Lula três vezes presidente

O Brasil foi às urnas neste domingo para eleger seu novo presidente e o governador em 12 estados. Se projetava a eleição mais disputada da história para presidente. E foi. Lula (PT), que fez 6 milhões de votos a mais do que Bolsonaro (PL) no primeiro turno, se elegeu com 2 milhões de votos a mais no segundo turno. Lula fez 60.3345.999 votos (50,9%) e Bolsonaro fez 58.206.354 (49,1%). Uma diferença de 2.139.645 votos. Lula aumentou em 3 milhões seus votos do primeiro para o segundo turno e Bolsonaro em 7 milhões, qyue não foram suficientes.

Em 2014 Dilma (PT) tinha vencido Aécio Neves (PSDB) na eleição mais apertada até então. Dilma fez 51,64%, 54,5 milhões de votos, e Aécio fez 48,36%, 51 milhões de votos. Uma diferença de 3,5 milhões de votos que, percentualmente representou 3,21%.

O Brasil muda de lado. Governado pelo militar Jair Bolsonaro, da direita, que fez um governo mais conservador nos costumes, mais liberal na economia, e com um estado menor, mas mais rentável, como nas estatais, será trocado pelo governo Lula, da esquerda, com uma proposta mais liberal nos costumes, e uma economia mais atrelada ao estado mais forte.

Como disse na cobertura da Terra FM, espero que Lula cumpra com a palavra que vimos nas telas e não as dos bastidores. Que não seja um presidente revanchista, por ter sido preso pela roubalheira nos governos anteriores do PT que liderou, mas que trabalhe por um país mais unido, mais pacifico, que gere mais empregos, e que torne melhor a vida das pessoas, com mais liberdade, pois Jair Bolsonaro governou quatro anos ‘maneado’ sob pressão constante da esquerda, da grande mídia e dos tribunais superiores da Justiça e da Justiça Eleitoral. Lula não terá esta pressão, pois mídia e Justiça já depuseram armas e e anunciam um convívio pacífico, sem saber o que vai acontecer. Mas Lula vai ser cobrado pelas suas promessas pelo Brasil verde amarelo, com certeza. E como Lula é maior que o PT, penso que ele faça valer o que prometeu para se eleger e não se deixe dominar pelo pensamento da esquerda radical, que quer liberação geral do aborto, das drogas, desmilitarização das polícias, e por aí vai, o que Lula negou na campanha.

Torço para que Lula saiba e consiga conduzir o país e que consiga formar um governo que não repita a corrupção generalizada dos governos petistas anteriores.

Eduardo Leite primeiro governador reeleito

Os gaúchos reelegeram, pela primeira vez na história, um governador. Eduardo Leite (PSDB), que tinha sido o governador mais jovem a ser eleito, agora é o primeiro reeleito.  Ele renunciou ao mandado pelo sonho de concorrer a Presidente. Não conseguiu. Concorreu ao governo do estado novamente e se reelegeu com folga sobre o ministro Onyx Lorenzoni (PL). Leite, que passou sufoco no primeiro turno, quando fez só 2,4 mil votos a mais do que Edegar Preto (PT), agora fez 57,1% dos votos contra 42,9% de Onyx. Conseguiu somar os votos da esquerda e ainda recebeu muitos votos de Bolsonaro também para construir esta vitória histórica.

Segue o governo do jovem político, que prima pelo diálogo. Eduardo Leite foi impulsionado pelos prefeitos gaúchos, que tiveram nele um parceiro e recursos como não se via há tempos no estado, como diz o nosso prefeito Jarbas da Rosa (PDT). Eduardo tem como seu vice o também jovem, Gabriel Souza (MDB), deputado estadual, que é da mesma geração, de políticos diálogo e não do ranço da velhas raposas. Penso que o país também precisará viver esta renovação para que o diálogo reine na política nacional.

O Rio Grande está bem servido. Eduardo Leite elegeu como bandeira prioritária no seu segundo governo, pesados investimentos em educação. Ele fala em R$ 2 bilhões para recuperar escolas fisicamente e levar tecnologia para dentro das salas de aula. Fará muito bem e é preciso, pois temos aqui mesmo em Venâncio, o exemplo da Escola estadual Mariante, que teve os dois prédios interditados por falta de segurança para os alunos, que estão sendo atendidos no campus da Unisc.



Sérgio Klafke

Sérgio Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido