Noite de tensão na Câmara

A última reunião ordinária da Câmara de Vereadores em 2019, na quarta-feira, 18, sob a a presidência de Eduardo Kappel (PL), terminou de forma tensa e ‘coroou’ uma gestão nessa linha do vereador à frente do Poder Legislativo durante o ano. Era noite de eleger a nova Mesa Diretora para 2020. A bancada governista – comandada pelo vice-prefeito Celso Krämer (PTB) e Duda Kappel (PL) – não aceitou Helena da Rosa (MDB) como candidata. Então o MDB construiu uma chapa com a oposição somando os oito votos necessários.
Duda então apresentou uma chapa governista com seu nome para reeleição, mas tirou da pauta a eleição da Mesa. Usou todas artimanhas regimentais e fora do regimento para não realizar a eleição e disse que convocaria uma reunião extraordinária para isso. Mas o Regimento Interno diz que a Mesa Diretora do ano seguinte será eleita na última reunião ordinária do ano, que foi esta de quarta.
No final da noite de tensão, que teve momentos de choro de Helena e semblantes carregados, Duda saiu pela porta dos fundos da Câmara para ir embora, sem fazer a eleição.

Chapas
Na parte da tarde, Helena da Rosa (MDB) inscreveu chapa com Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) de vice, Nelsoir Battisti (PSD) de 1º secretário e Ciro Fernandes (PSC) de 2º secretário. Logo depois Eduardo Kappel (PL) inscreveu chapa para reeleição com Adelânio Ruppenthal (PSB) de vice, Sandra Wagner (PSB) de 1ª secretária e Zé da Rosa (PSD) como 2º secretário.
O que espanta é a submissão do PSB, do prefeito Giovane Wickert e dos vereadores Sandra Wagner e Adelânio Ruppenthal, às vontades do vice-prefeito Celso Krämer (PTB) e Duda Kappel (PL). O MDB é partido que apoiou Giovane de maneira informal na eleição, ocupava três secretarias (Nilson Lehmen e Joice Battisti Gassen foram exonerados ontem) e reivindicava o direito de ter a presidência da Câmara, por ser, assim como o PTB, a maior bancada entre os governistas, com três vereadores. Aparentemente simples, mas tem algo ainda não revelado nesta história. O MDB foi ‘espantado’ do governo por Celso e Duda e o prefeito Giovane concordou.

Como fica
Kappel falou na reunião em convocar uma extraordinária para hoje ou segunda-feira, para fazer a eleição, contrariando o Regimento Interno. Ontem ele anunciou que a reunião extraordinária para a eleição de Mesa será no dia 30. Como Duda é irmão do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, juiz Rinez da Trindade, pessoa com conhecimento jurídico apurado e experiência política, deve ter sido orientado. Uma das leituras era de que não realizando a eleição, Duda não pode mais convocar reunião ordinária, como exige o Regimento Interno da Câmara e, em extraordinária, não pode ter eleição de Mesa. Neste caso iria terminar o ano sem eleição e, no dia 1º de janeiro, seria declarada vacância da Mesa Diretora. Assumiria então o vereador mais votado, Gilberto dos Santos (PTB), que foi presidente no primeiro ano da atual legislatura. Mas ele teria três dias para convocar nova eleição.
Com a eleição perdida por 8×7, Duda foi para o ‘clinche’, como se diz no box. Agora marca nova reunião para o dia 30, apostando que até lá consiga mudar o quadro e reverter o voto de um dos oito vereadores que subscreveram a chapa de Helena da Rosa, pela oposição. E ontem à tarde se confirmou a informação de que Celso Krämer e Duda Kappel queriam as ‘cabeças’ dos secretários do MDB no governo e de todos os CCs. A decisão foi do prefeito Giovane Wickert: todos acabaram exonerados. Sobraram apenas os que já haviam deixado o MDB e Loreti Scheibler (Administração), sob a alegação de que ela não é filiada.

 

Notinhas

* Caged divulgou ontem relatório de empregos. Em novembro foram 99 mil empregos gerados, o melhor resultado desde 2010. No ano são 948 mil enpregos gerados no país. O Brasil tem jeito. É só não roubar.
* Assembleia votou uma das propostas do Reforma RS, projeto criado pelo governo Eduardo Leite (PSDB) para recuperar o estado. Foi aprovada alteração da contribuição previdenciária dos servidores estaduais entre 7,5% e 22%. Depois de oito horas de discursos liderados pela o posição foi realizada a votação, que teve 38 votos a favor e 15 contra.
* Deputado estadual Mateus Wesp (PSDB) também acusa o recebimento da revista Perfil Socieconômico de Venâncio e Microrregião em seu gabinete e qualidade de conteúdo do material
* Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, com maioria Democrata (esquerda lá) aprovou impeachment do presidente Trump, acusado de pedir para que o presidente da Ucrânia investigasse o filho do candidato a vice dos Democratas na última eleição americana. No Senado, de maioria Republicana, não passa a jogada da esquerda.
* A youtuber Karol Eller, que se manifesta pró-Bolsonaro, sofreu ataque homofóbico no Rio de Janeiro e teve seu rosto desfigurado por agressões de um homem, por ela estar com outra mulher. E as ‘feministas’ do tipo #ManuelaD’Ávila, todas quietinhas. Nenhum movimento #somostodasKarol. Não merece respeito um movimento seletivo. # só se for de esquerda.

 

Do Twitter

* Folha S. Paulo: Câmara dos EUA aprova impeachment de Trump e processo vai para o Senado; presidente segue no cargo até julgamento dos senadores, cuja maioria é republicana

* Estadão: Bolsonaro diz que vetará fundo de R$ 2 bi para eleições 2020 proposto pelo próprio Executivo

* Rosane Oliveira: Por 38 votos a 15, mais uma abstenção, Assembleia aprova projeto de lei complementar que altera as alíquotas de contribuição dos servidores civis. Mudança vale a partir de março, porque exige noventena.

* Eduardo Leite: O Rio Grande do Sul acaba de dar um importante passo em direção ao futuro!

* Cristian Deves: O mais revoltante neste fundo eleitoral não é 3,8 ou 2 bilhões. É que o Governo vai ter que pegar empréstimo de 1,7 Bilhões para repassar este valor. Tem deputado federal que não se importa nem um pouco com o povo. Só lembram na eleição.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido