No sábado o PDT de Venâncio realizou o seu já tradicional encontro de fim de ano, que neste ano reuniu os municípios da Coordenadoria do partido no Vale do Rio Pardo e teve participação de pedetistas de municípios do Vale do Taquari, no salão Machry, com a presença de 350 pessoas, conforme a organização.
Na pauta o fortalecimento do partido e as pré-candidaturas para 2026. O encontro teve a presença de ex-deputada Juliana Brizola, neta de Leonel Brizola, que foi lançada pré-candidata ao Piratini pelo PDT. E Juliana empolga os pedetistas na medida em que desponta entre os nomes que lideram todas as pesquisas para governador.
No Instagram, Juliana se manifestou assim sobre o encontro: Venâncio, que encontro gigante! Foi um momento de diálogo, de troca e muita energia, que só reforça a certeza de que o Rio Grande quer uma política que volte a servir às pessoas. Cada conversa, cada abraço e cada gesto de apoio renovam nossa força para seguir na estrada, ouvindo a nossa gente e construindo, juntos, um novo caminho para o Estado. Com vocês, seguimos ainda mais fortes.
O encontro também teve a confirmação da pré-candidatura de Airton Artus à deputado estadual. Ele concorreu em 2018 e 2022 e ficou na primeira suplência. Em 2019 assumiu como Coordenador da Bancada do PDT na Assembleia. Em 2023 assumiu a cadeira de Gilmar Sossela, que foi para a secretara do Trabalho e Desenvolvimento Profissional. Em março Artus deixa o parlamento para Sossela assumir. Com seu trabalho de três anos na Assembleia, Artus espera aumentar sua votação e conquistar uma cadeira.
Notinhas
- Citei na coluna que Corredor dos Gauer tem muitas reclamações de moradores com a velocidade dos veículos. Lembrei que o local tinha um projeto de uma ampla Avenida no governo Airton Artus (PDT), mas que teve o projeto modificado, asfaltando o leito da estrada existente, que liga os bairros Santa Tecla e Bela Vista, no governo Giovane Wickert (PSB). Giovane contrapõe dizendo que a estrada tem acostamento e largura maior do que estrada vicinal. “É a mesma coisa que na estrada velha a largura da pista que foi feita recentemente”, compara ele.
- Na coluna de sábado, citei que Alexandre de Moraes mandou soltar o banqueiro Daniel Vorcaro, do banco Master, que deu um calote de R$ 50 bilhões nos clientes. Quem soltou Vorcaro foi o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de Brasília.
- Sala do Empreendedor, da secretaria municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, ganhou novamente o Selo Ouro Sebrae de Referência em Atendimento, concedido pela Fecomércio. Prefeito Jarbas, secretário Marcus Hütmann, Coordenadora da Sala, Liliane Wagner e equipe foram receber o prêmio na quarta, 10.
- O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) recebeu novamente o prêmio Mérito Prefeito RS, que foi concedido para 40 prefeitos gaúchos pela revista Municipalista na sexta, 12.
Do X
- O Globo: Estados Unidos retiram Moraes e esposa da lista de sanções da Magnitsky
- Estadão: Eduardo Bolsonaro após Trump tirar Alexandre de Moraes da Lei Magnitsky: ‘Deus tenha misericórdia do povo brasileiro’
- Folha S. Paulo: STF precisa com urgência de um código de ética. Viagem de Toffoli com advogado e contrato com escritório da família de Moraes afetam reputação da corte
- CNN: Toffoli retira material de celular de Vorcaro da CPMI
Exame: Maioria dos deputados é contra fim da escala 6×1 e mudança na CNH - Gazeta do Povo: Relator da CPI do Crime Organizado prevê prisão para ministros de tribunais superiores