• Pesquisa Index sobre comportamento dos gaúchos mostra que número de famílias que gastam mais do que ganham subiu de 30 para 40%. Alarmante. Está todo mundo indo na onda da Dilma…gastar mais do que arrecada. Só que em Brasília alguém vai pagar o rombo dela, na conta familiar cada um tem que se virar. Legado nefasto de Dilma.

• Duas manchetes do Correio exemplificam os dias que vivemos no Brasil. ‘Queda de vendas bate recorde’. Ao lado: ‘Preço da cesta básica aumenta’. Uma conjugação explosiva que aponta fim de ciclo. é preciso recriar a economia. E o PT não sabe como.

• No primeiro encontro deste ano entre o governador e sua base parlamentar, José Ivo Sartori (PMDB) teria anunciado que o governo poderá optar por exonerar servidores concursados para adaptar as despesas com pessoal à receita do Estado. O secretário de Comunicação Cleber Benvegnú, nega a informação. Em janeiro, o Rio Grande do Sul foi notificado pelo Ministério da Fazenda por ter extrapolado o limite de 49%, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Herança que Tarso Genro deixou.

• Quarta-feira, 18, o Congresso abriu a janela de 30 dias em que parlamentares em todo Brasil podem trocar de partido sem perder o cargo. Nacionalmente se fala numa grande revoada do PT para para outros partidos, especialmente os de esquerda, chamados de ‘puxadinhos’ do PT. Aqui, até quase o final do ano passado, era especulada como possível a saída do vereador Jarbas da Rosa do PDT para outro partido e ser candidato a vice de Giovane. Jarbas cresceu na parada e hoje já é visto como quem pode é desbancar Giovane e ele ser prefeito. Como a política é dinâmica.