* Senado aprovou Medida Provisória da Presidente Dilma estendendo até 2019 o atual modelo de reajuste do salário mínimo e incluiu as aposentadorias. Dilma tem o poder de veto. Aposto que ela veta o reajuste para aposentados e pensionistas, que com o achatamento gradativo, estão fadados a receberem todos um salário mínimo.

* Ministro da Secretaria da Aviação Civil, gaúcho Eliseu Padilha, disse no Fórum dos Grandes Debates, promovido pela Assembleia, que o aeroporto 20 de setembro, projetado para ser construído em Portão, não sai neste governo pelo seu alto custo. Padilha anunciou investimentos de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais. No RS são 15 aeroportos com projeção de investimento de R$ 1 bilhão. Santa Cruz está na lista.

* Leio que a China desacelera sua economia além do projetado e começa a preocupar o mundo. Os chineses guinaram seu projeto para o consumo interno, o que Lula fez no Brasil. Baixaram seu crescimento de dois dígitos para 7%. Imagina o Brasil com 7% de crescimento. Aqui estamos no negativo.

* Ex-presidente Lula apresentou queixa-crime por calúnia e difamação contra o senador Ronaldo Caiado (DEM/GO). O senador disse pelo twitter, em fevereiro, quando Lula anunciou que mandaria João Pedro Stédile, líder do MST, colocar seu ‘exército’ nas ruas para defender o governo Dilma, que isso criava ‘instabilidade democrática’ e era ‘coisa de bandido frouxo”. Pra Lula se preocupar com esse tipo de assunto, é porque a coisa tá feia.

* O Projeto de Lei 2086/2011, do deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP), que pretende proibir as provas de tiro de laço, vaquejada e outras modalidades praticadas com animais nos rodeios do Brasil, foi rejeitado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O relatório do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que rejeitava a proposta, foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares que integram a Comissão. Foi um passo, mas faltam outros para garantir a continuidade de rodeios.

* Grêmio, depois de cinco vitórias, quando ia beliscar a liderança do Brasileiro, perdeu para a Chapecoense.

* O Inter sofre sua terceira derrota seguida, faltando uma semana para a decisão na Libertadores contra o Tigres. Desandou o time. Está no rodapé da tabela, em 16º.