Na quarta e quinta-feira realizamos o curso ‘Sou candidato, o que preciso saber?, iniciativa da Folha do Mate e Terra FM em parceria com a Unisc, para qualificar pré-candidatos que vão concorrer na eleição municipal de 15 de novembro, nos municípios da microrregião de Venâncio, Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado..
Foram 80 pessoas inscritas nos duas noites, onde o Coordenador do Curso de Direito da Unisc em Venâncio, Dr. Ricardo Hermany, discorreu, de forma virtual pelo Google Meet, sobre o exercício da função parlamentar; funções do vereador e processo legislativo municipal, no primeiro módulo, na quarta-feira, das 19h às 21h. Na quinta, o segundo módulo abordou a legislação eleitoral, cautelas e inovações; limitações do exercício do mandato em ano eleitoral; término das coligações para as eleições proporcionais; número de candidatos por partido; novo cálculo para a distribuição das cadeiras no Poder Legislativo Municipal; cota de gênero – regras principais. Neste segundo módulo participou também o presidente do Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral, Caetano Lo Pumo, falando sobre as restrições, cada vez maiores, da propaganda política.
Entre os inscritos estavam presidentes de partidos, assessores jurídicos, coordenadores de campanha, assessores de imprensa. O prefeito Giovane Wickert, que vai concorrer à reeleição participou, assim como o médico Jarbas da Rosa, que também vai concorrer a prefeito em Venâncio, com sua vice Izaura Bergmann Landim. As ex-prefeitas de Mato Leitão, Eunice Heuser e Carmem Goerck, que se inscreveram como coordenadoras de campanha, também participaram. A grande maioria dos inscritos são pré-candidatos a vereador. No box listo aqueles que se inscreveram para tal.
A realização deste curso foi uma forma de contribuirmos, Folha e Terra, para o processo eleitoral, dando oportunidade aos interessados em esclarecer dúvidas e se qualificar para a disputa dos cargos.
Pré-candidatos a vereador
Cláudio Germano Weschenfeder, Eligio Daniel Weschenfelder, Roberto Brixius Leandro, Jairo Bencke, Adriano Costa, Henrique Maciel da Silva, Guilherme Ubatuba Teixeira, Eduardo André de Oliveira, Emerson Eloi Henrique, Helena Beatris da Rosa, Marta Simone Jandrey, Fabrício da Silva da Rosa, Alexandre Vidal da Silva, Romeu Chala, Andre Luis Puthin, Noely Sausen Stein, Claudete da Luz, Nestor de Azeredo, Oneide João Dallafavera, Claidir Kerkhoff, Noredi Carlos Rodrigues, Sebastião Marcelino de Freitas, Aline Cristina Graef, Janete Sandra Diehl Brandão, Silvia Schirrmann, Alberto Sausen, Fabiane de Mello Ohlweiler, Joseana Alves dos Santos, Mara Irene Konzen Muller, Jelson Luiz Pereira Machado, Fabiane Cristina Bergmann, Jaqueline Gonçalves dos Santos, Lucia Ferreira Gomes Winck, Rejane Scheibler, Roslene Pergher, Luciana Amaro Lopes Baum, Carlos Moisés Pereira Dipp, Marlise Viviane de Bittencourt, Leonardo Freitas Alves, Patrícia Beatris Padilha, Patricia Adriani Marques, Eneias Ivan Ness Peiter, Roger Pereira Lehmen Landim, Fabrício Ronei Bohn, Fabricio Salatiel da Silva, Cesar Augusto Garcia da Rosa, Clair Bernardete Sell Konrad, Tiago Quintana, Luis Gustavo Becker, Beatriz Lopes Linhar Pedroso, Jully Aparecida Ferreira e Silva, Marco Aurelio da Luz Conceição, Tatiane Andrade, Claudete Marisa da Silva Cittolin, Luciano Volnei Fores da Silva, Adão Sergio Viana, Roselene de Morais, Oli Joaquim Franco, Cleiva Fátima Giovanaz Heck, Andre Kaufmann, Clóvis Antônio Schwertner, Nelson Luis Back
Segurança e apoio de Zucco
O secretário municipal de Segurança Pública, Dário Martins, está tratando de nova tecnologia para ser instalada junto as câmeras de videomonitoramento na cidade, que permitirá reconhecimento facial, interligado com o IGP. Dario cita que conseguiu recursos do Ministério da Justiça para isso, com apoio do deputado estadual Tenente Coronel Luciano Zucco (PSL), que também ajudou Venâncio para a instalação da Escola Cívico-Militar na Escola Municipal Cidade Nova, no bairro do mesmo nome.
Zucco tem visita agendada à Venâncio nesta segunda-feira, 31, informa Dario, que não é filiado ao PSL, mas tem boas relações com Zucco.
“O deputado foi autor da lei das Escolas Cívico-Militares e vem fazer o lançamento da escola de Venâncio, a primeira do Vale do Rio Pardo, e falar sobre programa zona segura. Depois se encontrará com o grupo de apoiadores bolsonaristas no município e ainda faz uma visita a família Kroth em Santa Emília”, informou Dario, ontem.
Por falar em câmeras e segurança, muitos se perguntam como estas câmeras não flagram o ‘conto do bilhete’, que fez várias vítimas nos últimos dias na cidade. Os golpistas sabem das câmeras e abordam as vítimas nas ruas secundarias?
Existem também relatos de sequestro de pessoas idosas em ruas secundárias, que são forçadas a fornecer cartão e senha para que um membro da quadrilha possa sacar no banco. O que entra no banco as câmeras tem obrigação de ver para identificar. Caso contrário não se justificam.
Empregos na indústria
Matéria da Folha de terça sobre a geração de empregos, mostrando que Venâncio é destaque no pais nessa época de pandemia, virou reportagem da RBS falando de Santa Cruz e Venâncio como ilhas de criação de empregos no país.
O prefeito Giovane e o secretário Claudio Soares comemoram a situação. E é justo. Ontem falei com o prefeito sobre.
Eu: Sinto uma alegria enorme em Venâncio ser destaque e uma grande preocupação com as consequências que podem vir. Nos anos 80, numa manchete dessas, despencou gente de tudo que é lado aqui na cidade em busca dos empregos, a maioria sem qualificação e sem ter onde morar. Foi assim que nasceu e Vila Sete de Setembro, hoje bairro Battisti, construída sobre o então lixão. Sei disso pois cobri esses fatos para a Folha. Torço para que agora seja diferente.
O prefeito: Sem dúvida. Prudência é fundamental. A sazonalidade do setor fumageiro é um impacto momentâneo. Precisamos comemorar os demais setores que estão reagindo como o do calçado, vestuário, madeireiro, metalmecânico, refrigeração, ervateiro, frigoríficos, alimentos, automação e construção civil.
E nesta semana a indústria de Calçados Mapello assinou carta de intenções de se instalar em Venâncio abrindo até 200 empregos. Boa notícia. Venâncio tem mão de o bra calçadista pronta.
Mais moradia
Nesta semana o presidente Jair Bolsonaro anunciou a transformação do programa habitacional do governo, Minha Casa, Minha Vida, criado por Lula em 2009, em Casa Verde Amarela, com juros menores, e projeção de atender 1,6 milhão de famílias no país que não tem moradia própria.
Perguntei ao prefeito Giovane Wickert sobre. Ele disse que tem dois projetos prontos e cadastrados no governo que só precisam ser adaptados às alterações do programa; um de 240 apartamentos no Loteamento Müller, no bairro Santa Tecla e um de 160 apartamentos no bairro Brands. Os dois projetos estão sendo trabalhados desde 2017, diz o prefeito, e estão na fila, aguardando liberação de novos recursos, que agora virão.
Giovane destaca que a Construtora ALM Engenharia está habilitada junto à Caixa para construir as unidades.
É hora de unir forças políticas para aprovar estes projetos, pois tem famílias na fila esperando uma oportunidade de ter moradia própria.
Voto por e-mail
Li Tulio Milmann levantar em ZH o tema voto por e-mail. Tivemos o voto impresso, que demorava uma semana para contagem. Depois veio o voto na urna eletrônica, o atual, que agilizou o processo eleitoral, mas ainda demanda uma estrutura gigantesca e bilionária. Por estarmos em tempo de pandemia, mas também por evolução, Tulio defende que o voto venha a ser feito por e-mail, facilitando a vida do eleitor e barateando custos. Não é seguro? O voto impresso sempre gerou desconfiança de que os ‘sacos’ já tinham cédulas preenchidas dentro. O voto eletrônico sempre suscitou desconfiança de manobras eletrônicas. Se for por e-mail vai gerar desconfiança também, mas vai avançar o processo eleitoral. Penso que vamos ter o voto digital ainda. Não sei se por e-mail, mas teremos.
No programa ‘Seu voto, sua voz’, que Terra FM e Folha do Mate estrearam na quarta-feira, perguntei sobre isso ao juiz eleitoral João Francisco Goulart Borges. Ele respondeu que o voto digital não seria seguro. Disse que o voto na urna eletrônica atual, sim, é seguro.
Caio não vai
O professor Caio Baierle foi vice-prefeito e prefeito reeleito pelo PT em Passo do Sobrado e atuou como secretario de Administração no atual governo, do prefeito Helinho Queiros (PTB). No início deste ano anunciou sua saída do governo e a volta ao magistério, na escola estadual Alexandrino de Alencar, por não ter mais pretensão de concorrer novamente a prefeito. Agora, no meio do ano, uma pesquisa feita em Passo do Sobrado colocou Caio com 45% das intenções de voto. Como escrevi, praticamente uma convocação da comunidade para ele ser prefeito novamente. Mas Caio manteve sua posição, não se licenciou do magistério até o dia 15 e assim não pode concorrer na eleição municipal. Campo aberto para outras lideranças em Passo do Sobrado disputarem a Prefeitura.
PSDB com PSB
Vinícius Medeiros, presidente do PSDB, anuncia que o partido decidiu apoiar a reeleição do prefeito Giovane Wickert (PSB) e seu vice Celso Kramer (PTB). A coligação do prefeito, que tinha PSB, PTB, PL e DEM, ganha o PSDB. Falta o PP confirmar se seguye na coligação governista.
Republicanos fora
O Republicanos, partido que integrava a coligação governista, vai apoiar Jarbas da Rosa (PDT), que vai concorrer a prefeito pela oposição. O presidente Benildo Soares diz que os dois cargos que o partido tinha no governo, foram entregues na quarta, a Coordenação da Junta de Serviço Militar e um na Assistência Social.
Menos mortes
Vejo a grande imprensa cobrando que R$ 18 milhões foram gastos pelo governo Bolsonaro com cloroquina e outros remédios sem eficácia comprovada. Esse pessoal sabe, mas sonega a informação, de que para tratar a Covid-19 nos hospitais, na falta de remédio específico, os médicos usam azitromicina, cloroquina, hidroxicloroquina remdesivir e ivermectina. Isso consta em levantamento nacional feito com hospitais, mas que rendeu somente notas na grande imprensa, sem citar os medicamentos, sendo preciso abrir um link para ver quais eram os medicamentos usados, como vi em ZH.
Um dia ainda saberemos porque essa birra do ‘establishment’ com esses remédios, que pelo dito por médicos que se manifestaram nesta semana em Brasília, poderiam ter salvo muito mais vidas se tivessem sido usados na fase inicial no combate ao coronavírus.
Eleição dos EUA
Na eleição americana, que será dia 4 de novembro, a última pesquisa mostra o Democrata Joe Biden com 47% das intenções de voto e o Republicano, Donald Trump, que busca reeleição, com 40%. Lembrando que estranhamente lá, na eleição de 2016, as pesquisas davam como certa a derrota da Trump, como aqui, davam certa a derrota de Bolsonaro.
Do Twitter
* GauchaZH: “O Estado vai ficar inviabilizado”, afirma Leite, diante do risco de rejeição da proposta de reforma tributária e da queda na arrecadação
* O Globo: STJ afasta Witzel do governo do Rio por suspeitas de participar em esquema de corrupção na saúde
* Estadão: Tribunal da Lava Jato derruba sentença de Moro e absolve ex-tesoureiro do PT.
* Veja: Em convenção, republicanos associam Biden ao comunismo nos EUA
* Edson Brum: Mais uma grande notícia do setor propulsor da nossa economia: o PIB agropecuário deve ter crescimento de 3,2% nas lavouras e de 5% na pecuária em 2021. Além disso, o Brasil poderá colher 278,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2020/21, alta de 8%.
* Senador Heinze: Assinei com outros 25 senadores o ofício encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pedindo que seja pautado e colocado em votação a proposta que modifica as regras do foro privilegiado. O projeto foi apresentado em 2013, aprovado no Senado em 2017, foi apreciado pelas comissões da Câmara em 2018 e, desde então, está pronto para ir ao plenário. Ao longo deste período, Maia indicou em mais de uma ocasião que promoveria a votação, o que não aconteceu. Chegou a hora de acabarmos com os privilégios. Este é o novo Brasil que estamos construindo.
* Telmo Kist: Quando um juiz Federal se envolve em corrupção, como o governador Witzel no Rio de Janeiro, não apenas recursos são subtraídos da população, mas a esperança de um Brasil melhor!