* O advogado Léo Schwingel, representante da OAB/SCS, foi reeleito para mais um mandato 2019/2020 na Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), entidade que realiza a Oktoberfest. Léo é filho dos venâncio-airenses Armindo e Nelcinda Schwingel, os dois falecidos. É irmão e Gerson Schwingel, da Gelus, e de Sônia Kehl e Maira Weschenfelder.
* Por questões de ideologia política o Brasil vai mudando o quadro de parceiros comerciais. A China, socialista, impõe restrições à entrada de produtos brasileiros, assim como outros países de governos de esquerda. Na ‘queda de braço’ de americanos e chineses, que travam uma guerra comercial, o setor calçadista brasileiro sai beneficiado. Os americanos reduziram volume comprado dos chineses e começam a comprar mais calçados brasileiros. As vendas já tiveram 40% de crescimento.
* Depois da Reforma Trabalhista de Temer proibir o desconto automático de um dia de trabalho em folha de cada trabalhador para o sindicato da categoria, Bolsonaro assina MP que proíbe o desconto em folha de contribuição sindical autorizada. O Sindicato precisa emitir boleto e o trabalhador pagar a a contribuição. Os Sindicatos perdem poder financeiro e com isso cortam serviços prestados. Será preciso uma nova organização sindical.