Nesta semana Mato Leitão encerra a programação dos 30 anos de emancipação. O debate Gente & Negócios, promovido pela Folha do Mate e Terra FM, aqui na sede do grupo de comunicação, ontem a noite, 30, com mediação dos jornalistas Letícia Wacholz e Daniel Heck, teve a participação do prefeito Carlos Bohn (PSDB), do industrial Evanir Diehl, da Biscobom; da comerciante Lizete Sebastiany, da Distribuidora Ditlanta; e do agricultor Evandoir Heinen, que falaram sobre o presente e projetaram ações de futuro para Mato Leitão seguir crescendo.
Hoje, 31, na SEUBV, Folha e Terra lançam a revista Perfil Socioeconômico de Mato Leitão, que mostra a pujança deste jovem município. E, serão homenageadas pela Administração Municipal, as 30 empresas e 30 produtores rurais que mais geraram Valor Adicionado Fiscal (VAF) e as 15 empresas que mais geraram ISS em 2020, último ano com dados oficiais da secretaria da Fazenda do Estado.
Será uma noite de reconhecimento do governo do prefeito Carlos Bohn (PSDD), que está no seu quarto mandato, e do vice Arly Sthör, o Flecha (PDT), aos empreendedores urbanos e rurais que geram tributos que retornam para o município aplicar em infraestrutura e desenvolvimento em todos os segmentos da comunidade.
Empresas da família Henkes
No ranking das empresas que mais geram Valor Adicionado Fiscal (VAF), que compõe 75% do retorno de ICMS dos municípios, não estão as empresas da família Henkes, cujos negócios são dirigidos pelos irmãos Décio e Dirceu e filhos. São cinco empresas com sede em Mato Leitão, mas que operam seus negócios em outros municípios da região e em outros estados, como Minas Gerais, São Paulo e Rio, onde geram tributos. Transportes Henckes, Transportes Vale Azul, Marjan Negócios Imobiliários, Famenke e Comércio de Cereais Henkes, tem sede em Mato Leitão, onde residem os dois irmãos e onde começaram os negócios da família, com a Henkes & Kunh, onde o avô materno Ervino Kuhn, alfaiate, era sócio do negócio tocado pelo genro Alcídio Henkes, pai de Décio e Dirceu, falecido faz cinco anos. A família tem mais a empresa agropecuária Vó Olanda, em Vale Verde e que atua também em Butiá e General Câmara, me contou nesta semana, em visita aqui na Folha, Dirceu Henkes.
Sobre feriado de 11 de maio
Tenho visto interpretações equivocadas sobre o feriado de 11 de maio, aniversário do município, que o presidente da Câmara de Vereadores, Benildo Soares (Republicanos) sugere retomar. O aniversário de Venâncio é dia 11 de maio, sempre foi e será comemorado neste dia. Nunca mudou o dia de aniversário, como entendem muitos, especialmente nas redes sociais. O que foi feito em 2013, a pedido da Caciva, foi transferir o feriado do 11 de maio para o 25 de julho, Dia do Colono e Motorista, pelo fato do 11 de maio te caído em sábado naquele ano, véspera de Dia das Mães. E seguiu assim, até hoje.
Nestor Hamester, lojista antigo, da Cléris Calçados, ressalta que o feriado prejudica o comércio, que tem no Dia das Mães sua segunda melhor data em vendas no ano.
Airton Bade, também lojista, da rede de lojas Bade, sugere que o Legislativo promova audiência pública onde todas as partes possam se manifestar para que possa ser tomada a melhor decisão.
Em 2022, ano de Fenachim, o 11 de maio cai numa quarta-feira, depois do Dias das Mães, que se comemora sempre no segundo domingo de maio. Já em 2023, o 11 de maio cai numa quinta-feira, e o Dia das Mães cai no domingo, 14.
Notinhas
- Sebrae anunciou ontem os 43 municípios finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) está neste seleto grupo de prefeitos gaúchos. A entrega da premiação será dia 19 de abril em Porto Alegre para os gestores municipais gaúchos que incentivam políticas de promoção do desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo local.
O programa inscrito foi o Venâncio Mais Fácil na categoria desburocratização. - Benildo Soares, que sofreu duras críticas pela proposta de atualizar as diárias do Legislativo, com 60% de aumento, o que foi revogado nesta semana, agiu rápido para reverter o desgaste causado e apresentou proposta de retomar o feriado de 11 de maio, recebendo forte respaldo popular.
- Adriano Fagundes, que integra o grupo de empresários que se mobilizou contra o aumento de 60% nas diárias do Legislativo, cobra do presidente da Câmara, Benildo Soares (Republicanos), que prometeu espaço para um representante falar na segunda-feira e na hora mudou de ideia. “No programa de sábado na Terra FM o presidente da Câmara, ao ser questionado pelo Carlão, disse que a tribuna estaria a nossa disposição, segunda a noite. Fomos em bom número e preparados para falar, e o presidente não nos permitiu falar. A próxima sessão será no interior (querem que a população esqueça), mas irei protocolar pedido da tribuna para a sessão do dia 11/04”, se manifesta Adriano.
Do Twitter
- UOL: Doria diz que Eduardo Leite tomou ‘decisão certa’ ao seguir no PSDB
- O Globo: Após conversa com União Brasil, Ciro vê acordo com o centro distante
- Carta Capital: Faz parte dos que não aceitam que o petróleo seja nosso, diz Lula sobre novo presidente da Petrobras
- Ciro Gomes: A ladroeira na Petrobras foi implantada pelo Lula e só ficou impune porque Moro trocou os pés pelas mãos. Mas não podemos nunca mais retomar esse modelo de governança baseado na corrupção
- Eduardo Leite: Vamos construir juntos, no Brasil, a mudança geracional que está acontecendo na política ao redor do mundo. Uma nova visão e uma nova agenda, com foco na construção das soluções e não na destruição de adversários.
- Cristian Deves: Fala sério! Voltar a noite na RS-453 entre Lajeado e Venâncio Aires é assustador, pela quantidade de buracos existentes na rodovia. E estamos pagando por um serviço desses. Ah, e ainda encontrar a Polícia Rodoviária Estadual multando por velocidade ao invés de orientar os locais esburacados