Na primeira reunião do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) com seu secretariado, na segunda-feira, 4, a saúde foi prioridade, como discursou na campanha. Melhorar o atendimento na rede de postos de saúde e lançar uma campanha de conscientização para a importância das pessoas continuarem se protegendo contra o contágio da Covid-19 centralizaram o encontro e foram tema de coletiva de imprensa na quarta.
Jarbas, que é médico, e sua vice, Izaura Landim (MDB), que é enfermeira, sabem bem com o que estão lidando. E os dois manifestam preocupação com os próximos dias, com o reflexo do relaxamento de distanciamento e uso de máscara e álcool gel desde o período da eleições. “Meu temor é que se não conseguirmos frear o volume de contaminações, os hospitais vão lotar e a região pode entrar em bandeira preta’, disse o prefeito, ao citar que Santa Cruz tem 1,5 mi casos positivos.
Jarbas também muda a estratégia de testagem. Ele disse que os testes rápidos que estão sendo feitos em massa em Venâncio de pouco adiantam. Eles detectam falso positivo muitas vezes e mostram quem já teve o vírus. “Queremos saber quem tem o vírus e tratar estas pessoas”, disse Jarbas. E anunciou que está comprando lote de testes antígeno, um teste rápido que tem mais segurança nos resultados. É igual ao PCR, mas com resultado imediato . É assim que o novo governo pretende ter mais informações e melhores resultados no combate ao coronavírus.

Campanha
A Folha e a Terra FM lançaram a campanha “Tá na cara quem se cuida”, incentivando o uso da máscara, no dia 18 de abril, antes dos governos municipal e estadual determinarem por decreto o uso delas. Vamos abraçar também a nova campanha lançada por Jarbas. “Não dê férias para a sua máscara”, que vai envolver pessoas da imprensa e influenciadores digitais. A editora da Folha, Letícia Wacholz, e o diretor da Terra FM, Daniel Heck, vão nossos representantes.
Jarbas deixa claro que este esforço é para poder manter a cidade funcionando, com empresas abertas, pois elas cumprem os protocolos de segurança sanitária, ter escolas abertas, se possível, mas combater as aglomerações sem nenhum cuidado que estão acontecendo e que sugeriu foram relaxadas no final do governo que saiu.
Sigo com o mesmo entendimento: não precisamos nos esconder, mas precisamos nos proteger. E o uso da máscara, álcool gel, e evitar aglomerações, são a melhor e a única receita de prevenção enquanto não chegar a vacina. Aliás, Jarbas disse, ‘em off’’, mas como foi numa coletiva de imprensa deixa de ser ‘em off’, que como médico acredita que teremos vacina aqui em junho.
Demandas para Edson Brum
Deputado estadual Edson Brum (MDB), que é de Rio Pardo e reside em Encantado, visitou o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) na quinta. Foi recebido também pela vice-prefeita Izaura Landim (MDB) e pelo vereador Gilberto dos Santos (MDB) secretário do Desenvolvimento Rural. Brum quer auxiliar o novo governo. E a primeira demanda passada ao deputado é destravar junto ao governo do Estado os recursos para o asfalto para Linha Sapé, obra conveniada entre Estado e Município, onde a Prefeitura já colocou a parte dela, que passa dos R$ 2 milhões e o estado ainda não liberou a sua parte de R$ 4,2 milhões.
Primeiro dia
A ordem do prefeito Jarbas é olhar para frente no governo, evitando falar no ou do governo anterior. Mas o ti-ti-ti das chaves da prefeitura foi grande. Perguntei para Jarbas em seu gabinete, depois da coletiva de imprensa na quarta, e ele falou. Disse que no dia 31 de dezembro membros da equipe de transição foram até a prefeitura para se inteirar de como seriam repassadas as chaves para o novo governo abrir as portas na segunda-feira, 4. O prefeito Giovane Wickert (PSB) passou as chaves, seguindo o rito normal.
Na segunda-feira todas portas ser abriram, menos a do gabinete do vice-prefeito, que estava chaveada e não tinha chave. Jarbas mandou vir um chaveiro para abrir a sala que será ocupada pela vice-prefeita Izaura Landim. O vice-prefeito anterior, Celso Krämer (PTB) no Terra em Meia Hora na quarta, 6, disse que a chave estava com ele e argumentou que era responsável pelo patrimônio que tinha lá. Era responsável até o dia 31 de dezembro.
Dificuldade em todos os setores da Prefeitura são os acessos aos computadores. Ninguém recebeu senhas ou chaves de acesso. Jarbas tem atuado como ‘bombeiro’ para acalmar a sua equipe até que tudo se resolva.
Uma Frente Parlamentar
Boa a proposta dos vereadores da oposição André Kaufmann (PTB) e Sandra Wagner (PSB), de criação de uma Frente Parlamentar de Desenvolvimento Rural, com a participação de todas as bancadas na Câmara de Vereadores. Boa se for objetiva e produtiva. André se destacou como secretário do Desenvolvimento Rural no governo do prefeito Giovane. Sandra é ligada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Ao protocolar o projeto, os dois vereadores defendem a manutenção de programas do governo Giovane, como o Vale-Feira para servidores públicos que consomem alimentos produzidos por agricultores familiares, manter a Agrofeira, ‘menina dos olhos’ de André e uma vitrine para o setor primário de Venâncio, buscar recursos para o desenvolvimento de políticas públicas para o interior, entre outras demandas.
O vereador André e o prefeito Jarbas são amigos antes de os dois ingressarem na política, ambos são do ‘barro branco’. Mesmo sendo oposição, André é o vereador que mais acesso terá ao governo Jarbas, também pela disposição que tem mostrado em contribuir com o novo governo. Ele fez um bom trabalho como secretário e Jarbas não vai dispensar a disposição de André, agora vereador, em ajudar o governo na área onde atuou por quatro anos. O diálogo propositivo entre as partes, despido de interesses políticos partidários, vai ser necessário e determinante de bons resultados nesta relação, que vejo como muito positiva.
Notinhas
* A Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP) e 15 entidades que, juntas, representam mais de 1 milhão de servidores públicos – ativos, aposentados e pensionistas – em todo o Brasil enviaram ofício intitulado “Mandado de Cidadania” a todos os 513 deputados federais, solicitando que votem contra a Reforma Administrativa proposta pelo Governo Federal, que vai priorizar a votação das reformas Administrativa e Tributária. Servidores não abrem mão de nada. Aumentar tributos nem pensar. Esse é o quadro que nenhum presidente recente teve coragem de enfrentar. Vejamos se Bolsonaro tem.
* O PT, maior bancada na Câmara dos Deputados, definiu que apoia Baleia Rossi (MDB-SP) para presidência da Casa, com o compromisso dele criar CPI’s e pedir o impeachment de Bolsonaro. Se vencerem vão ‘manear’ o governo e o país. Só pensam em 2022.
* Paradoxalmente, vejo Globo, CNN e outros grandes veículos, ‘comemorando’ que os Democratas ganharam o Congresso (Câmara e Senado) nos Estados Unidos, que assim estará alinhado com o presidente eleito, o democrata Joe Biden, facilitando os projetos de governo. Os mesmos que aqui fazem força para que a oposição ganhe o Congresso e engesse o governo Bolsonaro. Desserviço ao país, em nome de uma ideologia.
* Presidente Bolsonaro costuma falar com apoiadores quando chega no Planalto. Nesta semana disse que ‘o país está quebrado, não consigo fazer nada’, ao responder uma pergunta sobre mexer no níveis do Imposto de Renda. Pronto. Foi manchete em todos os grandes veículos, fora do contexto. Bolsonaro se referiu ao governo que está quebrado mesmo, com divida interna de quatro trilhões que herdou e que foi agravada neste ano com a pandemia. Nenhuma novidade. Os estados também estão quebrados, afundados em dívidas. E os municípios caminham para o mesmo buraco.
Brasileiro
* A dupla Gre-Nal iniciou bem em 2021 o Brasileiro de 2020. O Grêmio venceu o Bahia por 2 a 1 na Arena e o Inter fez 2 a 0 no Ceará, em Fortaleza. O Inter, que foi líder por dez rodadas, caiu para 6º e agora é vice-líder, com 50 pontos, atrás do São Paulo com 56. O Grêmio é 5º com 48 pontos, atrás de Atlético MG e Flamengo, que tem 49. A dupla sonha com mais que só vaga para a Libertadores. É improvável, mas não impossível.
* Na 29ª rodada o Grêmio joga hoje às 21h com o Fortaleza, no Ceará. O Inter domingo às 18h15min no Beira Rio, contra o Goiás.
Do Twitter
* Crusoé: Barroso manda recado a Bolsonaro: ‘A vida institucional não é um palanque’.
* BBC: “Não é questão de direita ou esquerda”, disse a médica brasileira Adriana del Giglio, vacinada em Israel
* Cristian Deves: Quem diria DEM, PDT, PT, Rede, MDB, PP, PSOL apoiando Baleia Rossi para a Presidência do Congresso. Só faltou Lula e Zé Dirceu aparecerem para mostrar o apoio. Se merecem.