Legislativo renovado e com menos mulheres

A eleição para a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires renovou 60% da casa. Foram 20% com os três vereadores que não concorreram, Adelânio Ruppenthal (PSB) e Ciro Fernandes, eleito pelo PSC mas que estava no PDT, mais Izaura Landim (MDB), que concorreu e se elegeu a primeira mulher vice-prefeita de Venâncio. Outros 40% foram renovados nas urnas. Dos 15 vereadores, se reelegeram só seis. Tiago Quintana e Sid Ferreira, do PDT; Ezequiel Sthal (PTB), Nelsoir Battisti (PSD), um quarteto que renovou a Câmara em 2016, fez bom trabalho. Gilberto dos Santos, eleito pelo PTB como mais votado em 2016, mudou para o MDB e se reelegeu com menos da metade dos votos. Sandra Wagner (PSB) também se reelegeu com com metade da sua votação de 2016.
Dos nove novos eleitos, alguns já tem experiência na Câmara. Gerson Ruppenthal (PDT) já foi vereador antes. Clecio Espindola, o Galo (PTB) era suplente mas ocupou a cadeira de Arnildo Câmara durante quase os quatro anos. André Kauffmann e Renato Golmarnn, ambos do PTB, eram suplentes e foram secretários municipais nas pastas da agricultura e de obras.

Os novos
Novos mesmo são Diego Wolschick (PTB), que era suplente pelo PDT na eleição anterior e mudou para o PTB. Foi assessor legislativo e conhece a Casa. Benildo Soares, o Bombeiro Soares, que milita na política e concorre faz anos, agora se elegeu. O jovem Cesar Garcia (PDT), de Vila Mariante, o advogado Elígio Weschenfelder, o Muchila, do PSB, e Claidir Kerkhoff, do PSL, que era do PDT no governo Airton Artus e chegou a ocupar a secretaria do Trabalho e Bem Estar Social. Ela foi batalhadora pela criação do PSL em Venâncio e teve como prêmio sua eleição para a Câmara.

Menos mulheres
A Câmara de Vereadores tinha quatro mulheres e só uma se reelegeu; Sandra Wagner (PSB), ligada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Helena da Rosa (MDB) não se reelegeu, Ana Claudia (PDT) também não e Izaura Landim (MDB) se elegeu vice-prefeita. Claidir Kerkhoff se elegeu como nova vereadora. O Legislativo, que tinha quatro vereadoras, perdeu 50% da representação feminina, passando a ter duas mulheres no próximo mandato, contraditoriamente depois da eleição onde teve o maior número de candidatas mulheres.

Força política
O PTB, do vice-prefeito Celso Krämer, elegeu novamente a maior bancada como era previsto, pois tinha a nominata considerada a mais forte de candidatos, fez cinco vereadores. Aumentou um. O PDT, do prefeito eleito Jarbas da Rosa, elegeu quatro, aumentando um também. O PSB, do prefeito Giovane Wickert, elegeu dois. Tem três. O PSD tem duas cadeiras e fez só uma. O MDB tinha três e fez só uma. PSL e Republicanos não tinham vereadores e agora tem um.
Jarbas da Rosa vai governar com maioria e pela tradição do vereador mais votado ser o primeiro presidente, deve ter Tiago Quintana no comando do legislativo em 2021.

Quem caiu
Além dos que não concorreram, seis vereadores não se reelegeram; Helena da Rosa e André Puthin do MDB, Duda Kappel do PL, Zé da Rosa do PSD e Arnildo Câmara do PTB.

Quem cresceu
Numa eleição que tivemos 208 candidatos, contra 130 da eleição de 2016, era sabido que as votações baixariam, pois os votos seriam divididos por mais 80 candidatos. Mesmo assim três vereadores conseguiram sair das urnas com mais votos que tiveram em 2016 e são pra mim três destaques positivos desta legislatura. Tiago Quintana (PDT) foi 5º em 2016 e aumentou em 34% sua votação. Foi o mais votado agora. Ezequiel Sthal (PTB) foi o 13º em 2016 e agora foi o 2º mais votado, aumentando 33% sua votação. Nelsoir Battisti (PSD) foi o último dos eleitos em votação de 2016 e agora foi o 4º mais votado. Foi quem mais aumentou percentualmente sua votação, com 39% de votos a mais. Prova de que a boa política é reconhecida pela comunidade. Parabéns ao trio. Que sigam assim.

Bem votados não eleitos

A eleição, e todas eleições têm, teve candidatos entre os 15 mais votados que não se elegeram, o que de certa forma é visto como injsuto, mas é da regra eleitoral.
Alberto Sausen (PTB), Capataz de Vila Dedoro, foi o 9º mais votado, com 764 votos e ficou na primeira suplência do partido. Silvia Schirrmann (PTB) com 698 votos foi e 11ª mais votada e ficou na segunda suplência. André Puthin (MDB) fez 689 votos, foi o 12º mais votado e ficou na primeira suplência. Duda Kappel (PL) fez 594 votos, foi o 15º mais votado, mas não se reelegeu, nem fica na suplência, pois o PL não elegeu candidato.
Gerson Ruppenthal (PDT) 16º com 587 votos, Cesar Garcia (PDT) 18º com 544 votos, Elígio Weschenfelder (PSB) 20º com 511 votos e Claidir Kerkhooff (PSL) 26ª com 451 votos, se elegeram.

Forma diferente de governar

A eleição de Jarbas vai mudar a forma de governar. Ele disse na campanha, que a vice Izaura fará o trabalho de interlocução com as secretarias do governo para assim ter a maior afinação possivel entre todos os setores da Prefeitura. Gosta desta proposta.
A forma adotada pelo prefeito Giovane e o vice Celso, é diferente. Eles dividiram o governo. Giovane cuida mais da parte administrativa, saúde, educação, empresarial, e Krämer ficou com estradas e agricultura. Os dois garantem que existe afinidade total.
Diria que não é bem assim.

Confirmações na microrregião

Na nossa região de cobertura a eleição não teve surpresas, confirmou o que eu imaginava, com as informações que tinha antes do pleito. Em Mato Leitão o prefeito Carlos Bohn (PSDB) era candidato único e se reelegeu. Em Passo do Sobrado eram quatro candidaturas, e venceu o empresário Edgar Thiesen, o Amarelinho (PP), que fez 2.112 votos (48,24%).A professora e vereadora Nubia Kauffmann Bartz (PDT) ficou em segundo com 1.837 votos (42%). Em Vale Verde o prefeito Carlos Gustavo Schuh (MDB) se reelegeu com 1.512 votos (56,42%) e o ex-prefeito Ricardo Azeredo (PSB) fez 1.168 votos (43,58%). Era uma coligação de quatro partidos de Schuch contra o PSB de Ricardinho.

Municípios

Em Porto Alegre Manuela Dávila (PC do B) repete eleição anterior; larga na frente nas pesquisas, mas nas urnas é ultrapassada. Sebastião Melo (MDB) fez 31,01% dos votos no domingo e Manuela 29%. Os dois vão para o segundo turno, decidir quem será o novo prefeito, em lugar de Nelson Marchezan Júnaior (PSDB), que ficou em terceiro, com 21%.

Em Santa Cruz a vice-prefeita Helena Hermany (IPP) se elegeu. Ela fez 24.654 votos (32,45%). Mathias Bertram (PTB) fez 18.331 (24,12%). Alex Knak (MDB) ficou em terceiro, com 17.970 (23,65%).

Em Lajeado o prefeito Marcelo Caumo (PP) se reelegeu fácil, com 29.719 votos (71,21%). Márcia Scherer (MDB) fez 9.950 votos (23,86%) e Daniel Fontana (PSB) fez 2.038 votos (4,89%).

Em Estrela o ex-deputado estadual Elmar Schneider (PTB) se elegeu prefeito, numa disputa de sete candidatos. Schneider fez 5.810 votos (30,08%¨). O segundo foi Elmar (PL) com 4.243 (22,41%).

Em Cachoeira do Sul, o prefeito Sérgio Ghignatti, o GG (PL), perdeu a reeleição para o ex-deputado José Otávio Germano (PP) que fez 13.574 votos (32%) contra 9.345 votos (21,51) de GG.

Em Rio Pardo, o ex-prefeito Edvilson Brum (MDB), irmão do deputado Edson Brum (MDB), se elegeu prefeito com 9.872 votos (46,09%). O segundo foi Ricardo Figueiró (PDT) com 6.068 (28,33%).

No pais o PT não teve candidato mais votado em nenhuma capital, tampouco o PSL, partido pelo qual se elegeu o presidente Jair Bolsonaro, hoje sem partido, conseguiu emplacar algum candidato. MDB, DEM e PSDB tiveram quatro mais votados em primeiro turno. O Podemos três. PSD, PDT, PSB, PP tiveram dois cada um. Republicanos e PSOL um cada um. Recado para 2022. Os extremos foram rejeitados.

Esportivas

No Brasileiro a rodada de sábado teve o Inter derrotado por 2×0 pelo Santos, perdendo a liderança, com seus 36 pontos. O Grêmio fez 4×2 com show contra o Ceará. Já é 7º, com 33 pontos. Inverte a gangorra de novo. O Inter com futebol decadente e o Grêmio decolando.
Nesta quarta às 21h30min tem decisão de vaga para a semifinal da Copa do Brasil. Grêmio x Cuiabá e América MG x Inter. O tricolor passa com empate. O Inter precisa vencer em Minas. Desafios.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido