Leite e Onyx lideram pesquisas

Na sexta, 23, a RBS divulgou pesquisa Ipec (Ex-Ibope) para o governo gaúcho. Eduardo Leite (PSDB) manteve 38%, Onyx Lorenzoni (PL) subiu de 24% para 26%, Edegar Pretto (PT) subiu de 9% para 10%. Heinze (PP) tem 4%, Vieira da Cunha (PDT) e Roberto Argenta (PSC) 2%.
No sábado o Correio do Povo divulgou pesquisa RealTime Big Data. Para governador Eduardo Leite tem 36% e Onyx Lorenzoni 27%. Edegar Pretto 12%, Heinze 4%, Vieira da Cunha e Roberto Argenta 2% e Ricardo Jobim (Novo) 1%.
O cenário mostra Leite e Onyx no segundo turno. Só uma daquelas viradas históricas nesta última semana de campanha pode mudar isso e ainda colocar Edegar Pretto no segundo turno. E ele aposta nisso, ‘colando’ seu nome a Olívio e Lula. Ou mesmo Luiz Carlos Heinze, que tem o histórico de arrancada na eleição para o Senado em 2018, quando saiu de trás e chegou na frente.
Para o Senado a Real Time mostra Hamilton Mourão (Republicanos) e Olívio Dutra (PT) com 28% e Ana Amélia (PSD) com 25%. Os três disputam nas urnas a única cadeira para o Senado pelo RS, no lugar de Lasier Martins (Podemos), que não foi à reeleição, preferindo concorrer a deputado federal.

Semana de debates

A semana será de dois debates importantes para o eleitor escolher governador e presidente. Hoje a RBS faz o debate dos candidatos ao governo do estado, às 22h30min, depois da novela Pantanal. Na quinta, 29, também depois de Pantanal, às 22h30min, a Globo faz o último debate presidencial.
No sábado, às 18h, foi realizado o debate do SBT/CNN/Estadão/Veja/Terra. Lula fugiu do debate, onde foi chamado de fujão, covarde, corrupto e ladrão pelos adversários. Lula, que lidera quase todas pesquisas de intenção de voto, ‘arrumou’ outros compromissos para justificar a ausência. Na verdade a avaliação dele era de que perderia menos não indo ao debate do que indo para o confronto.

Notinhas

  • Airton Artus (PDT) e Giovane Wickert (PSB), candidatos a deputado estadual, mantiveram seus locais de bandeiraços das campanhas para prefeito. Giovane na esquina da Osvaldo Aranha com a 15 de novembro, no posto Shell, e Airton na Osvaldo Aranha esquina com a Voluntários, no monumento da bandeira, na Praça Henrique Bender.
  • Ontem começamos no Terra em Uma Hora a última rodada de entrevistas com nossos candidatos a deputado. Celso Krämer (Podemos) foi o primeiro. Ele tem como bandeira principal a agricultura familiar e espera 8 mil votos em Venâncio e 35 mil no total. Acredita que com 18 mil votos pode se eleger no Podemos.
  • Hoje Giovane Wickert (PSB) é o entrevistado, amanhã Airton Artus (PDT), os três candidatos a estadual, cuja ordem foi estabelecida por sorteio. Na quinta fechamos a rodada com Silvia Schirrmann (Podemos), candidata a federal.
  • O Movimento Aliança Conservadora (MAC) tem carreata com carros, motos, caminhões, tratores, marcada para este sábado, 1º. A saída será às 14h no Parque do Chimarrão, percorrendo o centro e bairros da cidade, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que tenta a reeleição no domingo, 2.
  • Douglas Sandri, que foi coordenador de campanha do prefeito reeleito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), de quem foi secretário de governo, é candidato a deputado estadual pelo Novo. Ele esteve ontem em Venâncio em agendas de campanha. Em 2018, com 15.907 votos, não se elegeu por 318 votos.
Sandri recebeu uma revista Perfil na redação da Folha e Terra FM. (Foto: Tais Fortes)
  • No final de semana a Itália teve eleições e uma coalização de partidos de direita fez maioria legislativa, o que levará Giorgia Meloni, como primeira mulher a ser Primeira Ministra naquele país. A imprensa internacional taxa a vitória como da extrema direita neofascista. A mesma imprensa que chamou apenas de esquerda os incendiários radicais do Chile que venceram a eleição presidencial lá no ano passado. As redações da grande mídia também foram ‘aparelhadas’ pela esquerda, no Brasil e no Mundo.

Do Twitter

  • O Globo: “Estou na minha casa”, diz Bolsonaro sobre decisão do TSE que proibiu transmissão de vídeos eleitorais no Palácio da Alvorada
  • UOL: Bolsonaro diz ser ‘impossível’ Lula ser eleito presidente no 1º turno
  • Folha S. Paulo: Ministro do TSE manda Bolsonaro apagar publicações com discurso na ONU
  • Estadão: Governo Bolsonaro decreta sigilo de 100 anos até em visitas a Michelle.
  • Revista Oeste: Verba publicitária: Lula pagava à Folha S. Paulo 185 vezes mais que Bolsonaro
  • Gazeta do Povo: Depois de faltar a debate do SBT/CNN, Lula diz que irá ao da Globo
    Correio do Povo: Bolsonaro indicará ministros contra o aborto ao STF, se reeleito
  • Cristian Deves: TSE proíbe a esposa Michele de participar do Programa eleitoral, proíbe de mostrar imagens de 7 de Setembro. Daqui a pouco vai proibir o Bolsonaro de aparecer na campanha ou obriga-lo a pedir voto para o Loola. Fala sério
  • Lasier Martins: A denúncia de abuso de autoridade contra Alexandre de Moraes apresentada por 131 delegados da PF tem o mesmo fundamento do pedido de impeachment que protocolei semana passada: há “nítido caráter político-partidário” nas ações do ministro do STF. Isso atenta contra a democracia!


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido