* Vavá, o irmão mais velho de Lula, morreu na terça e imediatamente começou a mobilização petista para autorizar Lula sair da cela em Curitiba e ir ao enterro. A juíza que cuida dos processos de Lula na Lava Jato negou o pedido. O PT então recorreu ao STF, presidido por Dias Toffoli, que foi advogado do PT e nomeado por Lula para o STF, mesmo sem ser juiz. Toffoli autorizou a saída de Lula, mas faltando poucos minutos para o enterro em São Bernardo. Lula acabou não indo. Penso que foi melhor assim, pra todos. Toffoli atendeu o chefe, mas evitou um corre-corre que poderia desandar.

* A renúncia de Jean Willys,deputado federal do PSOL/RJ que se auto exilou alegando ameças à sua vida, gera polêmica. Um deputado fugir do pais com medo de morrer é inadmissível, mesmo que ele tenha dito na campanha que deixaria o Brasil caso Bolsonaro se elegesse. Mas duas outras razões para o exílio de Jean são especuladas. Ele teria ligação com Adélio Bispo, ex-militante do PSOL, que tentou assassinar Jair Bolsonaro na campanha com uma facada. A outra é de uma articulação da esquerda internacional para Jean Willys deixar sua vaga para outro defensor LGTB no Congresso e se tornar uma ‘vítima’ do governo Bolsonaro, de quem é inimigo declarado, e se tornar um ativista internacional. Que a PF elucide os fatos.

* Aqui o calor batendo nos 40 graus, com sensação térmica de 50. Nos Estados Unidos previsão de tempestade de neve e frio de 40 graus negativos com sensação de 50. São 100 graus de diferença entre um ponto e outro. Haja saúde.