A legislatura que se inicia já é a com maior rotação na Câmara de Vereadores no primeiro meio ano, com o rodízio de suplentes que os partidos fazem. Três suplentes já assumiram as cadeiras desde o início, em lugar dos eleitos que foram chamados pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT) para secretarias. No PSD, Nelsoir Battisti assumiu secretaria e abriu vaga para Janete Brandão. E já assumiram também Alexandre Fernandes e Claudete Citolin. No PSL, Claidir Kerkhoff assumiu secretaria e Ricardo Landim está na Câmara, sem previsão de outros suplentes assumirem agora. No PTB já assumiu Alberto Sausen e na segunda assume Silvia Schirrmann. No PDT assumiram Luciana Scheibler e Ana Claudia do Amaral Teixeira, durante licença saúde de Gerson Ruppenthal, que se recupera da Covid.
Agora o MDB, que tem uma cadeira na Câmara, vai dar oportunidades para mais suplentes. Gilberto dos Santos, vereador eleito, assumiu secretaria e abriu vaga para suplente André Puthin desde o início. Helena da Rosa assume segunda, por 60 dias, em junho e julho. André retorna em agosto e setembro. O terceiro suplente, Nilson Lehmen, assume em outubro e novembro, revelou nesta semana o presidente do partido, ex-vereador por sete mandatos consecutivos, Paulo Mathias Ferreira.
O PSB, dos vereadores Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, ainda não abriu espaço para os suplentes. E não vai fazer rodízio neste ano, conforme Sandra, que preside a sigla. No Republicanos, Benildo Soares, presidente do partido e titular da única cadeira, também não vai abrir espaço para suplentes assumirem neste ano.
Já são dez os suplentes que assumiram na Câmara de Vereadores até aqui, contando Sílvia e Helena que assumem na próxima segunda.
Cada partido, e vereadores, tem seu entendimento a respeito do rodízio. Penso que o rodízio é salutar, pois valoriza todos que fizeram votos para eleger os vereadores nos partidos. Mas também concordo que não se pode banalizar o rodizio, sob pena do cargo não servir para trabalhar projetos mais aprofundados que demandem mais tempo.
Notinhas
* Jarbas da Rosa completou 46 anos ontem. É o seu primeiro aniversário como prefeito de Venâncio.
* Tarifa mínima da Corsan terá reajuste de 12,19% em julho. A inflação oficial de 2019 foi de 4,31%. Vai aumentar o triplo.
* Com Colômbia em guerrilha da esquerda contra o governo nas ruas, a Argentina em onda de Covid, a Conmebol falou com Bolsonaro e a Copa América vai ser no Brasil. Pronto está criada uma nova guerra entre o ‘establishment’ contra o governo. Ainda mais que a transmissão de TV não é da Globo.
* E a China vem com mais uma; agora registra o primeiro caso de gripe aviária em humanos. O pais asiático, o mais populoso do planeta, com seus 1,4 bilhão de habitantes, está se tornando um flagelo.
Do Twitter
* O Globo: Negociação para trazer Copa América para o Brasil foi feita diretamente com Bolsonaro
* CNN: Romeu Zema, governador de MG, critica a CPI da Pandemia, que está em andamento no Senado; para o político, a comissão “com toda a certeza está atrasando reformas importantes” para o Brasil, como a reforma administrativa e a reforma tributária.
Estadão: China detecta 1º caso no mundo de gripe aviária H10N3 em humanos
* Alceu Moreira: Lularápio segue com o mesmo discurso mentiroso e demagogo. Usa as mortes da pandemia como ferramenta de disputa política, paga de salvador da pátria e não dá qualquer sugestão para conter o problema. Sem coronavírus, o PT afundou o país. Imagina se tivessem no poder…me poupe!