Marcolino instala novo outdoor

Marcolino Coutinho, empresário que tem área de terras no Acesso Leopoldina, principal entrada de Venâncio, tinha instalado, no dia 25 de agosto, um outdoor com imagem das bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul, com uma foto do presidente da República, Jair Bolsonaro, a inscrição LIBERDADE numa extremidade e ‘Deus, Pátria e Família’, na outra. A Justiça Eleitoral determinou a retirada do outdoor no dia 6, considerado propaganda para Bolsonaro, candidato à reeleição, o que é vedado pela legislação eleitoral em outdoor.
Ontem Marcolino instalou outro outdoor no local com as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul e uma estrofe do hino rio-grandense: Mas não basta, pra ser livre; Ser forte, aguerrido e bravo; Povo que não tem virtude; Acaba por ser escravo. Marcolino diz que é homenagem à Semana Farroupilha. “É para o povo refletir sobre as imposições e desmandos que estão acontecendo no Brasil”, me disse ele ontem.

Marcolino Coutinho instalou outro outdoor ontem na sua propriedade no Acesso Leopoldina, principal entrada da cidade de Venâncio. (Foto: Divulgação)

Novas pesquisas da semana

Na semana saíram novas pesquisas para a eleição presidencial. Na segunda, 12, o Instituto FSB deu Lula (PT) com 41%, Bolsonaro (PL) com 35%, Ciro (PDT) com 8% e Simone (MDB) com 7%. Diferença entre Lula e Bolsonaro caindo para 6 pontos. Também na segunda o IPEC (ex-Ibope) para a Globo, deu Lula com 46%, Bolsonaro com 31%, Ciro 7% e Simone 4%. Diferença entre Lula e Bolsonaro subindo para 15 pontos. Na terça saiu a Paraná com Lula 39,6%, Bolsonaro 36,5%, Ciro 7,4% e Simone 4,7%. Diferença entre Lula e Bolsonaro caindo para 3,1, caracterizando empate técnico dentro da margem de erro. O Datafolha deu Lula com 45%, Bolsonaro 34%, Ciro 9% e Simone 5%, na sexta, 9, com 9 pontos de diferença. Amanhã sai nova rodada.
As pesquisas Datafolha e IPEC feitas para o consórcio da grande mídia, liderado por Folha S. Paulo e Globo, mostram diferença na casa dos 9 e 15 pontos entre Lula e Bolsonaro. FBS e Paraná mostram essa diferença bem menor, de 6 e 3 pontos, chegando ao empate técnico. Tem algo de errado entre Datafolha e IPEC x FSB e Paraná, pois pesquisa bem feita não erra.

Caminhada coletiva do Norberto

No sábado, 17, a Folha publicou reportagem com Norberto Froemming, 83 anos, – nascido em Vila Melos, distrito de General Câmara, localidade que hoje é o município de Vale Verde, – que reside desde 1960 em Venâncio, onde trabalhou uma vida inteira da antiga Fumossul, depois na Universal Leaf. Norberto, que faz caminhadas diárias, prometeu que vai fazer a pé os 16km da RS-244 de Venâncio até Vale Verde, quando o asfalto estiver pronto. A publicação ganhou centenas de comentários e compartilhamentos nas plataformas digitais da Folha. Me chamou atenção o número de leitores que disseram que vão acompanhar Norberto. Vai ser uma caminhada coletiva.
E tem outros que não acreditam na retomada da obra.

Visitas de candidatos

Luiz Carlos Busato, ex-deputado federal, ex-prefeito de Canoas e ex-secretário estadual do governo Leite/Ranolfo, que concorre a deputado federal, e o deputado estadual Dirceu Franciscon, candidato à reeleição, pelo União Brasil, estiveram em Venâncio na terça, 13. Acompanhados do vereador do partido Ricardo Landim, visitaram o frigorífico Boi Gaúcho, em Vila Mariante, onde falaram sobre recursos para o asfalto de acesso à RSC-287, que está projetado, o e no hospital, onde falaram com a direção sobre possibilidades de encaminhamento de recursos.

Busato, Landim e Robson, Assessor de Dirceu, deixaram material de campanha na Folha e Terra FM, onde foram recebidos pela editora Letícia Wacholz. (Foto: Tais Fortes)

Também na terça, esteve em Venâncio, cumprindo agenda de campanha, o ex-deputado e ex-prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB). Depois de ser prefeito de Porto Alegre, ele concorre novamente a deputado federal. Aqui visitou Walter Bergamaschi, na Venax, depois participou de um café com correligionários e fez uma visita à Folha e Terra FM, antes de seguir para Santa Maria.

Marchezan recebeu uma revista perfil Socioeconômico na redação da Folha e Terra, onde esteve com Leandro Haag. (Foto: Marina Mayer)

Do Twitter

  • O Globo: Bolsonaro afirma que vai passar ‹faixa› e se ‹recolher› caso perca eleição.
  • UOL: Em discurso, Bolsonaro chama Lula de ‹capeta que quer impor o comunismo›
  • Gazeta do Povo: Após lucro recorde, funcionários dos Correios receberão participação dos resultados
  • Revista Oeste: Na posse de Moraes, o encontro de Lula com o ministro do TSE que proibiu Bolsonaro de divulgar imagens do 7 de Setembro
  • Salim Matar: Pesquisa feita com jornalistas e divulgada pela Gazeta do Povo mostra que 81% dos entrevistados responderam ter convicção política de esquerda. O estudo revela a origem da «parcialidade» da imprensa brasileira.



Sérgio Klafke

Sérgio Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido