Nova sede da Sicredi VRP

Nesta semana a Sicredi Vale do Rio Pardo inaugurou a sua nova sede regional, em Santa Cruz do Sul. No entroncamento da RSC-287 com o acesso para a Unisc e Sinimbu, onde só tinha barranco e grandes pedras, foi erguido um majestoso prédio. Na área de 5,5 m2 foi erguido um edifício de três andares, com 2,7 mil m2, com modernos conceitos de sustentabilidade.
Os atos inaugurais marcaram a passagem do 102º aniversário da cooperativa de crédito, criada em 1919, por 51 associados, incentivados pelo padre Teodor Amstadt, – aquele que tem um busto aqui na Praça da Matriz por ter incentivado a criação da cooperativa de crédito em Venâncio também – que foi lembrado no evento e destacado pelo padre Antônio Puhl e pelo pastor Décio Weber.

Nova sede da Sicredi foi inaugurada nos 102 anos de fundação da cooperativa de crédito. (Foto: Francisco Frantz)

Hoje a Sicredi VRP, presidida por Heitor Petry, ex-prefeito de Vera Cruz, e que tem como diretor Executivo, Márcio Allgayer, conta com 57 mil associados e tem 15 agências na região. No país o sistema tem duas mil agências, em 23 estados e DF. Nos pronunciamentos de dirigentes e lideranças políticas, o destaque para o trabalho coletivo que resultou no que é o sistema Sicredi hoje, uma cooperativa que avança pelo Brasil. Como disse bem humorado o senador Luiz Carlos Heinze (PP), por vídeo, de Brasília, o sistrema Sicredi está no ‘encalço’ do Banco do Brasil, quando se fala em crédito agrícola. O Banco do Brasil trabalha com R$ 14 bilhões e o Sicredi já alcança R$ 10 bilhões, citou o senador.
Em Venâncio a Sicredi tem duas agências, uma na Tiradentes, quase esquina da Voluntários e outra na Osvaldo Aranha, ao lado do STR.

Notas

Alegria – Na edição de quinta a Folha mostrou a alegria do venezuelano Manuel Hernandez, 32, que recebeu sua esposa e duas filhas, que tinham ficado na Venezuela, quando ele emigrou para o Brasil, fugindo da fome e miséria que se instalou naquele país. E pensar que a Venezuela, antes de Chaves e Maduro – dois ditadores apoiados pelos governos de Lula e Dilma – , era talvez o pais mais rico da América do Sul, por conta do seu petróleo. Os dois destruíram aquele país.

Atitude – Estou orgulhoso é da inciativa da Scheila Novotny, nossa ex-colega aqui na Folha, esposa do Gabriel Frey, do Supermercado Frey, que empregou Manuel em março deste ano. Scheila teve a sensibilidade de tomar a iniciativa para mobilizar toda equipe de trabalho do Frey para angariar recursos e ajudar Manuel a trazer sua família. Isso é fazer diferença na vida das pessoas. Parabéns Scheila e todos do Frey.

Congresso – O PSB realizou seu Congresso Municipal ontem a noite na Câmara de Vereadores. Com 270 filiados, o partido socialista, dirigido pela vice-presidente, vereadora Sandra Wagner, desde que o presidente Nestor Azeredo deixou o cargo por motivos de saúde, elegeu novo Diretório e Executiva. Também foram debatidas ações como a campanha eleitoral de 2022, onde terá o ex-prefeito Giovane Wickert como candidato a deputado estadual.

Pesquisa – O Ipec, nome atual do Ibope, divulga pesquisa mostrando Lula com 45% das intenções de voto, contra 22% de Bolsonaro, indicando uma vitória em primeiro turno na eleição presidencial. Ciro tem 6%, Moro 5%, Datena 3%, Doria 2%, Mandetta 1%.

Quarentena – O Congresso aprovou quarentena para juízes, promotores, militares e policiais que quiserem se candidatar a cargo político. Vale a partir de 2026. Terão que esperar quatro anos depois de deixarem seus cargos para concorrer. Mas quem sai da cadeia não precisa cumprir quarentena para se candidatar. Esse é o Brasil que temos.

Cancelados – O jornalista Fred Ring, apresentador do Tá na Área do Sport TV, que deixou a Globo em 2019, revela que os funcionários da emissora são proibidos de dar qualquer noticia boa sobre Bolsonaro, sua família e seu governo, no ar ou em rede social. Quem falar é ‘cancelado’ nas ‘panelas’ internas, entregou ele. E demitido, presumo eu. Só confirma o que todos sabemos; o jornalismo da Globo – e suas afiliadas – foi transformado em arma contra o governo, por ter lhes cortado os bilionários contratos que tinham nos governos anteriores. Uma pena, é um dos maiores grupos de comunicação do planeta.

Notinhas

* Governador gaúcho Eduardo Leite oficializou sua pré-candidatura a Presidente da República nas prévias do PSDB. Doria já tinha feito seu registro.
* E na segunda-feira o vice-governador Ranolfo Vieira Junior deixa o PTB e se filia ao PSDB. Ele deve assumir o governo em abril, quando Leite se licencia para disputar eleição para Presidente ou Senador. Ranolfo deve ser o candidato tucano ao Piratini.
* Reportagem da Gazeta do Povo de Curitiba, alerta que as decisões em sequência do STF, que anularam as condenações de Lula e estão arquivando outros processos, abrem caminho para anulação de delações feitas sobre a roubalheira nos governos do PT e determinar a devolução do dinheiro público desviado por políticos, que a Laja Jato recuperou. Revoltante. Outra prova de que o crime compensa neste país.

Esportivas

* E o Guarani ‘decepcionou’. Depois de duas vitórias em casa, foi derrotado na Divisão de Acesso pelo Inter de Santa Maria, quarta-feira, 22, no Edmundo Feix, por 1 a 0. Mas o time ainda briga por classificação nas quatro rodadas que restam. Domingo é na Pedra Moura, contra o Grêmio Bagé. Parada dura.
* A Assoeva joga hoje às 18h40min no Poliesportivo contra o Guarany de Frederico Westphalen pela Liga Gaúcha, aberto ao público vacinado no ginásio. Na terça pega a ACBF, também casa. Jogos que decidem as primeiras colocações do grupo.
* No Brasileiro, tem Inter x Bahia e Juventude x Santos domingo às 16h. Athletico PR x Grêmio às 18h15min. O Inter saltou para 7º com a vitória de 1 a 0 contra o Fortaleza na última rodada e pode ingressar no G-6 se vencer o Bahia. O Grêmio, mesmo com a vitória de 1 a 0 sobre o Flamengo, segue no Z-4, de onde pode sair nesta rodada. E o Ju foi caindo e já está no Z-4.

Do Twitter

* Exame: Arrecadação federal cresce 7,25% e bate recorde em agosto
* Gazeta do Povo: Decisões judiciais favoráveis a Lula ameaçam anular delações e devolução de verba desviada
* Folha S. Paulo: Ipec: Lula lidera pesquisa eleitoral para 2022 com mais de 20 pontos à frente de Bolsonaro
* CNN: “STF se apresenta como exemplo de democracia”, diz Fux em balanço de sua gestão
* UOL: Bate-boca na CPI: Renan chama Jorginho Mello de ‘vagabundo’, que responde: ‘ladrão, picareta’
* O Globo: Eduardo Leite minimiza vantagem de Lula e Bolsonaro em pesquisas: ‘Eu não aparecia nem no segundo turno em 2018’
* Vinícius Barreira: STF vive somente para reconduzir o Lula ao poder, soltar o André do Rap, impedir helicóptero da polícia de sobrevoar favela no Rio, impedir a polícia carioca de subir morro e coisas “do bem” como essas.
* Onyx Lorenzoni: As verdades incomodam o PT, a esquerda, parte da imprensa e todos aqueles que se serviram do Brasil. O Brasil de Bolsonaro é dos brasileiros



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido