O presidente Lula esteve na Rússia e na China. Comemorou os 80 anos da vitória soviética (Rússia) na Segunda Guerra Mundial e negocia parcerias e novos mercados para produtos brasileiros nos dois gigantes, especialmente a China, com 1,4 bilhão de habitantes e maior manufatura do planeta.
Na China, Lula defendeu que os países da Comunidade dos Estados Latino-Amercianos e Caribenhos (Celac), entidade presidida pelo presidente colombiano de esquerda Gustavo Petros, devem se alinhar com os chineses, potência econômica mundial, de governo ditatorial.
Esta realidade, com a morte do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, aos 89 anos, leva a uma reflexão. Nos anos 50 e 60 do século passado, depois da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos passou a liderar o ocidente democrático e a União Soviética o bloco socialista do leste europeu. Criou-se a Guerra Fria pelo domínio do planeta. Os soviéticos, com a teoria marxista, governos ditatoriais, pregando igualdade de todos, mas só do povo. E os líderes sul-americanos de esquerda se apoiaram nos soviéticos para implantação do sistema socialista na América Latina. Os americanos, para barrar o socialismo no continente, apoiaram militares a tomarem o poder em quase todos os países sul-americanos. Nestas décadas Pepe Mujica, agricultor uruguaio, era do movimento guerrilheiro Tupamaros, tempo em que surgiram grupos guerrilheiros em todos os países da América do Sul. No Brasil, Dilma e muitos outros líderes de esquerda, que estão hoje no governo, integraram grupos guerrilheiros armados contra o governo militar, que deteve na marcha comunista.
O marxismo soviético faliu, e a União Soviética se dissolveu em 1991, quando vários países do leste europeu voltaram a ter democracia e liberdade.
Mas emergia a China, onde o regime marxista fora implantado por Mao Tsé-Tung, em 1949, permanecendo no poder até 1976. A China, com a sua superpopulação, se tornou a fábrica do mundo e com isso começou a crescer economicamente, iniciando o novo século como potência mundial e nova adversária dos americanos. Vivemos uma nova polarização entre a democracia com liberdade e o socialismo ditatorial, com economia de mercado. E a América do Sul, hoje com muitos presidentes de esquerda, eleitos democraticamente, se alinha com o sistema chinês, como Lula está defendendo e fazendo.
Notinhas
- Prefeito Jarbas da Rosa (PDT) voou para Brasília ontem. Ele participa da XXVI edição da Marcha em Defesa dos Municípios, que acontece hoje na Capital Federal, com projeção de reunir 12 mil gestores, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários. O grande objetivo é negociar um novo pacto federativo de distribuição dos tributos. Hoje 65% de tudo que é arrecadado fica em Brasília, e chega a conta gotas aos municípios, que precisam resolver os problemas das pessoas.
- Gripe aviária constatada em Montenegro preocupa o setor avícola. Em Venâncio são algumas dezenas de produtores. Todos em alerta. O vírus veio para a América do Sul por pássaros silvestres que migram da América do Norte. O vírus letal, para aves, foi identificado em 1996 em Guangdong, na China. Foi controlado, mas ressurgiu em 2003 e se espalhou pela Ásia, África, Europa e América.
Do X
Poder 360: 9 destinos suspendem importação de carne de frango do Brasil. China, México, Uruguai, Argentina, Chile, Coreia do Sul, Canadá, África do Sul e UE já anunciaram o bloqueio de produtos brasileiros
Carta Capital: Atividade industrial chinesa supera previsões e resiste às tarifas americanas
Revista Oeste: Governo Lula promove apagão de dados sobre convênios e emendas
Globo News: Sigilos impostos pelo governo Lula incluem uso de helicóptero, lista da posse e visitas de filhos ao Planalto. Ministério da Gestão restringiu acesso a informações também sobre convênios e emendas.
Folha S. Paulo: Decreto de Lula limita orçamento de universidades federais, que iniciam contingenciamento
O Globo: Programa do governo Lula contra seca concentra 85% dos recursos em ONG de integrantes do PT
CNN: Papa Leão XIV defende união entre homem e mulher como “base da sociedade”