
O ginásio poliesportivo do Parque do Chimarrão viveu uma noite de encanto e emoções sábado, 8, quando foi realizada a festa de escolha das soberanas da 18ª Fenachim, a Fenachim 40 anos. Com recursos de apoio cultural da Philip Morris, foi montada uma estrutura de luzes e cores que pareciam mágicas naquele ginásio lotado.
Depois de desfiles e show do Tholl, foram anunciadas as soberanas, escolhidas entre as 10 candidatas que participaram de dois meses de atividades e preparação. Somadas as notas das diversas etapas, com a nota final da passarela, a estudante de medicina da Ufrgs, Maiéle dos Santos, foi anunciada rainha da Fenachim 40 anos com as princesas Fátima Neitzel e Taliana Silva. E ela se junta ao time de rainhas que se destacaram pela sua comunicação forte. Quando Maiéle foi para o microfone na hora de desfilar, tive a sensação que já vivi em outras escolhas, que ali estava a rainha. Maiéle é a segunda rainha negra da Fenachim. Antes dela, a jornalista Daniela Azeredo, em 2006, foi eleita. E antes das duas, Viviane Lopes foi eleita princesa da 1ª Fenachim, em 1986. E Fernanda Landim na Fenachim 2010.
Escolhidas as soberanas, começa a contagem regressiva para a festa, que será em maio de 2026. O prefeito Jarbas da Rosa e o presidente da Associação Fenachim, Elmar Becker, ainda precisam anunciar o presidente executivo, que vai liderar a organização da festa.
Notinhas
- Giovane Wickert, presidente da Fenachim de 2012, quando era vice-prefeito, me disse durante a escolha de sábado, que sentiu a falta dos demais ex-presidentes, que são 14. Ele quer mobilizar essas lideranças para uma presença forte durante a Fenachim 40 anos.
- Presidente do hospital, Marcelo Farinon, o administrador Luís Fernando Siqueira, o prefeito Jarbas da Rosa e o secretário municipal de Saúde, Alan Rosa, amanhecem hoje em Brasília, onde fazem uma intensa agenda de visitas a gabinetes de deputados e senadores, em busca de emendas, ainda possíveis, e apoio político para aprovação de projetos técnicos do hospital no Ministério da Saúde.
- COP30, em Belém, começou só com 14 presidentes. Fracasso de Lula. Donald Trump, Xi Jinping e Vladimir Putin, que produzem 50% da poluição do planeta, não participam. Que os representantes de governos avancem nas agendas.
Do X
- Veja: Dívida pública em alta e responsabilidade fiscal em baixa: a bomba-relógio de Lula
- Folha S. Paulo: Preparem-se porque vai chegar o fim da escala 6×1, diz ministro do Trabalho
- Gazeta do Povo: Em meio à COP 30, Trump ironiza ambientalistas e diz que obra em Belém virou “grande escândalo”
- Revista Oeste: Governo Lula gasta mais de R$ 100 mil para mulher de Haddad viajar para a China
- Carta Capital: Não há solução mágica, mas é preciso estrangular o financiamento do crime organizado, diz Lula
- O Globo: Castro chama Boulos de ‘paspalhão’, e ministro ironiza: ‘Deve estar angustiado com investigações’