Leite reorganiza o governo

O governador Eduardo Leite (PSDB), eleito para um segundo mandato, mandou para a Assembleia projetos de reorganização administrativa. Um é sobre cargos e salários de CC’s e FG’s. O estado tem 125 mil servidores ativos, dos quais 5 mil são CC’s (48%) e FG’s (52%), com descrições de cargos de 1954. Leite aponta que existem 322 denominações de cargos e 288 remunerações diferentes. Ele quer criar uma tabela única de remuneração para cada cargo em 13 níveis diferentes.
Leite também propõe atualizar as gratificações para diretores e vice-diretores de escolas estaduais, criando sete níveis, de acordo com o número de alunos e turnos. O governador também aumenta de 25 para 27 as secretarias de governo, com o desmembramento de algumas.
Pela competência que mostrou no primeiro governo, de reorganizar as finanças, Leite tem crédito para seu projeto de modernização do estado e vai investir pesado na educação. E o Rio Grande precisa.

Notinhas

  • Posse de Lula teve um discurso multifacetado do presidente, que chorou ao lembrar que o diploma de presidente, que recebeu pela terceira vez, é seu único diploma, que prega a democracia e quer unir o Brasil. Mas Lula também mostrou ódio e rancor ao atacar adversários na eleição e perdeu uma oportunidade de começar na prática seu discurso de unir a nação. Não conseguirá isso com o discurso do ‘nós contra eles’.
  • Alexandre de Moraes defendeu o processo eleitoral e assumiu a mesma linha de ataque de Lula, contra quem está no governo Bolsonaro ou o apoia. Moraes diz que o povo que está nas ruas protestando contra o resultado da eleição é criminoso e antidemocrático e que vai punir. É a dura realidade, quem assumiu a bandeira contra a corrupção nos governos petistas, que estão de volta, e contra os desmandos do STF e TSE, como a anulação da condenação de Lula, está ameaçado de ser preso pelas mãos de Alexandre de Moraes, enquanto líderes do crime organizado são soltos pela mesma turma. Fica cada vez mais clara a definição de que o crime compensa neste país.
  • Depois da diplomação, Lula e Moraes foram para uma divertida festa na casa do advogado Kakay, que defendeu a turma da Lava Jato. Lewandoswski e Toffoli também estavam lá festejando a diplomação de Lula.

Do Twitter

  • Revista Oeste: Chamar Lula de ‘ladrão’ é crime, afirma Flávio Dino
  • O Globo: Apoiadores de Bolsonaro quebram carros e atiram pedras contra sede da PF em Brasília
  • Folha S. Paulo: Novo governo Lula assume envelhecido e retoma ‘nós contra eles’, diz Aécio
  • Gazeta do Povo: Mercado vê risco de ‘Dilma 3’ com Mercadante no BNDES e mudanças na lei das estatais.
  • Mario Sabino: Hoje ficou ainda mais claro que nenhum dos lados quer pacificação
  • Xico Graziano: Lula diplomado significa mais um capítulo do fracasso da democracia no Brasil. Não me refiro ao processo eleitoral, que julgo incontestável. Falo da DECÊNCIA. Da podridão. Da safadeza. Do populismo.
  • Deltan Dallagmnol: Lula está oficialmente diplomado e é hora de reforçar a oposição ao novo governo petista que começará em breve. Lutaremos juntos, com fé e coragem, para que o Mensalão e o Petrolão nunca mais se repitam. Contem comigo!



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido