Números de Jarbas impressionam

Na terça, 2, foi apresentada, na Caciva, a programação de aniversário dos 132 anos de Venâncio Aires, com atividades durante todo o mês de maio, como está em destaque nesta edição. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) também fez apresentação de um ‘balanço’ de governo dos seus dois primeiros dois anos de gestão e projetou investimentos que estão sendo feitos em 2023, com todas as flechas apontando para cima, na educação, na saúde, na infraestrutura e outros setores. Os números impressionam. O que mais chamou atenção foi a área da saúde. Por lei, os municípios precisam aplicar 15% ou mais do orçamento. A média dos últimos governos em Venâncio tem sido entre 18% e 19%, acima do exigido. E Jarbas projeta em 2023 entre 24% e 25% do orçamento aplicados em saúde. “É o maior investimento da história de Venâncio que nós estamos fazendo na saúde”, disse o prefeito, que é médico, citando a sua vice, Izaura Landim, que é enfermeira. Os números apresentados corroboram o que escrevi no sábado, sobre volumosos investimentos em estrutura e serviços na saúde pública em Venâncio neste ano.

SAPP – Mais transparência

A novidade do governo, apresentada pela secretária da Fazenda, Fabiana Keller, durante o encontro na Caciva, foi o Sistema de Acompanhamento de Políticas Públicas (SAPP), uma ferramenta no site da Prefeitura, desenvolvida pela equipe da TI do governo, que permite ao cidadão acompanhar os investimentos em todas as áreas da Administração. Venâncio já recebeu prêmios do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pelo nível de transparência de suas ações via site, nos governos anteriores. Agora, Jarbas aumenta ainda mais o nível com a ferramenta implantada.

Sobre UTI’s

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Neri, O Carteiro, esteve reunida ontem em audiência pública com o tema ‘Debater a situação enfrentada pelas UTIs Neonatais e pediátricas no Estado do Rio Grande do Sul’, proposto pelos deputados Pepe Vargas e Airton Artus, com participação da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann; Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers); Conselho Estadual de Saúde; Conselhos Municipais de Saúde; Associação pró-UTI Neonatal e Pediátrica do Rio Grande do Sul; Departamento de Regulação Estadual da Secretaria Estadual da Saúde; Hospital Santa Casa de Rio Grande; e Hospital de Parobé. Um tema que interessa diretamente ao nosso hospital, que tem uma UTI Pediátrica pronta para entrar em funcionamento, aguardando somente cobertura de custos para isso.

Nacional

  • Campanha da Associação Nacional de Jornais (ANJ), dirigida por Marcelo Rech, ex-ZH: “PL das Fake News não é sobre censura. É sobre responsabilidade.” É que todos queremos. Mas o temor de quem reluta ao Projeto de Lei é a autoridade que terá o governo de dizer o que é verdade e o que é mentira, e o poder, ideológico, de censura, embutidos no projeto. Outros, mais radicais, temem que o PL seja o início do modelo chinês, onde quem curtir uma crítica contra o governo em rede social está sujeito a ser preso. O governo, que tinha pressa na votação do PL, no dia da votação, terça-feira, 2, temendo perder, retirou o projeto para discutir melhor a proposta.
  • Ex-presidente Jair Bolsonaro reapareceu em público em grande estilo, recebido no fim de semana por uma multidão na Agrishow, em Ribeirão Preto, SP, maior evento do agronegócio no país. Lula não foi e, depois de saber que o seu ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi desconvidado para a solenidade de abertura, que foi cancelada, pode cortar o patrocínio do Banco do Brasil ao evento. É mais uma trombada de Lula com o agronegócio, cita a revista Veja.
  • O extremismo político faz Bolsonaro – que levou uma facada na campanha de 2018, até hoje não bem esclarecida – andar de colete à prova de balas nas suas aparições públicas pelo país, como na Agrishow. Lula não aparece nas ruas faz muitos anos, só vai em eventos fechados da sua militância. É o resultado nefasto do ‘nós contra eles’ pregado por Lula. A política não deveria ser assim.
  • E ontem pela manhã a PF fez uma busca na casa de Bolsonaro, em Brasília, aprendeu documentos, prendeu assessores dele, numa operação que tenta provar que as carteiras de vacinação da Covid de Bolsonaro, da sua família e seus assessores, tiveram dados falsificados para burlar a entrada nos Estados Unidos. Se o STF, comandando por Alexandre de Moraes, que anulou 24 anos de cadeia de Lula, condenado na Lava Jato por liderar uma quadrilha que assaltou os cofres públicos durante anos, prender Bolsonaro por não ter feito vacina, as ruas deste país vão ferver.

Do Twitter

  • O Globo: PF faz busca na casa de Bolsonaro e prende Mauro Cid por fraude em cartão de vacinação
  • Folha S. Paulo: Dino e Alckmin defendem operação contra Bolsonaro: ‘PF vai cumprir sempre o que a sociedade espera’
  • UOL: Líder do PL associa busca em casa de Bolsonaro a PL das Fake News: “Governo teve derrota ontem”
  • Estadão: Lira convence Lula a abrir o cofre e a liberar emendas e cargos em troca de apoio no Congresso.
  • Gazeta do Povo: Meta diz que PL das Fake News cria sistema “similar ao de regimes antidemocráticos”
  • Instituto Lula: Regular não é censurar! Regular as plataformas digitais é combater a desinformação, o discurso de ódio, a violência política e outros abusos online. Regular é importante para impedir publicações de conteúdos que ameacem a nossa democracia e as nossas vidas.
  • Cleber Benvegnú: Não se pode esquecer de um pressuposto importante: toda a legislação brasileira hoje é aplicável às redes sociais. Todos os tipos penais, todas as penas, tudo. É narrativa dizer que crimes ali cometidos são alheios à lei.
  • Cristian Deves: Na boa, estamos evoluindo….Tempos atrás busca e apreensão na casa de um Ex-Presidente por desvios e favorecimentos do dinheiro público. Agora, é se foi vacinado ou não.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido