* Proposta de Duda Kappel (PP) de comprar armas para as policias com sobras do orçamento da Câmara que vai presidir em 2019, gerou polêmica. Pelas questão do espaço, amplio o assunto na coluna de amanhã.
*Jornalista Alexandre Garcia, a caminho de Santa Cruz onde mora sua mãe que compçleta 10 anosna quarta , (ele é de Cachoeira do Sul), visitou a Folha e Terra FM ontem à tardinha. Ele tem comentário diário na Terra e coluna semanal na Folha.
* O Brasil de Lula e Dilma era ligado à Cuba e sua ideologia. O Brasil de Bolsonaro se liga à Israel e sua alta tecnologia. O Brasil realmente mudou.
* Vi vídeos impressionantes do rompimento da barragem de Brumadinho em MG. Um mostra quando a barragem ‘estourou’. É possível ver claramente que existia um grande buraco na base da barragem – que suscitou especulação de sabotagem – e foi ali que a terra cedeu e tudo veio abaixo. Essa tragédia já foi vivida em 2015, em Mariana, que é perto dali. Nada se aprendeu e nada foi feito pelos governos. Os novos governantes – Bolsonaro (PSL), presidente, e Romeu Zema (Novo), governador, tem oportunidade e compromisso com o povo de fazerem melhor do que Dilma/Temer e o governador Fernando Pimentel. Mais rigor no controle das barragens.
* A tragédia de Brumadinho acende o alerta. Jornal do Povo de Cachoeira do Sul mostra que a barragem do rio Capané, afluente do rio Jacuí, com capacidade de armazenar água para irrigar 6 mil hectares de arroz, opera só com 30% do volume para taipa não se romper. A represa pertence ao Irga.
* Inter perdeu domingo por 2×0 para o São José no Gauchão. É início de temporada, mas desse jeito Odair Hellmann ‘coloca as batas pra assar”. O Grêmio jogou ontem a noite.