O empresário Júnior Haas, diretor da Haas Madeiras de Linha Brasil, no interior de Venâncio, que lidera um grande projeto de investimentos da empresa familiar para amplias sua base de produtos e de produção, foi convidado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para compartilhar experiências com os alunos da Engenharia Florestal durante a Semana Acadêmica no dia 24 de maio.
“Desde que me lembro, sempre gostei de ouvir histórias de quem tem mais experiência. Ouvia e via com orelhas e olhos bem abertos cada relato que tive a oportunidade, desde criança, acompanhando meu pai, na escola, na graduação. Tanto ajudou no meu desenvolvimento pessoal e profissional que sigo até hoje. Não perco a oportunidade de compartilhar, seja em vistas, feiras ou reuniões. Não tem dinheiro que pague entender da prática as diferentes abordagens para um mesmo problema, o que está dando certo e errado, os por quês. Dentro das minhas limitações, espero colaborar com esses jovens, para daqui um tempo serem eles os compartilhadores”, descreveu Junior ao divulgar o convite.
Defendo, faz anos, com os reitores da Unisc e Univates, a necessidade de uma integração cada vez maior da academia com a realidade das comunidades onde estão inseridas, e isso está em curso. E a UFSM, com iniciativas assim, também mostra sua preocupação em integrar o ensino acadêmico com a realidade gaúcha, em vários setores. Dessa integração sairão profissionais para o mercado com melhor conhecimento da realidade, transformando-se em molas propulsoras mais qualificadas de desenvolvimento.