Nelsoir Battisti (PSD) presidiu ontem a noite sua primeira reunião na Câmara de Vereadores no mandato de 2026, uma sessão em convocação extraordionaria. Nelsoir é vereador de terceiro mandato, assim como Tiago Quintana (PDT) que é secretário municipal de Governança e Gestão, Ezequiel Stahl (PL) e Gilberto dos Santos (MDB). Nos dois primeiros mandados foi secretário de Desenvolvimento Econômico, dos prefeitos Giovane Wickert (PSB) e Jarbas da Rosa (PDT). Neste mandado Nelsoir decidiu assumir cadeira no Legislativo, e preside a Casa do Povo no segundo ano da legislatura.
Nesta semana, em entrevista para o Grupo Folha do Mate, com jornal, rádio e digital, Nelsoir falou do seu projeto de gestão para o ano. Gostei do posicionamento. “Antes eu era só um dos 15 vereadores, agora sou presidente e preciso estar atento para que todos os 15 vereadores possam desenvolver o seu trabalho”, disse. Nelsoir vai avançar nas inovações na Câmara também, como a instalação de um painel eletrônico para as votações dos vereadores, e ele quer abrir uma recepção pela porta de frente, pois hoje, fora das sessões, quem vai ao legislativo entra pela porta lateral dos fundos. Nelsoir sinaliza que vai fazer uma boa gestão na Câmara dos Vereadores. E ele diz que fará cumprir o Regimento Interno. Esse é o caminho.
Zucco hoje no Folha 105 da Terra FM
O Grupo Folha do Mate inicia o ano com o projeto Eleições 2026: Seu Voto, Sua Voz, entrevistando pré-candidatos a governador para saber dos seus projetos de governo. Vamos ouvir os quatro pré-candidatos que alcançam dois dígitos nas pesquisas. De acordo com as possibilidades de agenda, o primeiro entrevistado por Leticia Wacholz no Folha 105 – 1ª E dição, as 11h da última quinta, dia 8, foi Edegar Pretto (PT). Hoje o entrevistado será o deputado federal Luciano Zucco, o Coronel Zucco, federal mais votado em 2022, que é pré-candidato a governador pelo PL. Nas próximas duas semanas serão entrevistados Juliana Brizola (PDT), no dia 22, e Gabriel Souza (MDB), dia 29.
Além da entrevista ao vivo na rádio Terra FM, o conteúdo integral vai para o portal folhadomate.com e nos sábados em página no impresso da Folha do Mate.
Pesquisa mede disputa presidencial
Na terça, 13, o Instituto Meio/Ideia divulgou pesquisa para a eleição presidencial. Numa simulação, Lula (PT) tem 40,2%, Tarcísio de Freitas (Republicanos) 32,7%, Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil) com 5,5% cada. Somando os votos da oposição dá 43,7% contra os 40,2% de Lula, nome único da esquerda nas pesquisas.
Em outra simulação Lula tem 39,9%, Flavio Bolsonaro (PL) 26,5%, Ratinho Jr. (PSD) 7%, Caiado 4,2% e Zema 3,6%. Somando os votos da oposição são 41,3%. Mas esta soma não é automática, pois em simulação de segundo turno, Lula também cresce. Ele aparece com 44,4% contra 42,1% de Tarcísio, caracterizando empate técnico. Contra Flavio Bolsonaro, Lula tem 46% contra 36% do adversário.
A pesquisa mediu a rejeição dos nomes apresentados, e Lula dispara com 40,8% que responderam que não votam nele de jeito nenhum. Flavio Bolsonaro tem 30% e Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição, com 16,2%.
Também foram feitas outras simulações, entre as quais com o governador gaúcho Eduardo Leite (PSD). Em segundo turno Lula teria 45% e Leite 23%.
As diversas pesquisas eleitorais tem repetido um quadro geral: Lula lidera intenção de voto como único candidato de esquerda. Está à frente dos principais adversários, como Flávio Bolsonaro e Tarcísio Freitas, mas somando os pontos dos outros candidatos de centro e direita, existe um claro empate técnico, que vai ser decidido nas urnas.
A pesquisa Ideia mostra que dos eleitores entrevistados, 65% já definiram seu voto. E outros 35% disseram que podem mudar o voto. E é neste contingente que os pré-candidatos vão trabalhar forte.
A 150ª Festa do Bastião
Começa amanhã e vai até terça, dia 20, feriado do santo padroeiro, a festa do sesquicentenário de São Sebastião Mártir. São 150 anos de festejos pelo santo padroeiro do município. A programação inicia nesta sexta e segue no sábado, domingo, segunda e terça, quando acontece a procissão do Bastião pelas ruas centrais da cidade, com a participação de devotos de muitos municípios da região e do estado.
Os casais festeiros César Alexandre Gonçalves e Mariza Schmidt, Marlon Borre e Nair Milene Barbosa, e Romeu Luiz Fagundes e Maria Teresinha Schild Hanzen, trabalham desde o início do ano passado, quando foram anunciados, na organização dos festejos deste ano. O Centro de Eventos recebeu mudanças e melhorias na estrutura, que serão percebidas por quem visitar a festa que tem tradições enraizadas, como a galinhada e o pastel santo do Bastião, muitos shows musicais no palco central e a devoção nas missas durante os festejos. Junto aos festeiros estão o presidente da Paróquia, Elmo Fengler, o pároco, padre Roque Hammes, e os padres Aldo da Silveira, Antônio Zeno Graeff e Paulo Hoffmann, que trabalham na organização da festa, que conta com uma legião de centenas de pessoas voluntárias que trabalham na organização e nos dias da festa.
Que a festa dos 150 anos do Bastião seja de muita fé, boa comida e diversão.
Visita do deputado Pedro Westphalen
Vereadora Sandra Silberschlag (PP) informa visita do deputado federal Pedro Westphalen (PP), hoje pela manhã em Venâncio. Pedro, que é médico, vai visitar o hospital e se reunir com a direção para avaliar possibilidades de colaboração neste momento de dificuldades.
Do X
- Correio Brasiliense: Lula aposta em nome de confiança do PT da Bahia para Ministério da Justiça e nomeia Wellington Lima e Silva
- O Globo: Oposição vai ao STF com pedido de tornozeleira e retenção de passaporte de Lulinha por fraude no INSS
- Folha S. Paulo: ‘Podemos estar diante da maior fraude bancária da história do país’, diz Haddad sobre caso Master
Revista Oeste: Caso Master: PF bloqueia R$ 5 bi e apreende artefatos de luxo em endereços ligados a Vorcaro
CNN: Políticos veem risco de delação “explosiva” de Vorcaro
Gazeta do Povo: Master: Moraes abre inquérito para investigar vazamento de dados - Exame: Lula empata com Tarcísio e vence Flávio no 2º turno, diz pesquisa Meio/Ideia
- Jovem Pan: “Prefiro a eleição de um Bolsonaro ao socialismo de Lula”, diz Milei
- Sergio Moro: O Governo Lula continua sem rumo na Segurança pública. O novo ministro Wellington Cesar não é referência na área. A Bahia, onde foi procurador geral nomeado pelo PT, caiu no domínio do crime organizado nos últimos dez anos. Nada de positivo a esperar.