As pesquisas Datafolha e Ipec, para a grande mídia, davam vitória de Lula na véspera do primeiro turno, com 14 pontos de vantagem. Nas urnas deu Lula (PT) 48,4% e Bolsonaro (PL) 43,2%, uma diferença de 5,2 pontos, com segundo turno.
No fim de semana novas pesquisas vieram para o segundo turno. O Datafolha deu Lula com 49% e Bolsonaro com 44%, uma diferença de 5 pontos. A Modal deu Lula com 49,3% e Bolsonaro com 46%, uma diferença de 3,3 pontos. Todos os institutos apontam Lula na frente e Bolsonaro crescendo. O reflexo disso se vê nos programas de rádio e TV. Bolsonaro intensifica uma fala propositiva, para uma virada. Lula começa a apelar, com agressões ao adversário.
E este crescimento de Bolsonaro é identificado pelo Instituto Paraná Pesquisas, o que ficou mais próximo dos resultados das urnas no primeiro turno, em pesquisas estaduais. Em São Paulo, onde deu Bolsonaro 47,7% e Lula 40,8% no primeiro turno, uma diferença de 6,9 pontos para Bolsonaro, agora está Bolsonaro 55,9% contra 44,1% sobre total de votos no segundo turno, uma diferença de 11,5%. No RS, onde na urna deu Bolsonaro 48,8% e Lula 42,2%, uma diferença de 6,6 pontos, agora deu Bolsonaro com 57,2% contra 42,8% de Lula sobre total de votos, uma diferença de 14,4 pontos.
A Paraná também mostrou pesquisa para governador, com Onyx Lorenzoni (PL) crescendo, ‘colado’ em Bolsonaro no RS. Ele aparece com 52,7% contra 47,3% de Eduardo Leite (PSDB), sobre votos válidos, diferença de 5,4 pontos.
Tanto a eleição presidencial, como a de governador, vai ser voto a voto, pelo que mostram institutos de pesquisa. Ninguém pode cantar vitória antes das urnas, onde os eleitores vão decidir o que querem para o estado e para o país. É hora de acelerar campanhas, com propostas.
Notinhas
- Perguntei ontem ao prefeito Jarbas das Rosa (PDT) sobre seus votos para o segundo turno. A resposta dele: “Para presidente, Bolsonaro. Para governador, terá uma reunião amanhã (hoje) da executiva estadual do PDT com Eduardo Leite (PSDB). A indicação é de apoio. Tenho simpatia pelos dois. O Eduardo foi muito bom para os prefeitos.”
- O presidente da Câmara de Vereadores, Benildo Soares (Republicanos), que elegeu Hamilton Mourão Senador, Carlos Gomes federal e Sergio Peres estadual, faz campanha para Bolsonaro e Onyx do PL. Ontem ele publicou um vídeo de apoio aos dois. “Está em jogo a liberdade e o futuro dos nossos filhos”, diz Soares.
- Nesta quarta, 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil, é comemorado o Dia das Crianças. A Folha do Mate e Terra FM fazem a festa Sorriso de Criança, evento mais antigo do jornal, que teve sua primeira edição em 1973, no primeiro aniversário do jornal. Uma programação muito divertida vai acontecer no Parque do Chimarrão, entre 15h e 18h, com atividades esportivas, sorteio de prêmios, e muitas brincadeiras. Leve seus filhos, netos, sobrinhos, afilhados, a criançada vai adorar.
Do Twitter
- O Globo: Apoios de Simone, FH e PDT facilitam vitória mais larga no 2º turno, diz Lula
- Folha S. Paulo: Zema diz que teme mais Lula e PT do que falas inconsequentes de Bolsonaro
- CNN: O PT quer o apoio de Rodrigo Garcia (PSDB) a Fernando Haddad (PT) na disputa pelo governo de São Paulo em troca de Edgar Pretto (PT) apoiar Eduardo Leite (PSDB) no Rio Grande do Sul
- Gazeta do Povo: Bolsonaro promete enviar projeto para reduzir a maioridade penal
- GZH: “Para criticar o PT, não precisa de fake news, é só falar a verdade”, diz Bolsonaro
- UOL/Thaís Oyama: Lula cruzou linha do ridículo ao dizer que Bolsonaro “se puder, come índio”
- Cristian Deves: Taxa de desemprego cai a 8,9% faltando cair 4% para chegar ao patamar ideal de pleno emprego. Lembrando que no Governo do PT (Dilma) o Brasil chegou a 14% de desempregados.