconhecimento para os assinantes, ouvintes e comunidade em geral.”
• Santa Cruz começou a Oktoberfest. De quinta até 12 e depois de 15 até 17. Será uma festa diferente, com protocolos sanitários, exigindo carteira de vacinação contra Covid para entrar. A festa terá turnos das 11h às 16h e das 19h às 24h, com máximo de 4 mil pessoas por turno. E todo mundo sentado. Mas continua sendo a Festa da Alegria.
• O STF, que estava por determinar interrogatório por escrito ou pessoal do presidente Bolsonaro, para responder sobre interferência na Policia Federal, denunciada por Sergio Moro, quando este deixou o Ministério da Justiça, foi surpreendido com comunicado de Bolsonaro de que quer depor pessoalmente. A interferência denunciada foi a troca de chefias da PF, prerrogativa dos presidentes e feita pelos presidentes anteriores sem contestação. Quando se fala em ‘mecanismo’ instalado no país, é isso.

Esportivas

* A Assoeva ficou em 3º na fase classificatória do Estadual. No mata-mata terá o Vacaria pela frente, em dois jogos. Hora de decisão na temporada.
* O Guarani venceu o São Paulo naquele jogo polêmico da agressão ao árbitro e segue ‘vivo’. Na terça joga contra o Lajeadense, em Lajeado, precisando vencer e torcer por tropeços do Inter SM e São Paulo, que estão a sua frente na briga pela 4ª vaga do grupo.
* O Inter, com derrota de 1 a 0 para o Galo e empate em 0 a 0 com o Ceará, caiu para 8º no Brasileiro, mas segue colado ao G-6. Neste domingo joga no Beira Rio, com presença de público, contra o lanterna Chapecoense, às 11h. Precisa vencer.
* O Grêmio segue sua saga no Z-4. Perdeu por 2 a 1 para o Sport e empatou com o Cuiabá em 2 a 2, ambos na Arena, o que revoltou o torcedor. Neste domingo joga às 16h na Vila contra o Santos. Precisa vencer para sair do Z-4.
* O Juventude joga hoje às 21h com o América MG no Jaconi. Precisa vencer para se afastar do Z-4.

Do Twitter

* GZH: Porto Alegre irá sediar próxima edição da South Summit, feira mundial de inovação
* Estadão: Cloroquina não deve ser descartada contra a covid só por pesquisas, diz presidente do CFM. Mauro Ribeiro argumenta que experiência de quem atende diretamente a paciente é importante e difere da de profissionais que ficam ‘lendo estudo’.
* O Globo: Bolsonaro diz que economia do Brasil sofreu menos que resto do mundo, mas que inflação é culpa do ‘fique em casa’
* Gazeta do Povo: Projeto sobre oferta gratuita de absorventes é vetado parcialmente por Bolsonaro
* Folha S. Paulo: Vamos trabalhar muito para evitar 2º turno entre Lula e Bolsonaro, diz ACM Neto sobre novo partido
* Ciro Gomes: O ódio que Bolsonaro e Lula alimentam um contra o outro está contaminando o Brasil. Para evitar a continuidade dessa tragédia, é preciso dizer não a um e ao outro
* Pompeo de Mattos: Em reunião secreta, Lula articula com caciques do PMDB para voltarem ao poder
* Fernando Schuller: O Prêmio Nobel é dado a jornalistas e faz um alerta. Liberdade de Expressão não é um valor que se pode tratar seletivamente. Ou vale para todas as ideias, em especial para as que não gostamos, ou não vale. Lição a aprender de uma vez por todas no Brasil
* Frederico Antunes: O RS cada vez mais no mapa da inovação! A próxima edição da South Summit, a maior feira de inovação do mundo, será em Porto Alegre. Motivo de muito orgulho e satisfação ter a nossa terra como a primeira a sediar o evento fora da Espanha.
* Eduardo Leite: Inovação, tecnologia, negócios, soluções! O South Summit Brasil 2022, em Porto Alegre, tem a cara do Estado mais inovador do Brasil. The future starts now

 



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido