O empresário Maciel Marasca, da tabacaleira Marasca, se engajou nas campanhas de auxílio aos atingidos pelas enchentes, do arroio Castelhano, na cidade, e do rio Taquari, no distrito de Vila Mariante. Com um grupos de parceiros criou a plataforma digital SOS Venâncio, para mobilizar doações e instituiu um Centro de Doações em pavilhão da empresa, para centralizar recebimento de doações e organização da distribuição às famílias atingidas.
Na terça, 4, Marasca anunciou o encerramento da plataforma, agradecendo todos os apoiadores da mobilização e destacou que 629 famílias foram cadastradas, das quais 129 ainda estão por ser atendidas.
Maciel entrou para a política partidária ao assumir a presidência do PP de Venâncio, em junho de 2023, e anunciar, no início deste ano, sua disposição de concorrer na eleição municipal em chapa majoritária. Ele surgiu como pré-candidato a vice-prefeito, com o advogado e empresário, que já foi vereador, Alexandre Wickert (PL), como pré-candidato a prefeito. Dobradinha que pode ser confirmada, invertida ou modificada, até as convenções partidárias que vão de 20 de julho até 5 de agosto. Nos bastidores se fala que Marasca vai concorrer na cabeça de chapa.
Wickert com vereadores em festas
O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), subsecretário estadual de Obras Públicas, circulou no fim de semana por eventos comunitários, como pré-candidato a prefeito. Esteve em Linha Duvidosa e na comunidade Menino Jesus de Praga, em Ponte Queimada, conforme divulgação que fez. Wickert estava acompanhado da vereadora Sandra Wagner, presidente do PSB, e dos vereadores André Kaufmann (PSDB) e Renato Golmann (Podemos), partidos que devem apoiá-lo na campanha. André Kaufmann é nome cotado para ser o candidato a vice de Giovane.
Notinhas
- Presidente Lula vem ao Vale do Taquari nesta quinta pela manhã. Ele deve visitar Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, informou o ministro gaúcho do governo, deputado Paulo Pimenta, que deixou a Comunicação Social para a assumir o novo ministério de Apoio à Reconstrução do RS, criado por Lula. Acompanham o presidente a, Primeira Dama, Janja, e os ministros Jader Barbalho Filho, das Cidades, e Waldez Góes, da Integração Nacional, além de Paulo Pimenta.
- O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) renunciou à presidência da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), na terça, 4, pois vai concorrer à reeleição. Assume a Amvat o vice, Edmilson Busato (PL), prefeito reeleito de Bom Retiro do Sul.
- Encerra hoje, 6 de junho, prazo para dirigentes sindicais deixarem seus postos para poder concorrer na eleição de outubro. Os servidores públicos, estatutários ou não, deixam seus cargos três meses antes da eleição, em 6 de julho.
- O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Adolfo Celoni da Rosa, que havia colocado seu nome à disposição para concorrer a vereador pelo PT, reconsiderou. “Devido a catástrofe decorrente da enchente, onde o Sindicato foi atingido e fazendo um grande estrago, achamos mais apropriado a não participação no pleito”, me informa Adolfo.
Do X
- Correio Braziliense: IBGE: PIB do primeiro trimestre cresce 0,8%, puxado pela agricultura
- Veja: O maior surto de dengue dos últimos 24 anos no Brasil colocou o país como o primeiro colocado no ranking global da doença elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
- CNN: Incêndios no Pantanal aumentam quase 900% e região totaliza maior índice desde 2020, diz WWF-Brasil
- Folha S. Paulo: STF gasta R$ 200 mil com 4 seguranças no Réveillon nos EUA, mas se nega a informar ministros
- O Globo: PF muda de posição e indicia três pessoas por ataque a Moraes em aeroporto
- Poder 360: Delegado que indiciou 3 por injúria contra Moraes ganha cargo na Europa
- Revista Oeste: Contador de Lulinha movimentou mais de R$ 500 milhões em 2 anos, segundo a Polícia Federal
- IstoÉ: Bolsonaro diz que Lula quer manter povo pobre: ‘Se acabar com os pobres, ninguém vota mais nele’