Hoje é noite de destacar empresas no lançamento da revista Perfil Socioeconômico 2024/2025, que acontece na Sova à partir das 19h45min. Vão ser certificadas as 20 maiores empresas por geração de Valor Adicionado Fiscal (VAF) no ano de 2023 em Venâncio, os 10 produtores rurais que mais geraram VAF, as 10 empresas que mais contribuíram com ISS e Simples Nacional, mais as 10 empresas associadas à Caciva que mais geraram VAF. E, neste ano, serão certificadas também as cinco maiores empresas pela geração do VAF em Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde.
A revista perfil, publicação da Folha do Mate, faz uma radiografia social e econômica da microrregião, mostrando sua força empresarial, apontado oportunidades de desenvolvimento e de novos investimentos.
São 200 empresários e lideranças convidados para o evento.
Tiago lidera debate sobre trabalho
O vereador Tiago Quintana (PDT), que foi o mais votado nas urnas neste ano, como já fora em 2020, realiza uma audiência público por meio da Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo do Legislativo, presidida pela vereadora Sandra Wagner (PSB) e integrada por Ana Claudia (PDT) e Clécio Espínd9ola (MDB), para debater a falta de mão de obra formal. A audiência vai ser na próxima terça, 3, às 19h30min, no plenário da Câmara de Vereadores, aberta ao público.
Um tema importante, diante do quadro de escassez de mão de obra. Indústrias dos setores tabacaleiro, metalúrgico e proteína animal, que sã os grandes polos industriais de Venâncio, supermercados, farmácias, tem muita dificuldade para contratar trabalhadores O encontro é oportunidade para iniciar um debate que precisa ser continuado, e precisa da participação de lideranças políticas, empresariais e de trabalhadores.
Jarbas vai inovar na saúde
No sábado, 23, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) recebeu a imprensa para um almoço de fim de ano já. Tive oportunidade de conversar com o prefeito Jarbas e o vereador Tiago Quintana. Os dois contaram casos e causos da campanha. Jarbas também falou dos contatos que recebe de pessoas que fizeram campanha para outros candidatos e agora buscam se aproximar dele para integrar o seu novo governo.
Na conversa perguntei aos dois – já que Tiago foi secretário de Saúde no atual governo – o que teríamos de novo neste segundo governo na saúde, que foi um dos temas mais pautados na campanha, com queixas quanto ao atendimento da rede de saúde pública. Jarbas citou que no primeiro governo investiu na construção de uma rede pública de qualidade em estrutura e que agora, no segundo governo, vai qualificar ainda mais o atendimento. E ele revelou que tem um projeto inovador pronto para ser colocado em prática e que vai facilitar a vida das pessoas nas consultas médicas; as consultas online. Jarbas começa a falar sobre a composição do novo governo em dezembro, como tinha anunciado. No papo senti que Tiago quer ser presidente da Câmara no primeiro ano e Jarbas gostaria que ele assumisse a secretaria da Saúde desde o início do governo, para dar continuidade ao trabalho que fez na pasta neste governo.
Notinhas
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais troca de diretoria no dia 12 de dezembro. Claudio Fengler, atual presidente, passa o cargo para Luciano Walker, recém eleito. Luciano é filho de Elemar Walker, que por muitos anos presidiu o STR.
- O Podemos reúne neste sábado, 30, na Sociedade De Engenharia do RS, em Porto Alegre, todos os prefeitos, vices e vereadores eleitos no estado. O presidente Everton Braz lidera o encontro que fará avaliações e projeções do partido no estado. Em Venâncio o Podemos é presidido pelo ex-vice-prefeito Celso Krämer e elegeu um vereador, Alberto Sausen, servidor público que trabalha na capatazia da Prefeitura em Vila Deodoro.
- Perícia da Polícia Federal concluiu que Francisco, o maluco que atirou fogos de artificio no pátio do STF, se suicidou. Vídeo publicado mostra que ao tentar arremessar fogos pela terceira vez, Francisco cai de joelhos e vai ao chão explodindo sobre os fogos que tinha consigo. E aparece nas imagens um policial com os braços esticados em direção a ele e em seguida leva a mão à cintura parecendo guardar alguma coisa. E a grande mídia nos enfia a narrativa de suicídio. Dá medo no que estão transformando nosso país. Governo, STF, Polícia e Mídia articulados contra quem se opor. O deputado federal gaúcho Marcel van Hattem (Novo) está sendo indiciado pela PF por ter feito críticas na tribuna do Congresso, assim com o outros deputados de oposição. Nossa democracia sangra.
Do X
- Veja: Parlamentares terão mais de R$ 50 bilhões em emendas orçamentárias em 2025
- O Globo: Após revés do PT nas urnas, Lula traça plano de aproximação com prefeitos para neutralizar bolsonarismo em 2026
- CNN: Carne encarece em todo o país em outubro com mudanças climáticas e inflação, mostra estudo
- Poder 360: PCO critica Moraes por criar “crime de opinião” contra militares
- Folha S. Paulo: Bolsonaro e aliados se apegam a tese de perseguição para rebater acusações de golpismo
IstoÉ: Marinha do Brasil nega que havia ‘tanques’ à disposição de trama golpista - Gazeta do Povo: Bolsonaro se emociona e diz que “seu defeito foi jogar limpo”
- GZH: PF indicia Van Hattem após críticas a delegado que conduz investigações contra Bolsonaro
- Revista Oeste: Globo retira vídeo em que jornalistas do JN fazem ‹teatro› sobre indiciamento de Bolsonaro