Falta mais de um ano para a eleição presidencial de 2022, mas o assunto é permanente. E os institutos de pesquisa aquecem o debate com periódicas rodadas projetando o cenário, até aqui polarizado pelo ex-presidente Lula e pelo presidente Bolsonaro.
O Ipec, ex-Ibope, deu, em 25 de junho, Lula com 49% das intenções de voto contra 23% de Jair Bolsonaro. O Datafolha deu, no dia 7 de julho, Lula com 46% contra 25% de Bolsonaro. E Lula com 58% contra 31% de Bolsonaro em segundo turno.
Agora, no dia 29 de julho, a Paraná Pesquisas divulgou nova rodada, mostrando um quadro bem diferente. Lula (PT) 33,7%; Bolsonaro (sem partido) 32,7%; Datena (PSL) 7%; Ciro Gomes (PDT) 6,8%; João Doria (PSDB) 3,9%; Mandetta (DEM) 1,8%; Simone Tebet (MDB) 0,7%; Rodrigo Pacheco (DEM) 0,6%. Em segundo turno mostra Lula com 43,3% e Bolsonaro com 38,2%.
Na eleição presidencial de 2018, Datafolha e Ibope erraram feio, a mais para Fernando Haddad (PT) e a menos para Bolsonaro (PSL) no primeiro turno, e afirmavam que em segundo turno Bolsonaro perderia para Haddad ou Alckmin (PSDB) e empataria com Marina Silva (Rede). A Paraná Pesquisas apontava vitória de Bolsonaro nos dois turnos. Pesquisas eleitorais, quando bem feitas, não erram. E o Congresso quer estabelecer responsabilidades, mas a grande mídia considera uma censura, responsabilizar pesquisas.
Notinhas
* Prefeitura e Unisc anunciam a instalação da Incubadora Tecnológica em espaço do campus da Unisc em Venâncio. Não poderia ser lugar melhor. O prefeito Jarbas da Rosa destaca que o projeto prevê a incubação de empresas tecnológicas ou inovadoras ao longo de dois anos e, assim que elas estiverem preparadas para o mercado, poderão ir para o Parque Tecnológico, que será construído junto a área da antiga Favan.
* “Acreditamos muito no fomento de novas ideias e queremos incentivar os empreendedores locais a se desenvolverem de forma sólida, gerando riqueza e empregos qualificados”, prega o prefeito, que vai somando ações positivas para a comunidade.
* A Câmara de Vereadores fez reunião interiorizada na segunda em Vila Santa Emília. Uma ótima iniciativa, sempre, levar o Legislativo para o interior, para perto das comunidades. Mas soube que não tinha 20 pessoas da comunidade presentes. É muito pouco pelo esforço que é feito para deslocar todo legislativo para o interior.
* Governo ainda discute se vai ter ou não horário de verão novamente. Eu sou dos que gostam do horário.
Do Twitter
* Folha S. Paulo: Câmara votará projeto que censura pesquisas eleitorais, esvazia cotas e dificulta punição a políticos
* UOL: Bolsonaro descarta imposto sobre fortunas: ‘É crime ser rico no Brasil’, diz
* Estadão: Indicado por Bolsonaro ao STF, ministro Nunes Marques diz que debate sobre voto impresso é ‘preocupação legítima do povo brasileiro’
* CNN: Militares da reserva emitem nota defendendo ‘voto auditável’
* Carta Capital: Bolsonaro diz que aumento do Bolsa Família será de 50% a 100%
* Rossano Gonçalves: O Barroso afirma que ocorreram fraudes nas eleições anteriores às urnas eletrônicas. Será que ele tem provas?
* Leandro Ruschel: Por que a esquerda, todos os órgãos de esquerda, se uniram para derrubar o voto impresso? As coisas estão ficando meio óbvias..
* Lucas Malheiros: Morreu o ex-ministro da Cultura no governo FHC, Francisco Weffort. Lembro dele quando visitou Venâncio Aires em 1997 para a reabertura do Museu. Eu tocava na banda da escola que fez uma apresentação para saudá-lo. São poucos os ministros que se dispuseram a visitar pequenas cidades