O prefeito eleito Jarbas da Rosa (PDT), médico, que assume a Prefeitura nesta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, esteve ontem na secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP) e diz que vai visitar todas as capatazias do interior para saber o que vai encontrar de máquinas quando assumir.
Jarbas diz que tem duas dezenas de máquinas, caminhões e até ambulâncias paradas, sem condições de uso. A informação que diz ter recebido de servidores é de que 30 máquinas/caminhões/carros estão em condições de trabalho e outras 20 estão paradas, precisando de consertos.
É uma constatação que vejo a cada troca de governo, especialmente quando a oposição ganha. Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB) passaram os primeiros meses de governo batendo forte em tudo que encontraram com inconformidades para desconstruir o governo anterior, de Airton Artus (PDT), do qual Giovane era o vice. E passaram o governo olhando pelo retrovisor, usando isso como justificativa para as dificuldades, o que penso não foi um a boa estratégia, como mostraram as urnas agora em 2020.
Espero que Jarbas mude isso, de culpar o antecessor por todas as dificuldades e não fique se lamentando do que recebeu de herança, afinal o prefeito que se elege, sabe as condições adversas que vai encontrar e que durante a campanha disse saber como solucionar.
Jarbas, que sempre diz que não é político profissional e como médico quer dar a sua contribuição à Venâncio Aires como prefeito, cita muitas vezes que não vai governar olhando pelo retrovisor, mas olhando para frente. É a sua oportunidade de fazer diferente.
Notinhas
* Circula encartado nesta edição da Folha o Diário do Chimarrão, uma prestação de contas do prefeito Giovane Wickert (PSB). Estão em destaque os grandes projetos realizados pelo prefeito e no final ele elenca R$ 50 milhões em recursos que deixa encaminhados para o novo governo de Jarbas da Rosa (PDT).
* Leio que na China o governo determinou prisão fechada de quatro anos para uma jornalista que publicou reportagem em redes sociais mostrando a situação de dificuldades dos hospitais durante a pandemia do coronavírus lá. Ninguém protesta.
* Informação do final de semana de Rosane Oliveira em ZH cita que o governador Eduardo Leite (PSDB) já admite que pode se colocar como uma opção de centro na eleição presidencial de 2022. Leite tem apoio de FHC. Doria, com todo marketing que faz, não decola dos 3%. Se for bem trabalhado, Leite pode ser o nome novo que o país espera. É jovem, bem articulado, sem pecha de ladrão, incompetente ou aloprado, e fora dos extremos de esquerda e direita.
Do Twitter
* Estadão: Vacina de Oxford tem ‘proteção de 100%’ contra formas graves de covid-19, diz AstraZeneca
* Veja: Vacinação em massa contra a Covid-19 começa em fevereiro, diz ministro Eduardo Pazuello
* Crusoé: Luiz Fux demite secretário que pediu à Fiocruz para reservar vacinas contra Covid-19 para o STF.
* GZH: Lewandowski manda Justiça compartilhar com Lula mensagens vazadas por hackers sobre a Lava-Jato
* Poder 360: Gasto com pandemia supera 17 anos de Bolsa Família
* Canal Rural: Bolsonaro diz que vai vetar venda de terra para estrangeiros proposta pelo Congresso
* Jerônimo Goergen: Nem vai precisar vetar Presidente! Vamos derrubar na Câmara dos Deputados!
* Pompeo de Matos: A CEEE será vendida por 50 mil reais, valor menor que um cavalo crioulo e quem vai comprar será o CTG. Sim, Centrais Três Gargantas – CTG, da China. Os capitalistas socializam o prejuízo e os comunistas capitalizam o lucro. Só vendem porque não é deles. Negócio da China.