Através dos advogados Carlos Siebeneichler, Marcelo Viana Dutra e Mateus Deitos da Rosa, o candidato a prefeito Nilson Lehmen (PMDB) ingressou na justiça eleitoral com pedido de liminar contra a Folha do Mate e Instituto Methodus para não publicação da segunda pesquisa eleitoral prevista para este sábado. O pedido de liminar argumenta que a coleta foi registrada no TRE entre 8 e 12 de setembro e a publicação dia 11. A liminar postulada foi deferida até que, no prazo legal, fosse apresentada defesa. Hoje a tarde a assessoria jurídica do jornal  – SSA Advogados – (Rene Schwengber) e do Instituto Methodus encaminhou à justiça eleitoral esclarecimentos sobre o registro, que foi feito dentro das exigências legais, no dia 6 de setembro, com coleta de campo realizada no domingo e segunda-feira, dias 8 e 9, e divulgação a partir do dia 11. Pelo calendário de divulgação de pesquisas do jornal, esta segunda pesquisa sai no sábado, dia 15.

A direção do Instituto Methotus, a mais conceituada empresa de pesquisas no RS, que faz pesquisas eleitorais para os principais veículos de comunicação do Estado, e de mercado para grandes empresas, disse estranhar a ação da oposição em Venâncio.

 Para esta sexta-feira é aguardada a liberação da divulgação da pesquisa de intenção de voto em Venâncio para publicação na edição de sábado.