Mais uma semana tensa

Quando todos pensávamos que a Covid estava diminuindo, ela se tornou mais forte e no final de semana bateu recorde de mortes em Venâncio. Numa semana de mais de 800 pessoas confirmadas com o vírus, pelos testes, tivemos quatro mortes na noite de sexta para sábado e mais cinco de sábado para domingo.
No sábado pela manhã o diretor clínico do hospital, Guilherme Fürst Neto, fez um apelo dramático para que as pessoas se cuidassem, pois além de não ter mais espaço para atender, o hospital estava ficando sem medicamentos para tratar os internados.
A situação nos remete a mais uma semana difícil. E o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que assume liderança regional por ser também médico, conta com apoios aqui. O ex-prefeito Airton Artus (PDT), junto com a vice-prefeita Izaura Landim (MDB), estão contatando empresas para que auxiliem o hospital na aquisição de equipamentos para instalação de mais 16 leitos para Covid. O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) está atuando na frente que busca organizar a compra de vacinas pelos municípios. Os profissionais da saúde enfrentam a maior maratona de trabalho de suas vidas, para salvar quem chega mal ao hospital e nos postos de saúde. É hora de todos unirem esforços.
Do outro lado, como já vivemos uma semana de bandeira preta, e teremos mais duas, estabelecidas pelo governo do estado, estão os lojistas que tiveram que fechar suas portas e pedem socorro, pois sem poder abrir para vender, nem cobrar contas, projetam uma quebradeira geral do setor e pressionam as autoridades.
Vivemos dias caóticos. Para todos.

Notinhas

* Entre as mortes por Covid, que dispararam desde sexta, cito dois nomes tornados públicos. O pastor pentecostal Glênio Schlosser, 49, anos, ourives conhecido de muitos, e Áureo Kauffmann, do Rincão de Souza, vice-presidente do Sindicato Rural desde 2005 e pai do vereador André Kauffmann.
* Na coluna de sábado, no destaque ao projeto que a bancada do PDT elaborou e quer apresentar ao governo do estado para auxiliar aos hospitais através da destinação de parte de ICMS por empresas, a foto usada mostra as pessoas numa reunião sem máscara. A foto enviada por Airton Artus é de 2019, quando era debatida na bancada a elaboração do projeto. Na semana que passou, houve uma reunião virtual.
* Do prefeito Jarbas da Rosa sobre o questionamento na coluna de sábado de ser, ao mesmo tempo, prefeito, secretário da saúde e médico: “Acredito que sendo prefeito, secretário de saúde e médico junto não tem problema. Tempo no meio de uma guerra a gente arruma. Não estamos sozinhos. Temos a Izaura nossa vice que nos auxila e assessores, técnicos e funcionários da prefeitura que estão desempenhando ótimo trabalho no enfrentamento do covid 19.”
* Paraná Pesquisas divulgou na sexta, 5, intenção de voto para presidente em 2022. Jair Bolsonaro (sem partido) lidera todos os cenários, com folga. Tem 31,9% contra 11,5% de Sergio Moro (sem partido), 10,5% de Fernando Haddad (PT) e 10% de Ciro Gomes (PDT). Sem Sergio Moro, Bolsonaro sobe para 37,6% sua intenção de votos. Lula tem 18%. Eduardo Leite (PSDB) foi testado num cenário e teve 2,3%.
* O ministro do STF, Edson Fachin, nomeado por Dilma em 2015, anulou ontem, sozinho, todas as condenações de Lula na Lava Jato. Assim, o ex-presidente condenado há quase 30 anos de cadeia, acaba de ser inocentado de sua pena e se torna ficha limpa. Todo processo vai começar do zero, agora na Justiça do Distrito Federal. Eita Brasil.
* Ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), agora secretário adjunto de Obras do Governo Eduardo Leite, e a esposa Cristiane, abriram a loja de presentes Aki é Real na galeria do Calçadão em Venâncio.
* Na decisão da Copa do Brasil deu Palmeiras, que venceu o Grêmio por 2 a 0 em SP.



Sérgio Klafke

Sérgio Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido