O asfalto que vem com a Fenachim

A vinda dos governadores do Estado para a Fenachim quase sempre é acompanhada do anúncio de obras. Foi assim na sexta-feira, 6, na abertura da 16ª Fenachim, quando o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que assumiu o cargo em abril, depois da renúncia do governador Eduardo Leite (PSDB), que quer concorrer na eleição de outubro.
Ranolfo, o secretário do Desenvolvimento, Edson Brum e a presidente do Badesul, Jeanette Halmenschlager Lontra, assinaram com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e a vice-prefeita Izaura Landim (MDB), o contrato de empréstimo de R$ 12 milhões para asfaltar o trecho de 5 km da Estrada Velha para Santa Cruz, desde o Lar Novo Horizonte, no bairro Bela Vista, até Linha Hansel, no trevo com a RSC-287.
Fui ver nos arquivos um histórico de obras em estradas desde 2010. O maior foi de Yeda Crusius (PSDB), na Fenachim de 2010. Ela fez e inaugurou o recapeamento do Acesso Leopoldina e assinou com o prefeito Airton Artus (PDT) ordem de serviço para obras de 10km da ERS-422, até Linha Brasil e autorização para a retomada das obras da ERS-244, trecho de 16 km, entre Venâncio Aires e Vale Verde. As obras da 422 saíram, das 244 não
Tarso Genro (PT) anunciou com o prefeito Airton Artus (PDT) obras na Fenachim de 2014, quando inaugurou o asfalto da ERS-422 até Linha Brasil e assinou contrato para asfaltar os 6 km da estrada para o distrito de Vila Santa Emília.
A Fenachim de 2018 foi adiada para 2019, mas Sartori inaugurou o asfalto para Santa Emília e assinou com o prefeito Giovane Wickert (PSB) o contrato para as obras do asfalto para Linha Sapé que teve obras iniciadas em maio de 2019 e ainda está em andamento. Na Fenachim 2019 não teve a presença do governador Eduardo Leite (PSDB), mas o prefeito Giovane Wicvkert (PSB) assinou com o BRDE contrato de financiamento para asfaltar os 2 km da rua Augusto Silveira de Moraes, o Corredor dos Gauer, ligando os bairros Santa Tecla e Bela Vista.

Edson Brum, Jarbas da Rosa, Ranolfo Vieira Junior, Izaura Landim e Jeanette Halmenschlager Lontra, assinaram o contrato para o asfalto até Linha Hansel

O projeto ambicioso da Haas Madeiras

Junior entusiasmado com o projeto

Na semana que passou visitei a Haas Madeiras, em Linha Brasil, apoiadora do projeto Gente & Negócios 2022, que a Folha do Mate e Terra FM iniciaram agora na quinta, 12, com o painel sobre turismo, apresentado na Escola do Chimarrão, na Fenachim. Ao longo do ano vamos debater, mensalmente, outros temas da nossa comunidade, trazendo o poder público, a academia, a iniciativa privada e sociedade civil organizada para debater situações e traçar caminhos de desenvolvimento para Venâncio Aires.
José Carlos Haas Junior, o Junior Haas, diretor da empresa, que na quarta recebeu o titulo de Cidadão Venâncio-Airense da Câmara de Vereadores (ele é nascido em Sinop, no Mato Grosso, onde seu pai José Carlos Haas teve madeireira por muitos anos), falou com entusiasmo do projeto de florestamento que a Haas iniciou aqui e vai muito bem. A proposta é de plantio de eucalipto nas áreas não aproveitadas nas propriedades, com fornecimento de mudas, assistência técnica e compra da madeira. Um sistema integrado que desperta interesse de muitas pessoas com áreas de terras no interior, especialmente na região serrana, onde muito ‘macegão’ pode dar lugar ao cultivo comercial de eucalipto que é cortado com oito anos.
Junior, um jovem e arrojado empreendedor, quer, a partir do projeto da Haas Madeiras, também ajudar a transformar a região onde atua, levando possibilidades de mais renda com a madeira, e participar da vida as comunidades, como em Linha Brasil, sede da Haas, onde a igreja foi restaurada com apoio da empresa. A ponte de madeira, com passagem de um só veiculo por vez, no fim do asfalto da ERS-422, em Linha Brasil, na sede da empresa, será substituída por uma de concreto, numa Parceria Público-Privada (PPP) do Estado com a Haas, que entra com parte do ICMS que recolhe e a Prefeitura com outra parte dos recursos.
Esse é um pensamento inovador que empresas modernas estão adotando: além de produzir, também desenvolver a região onde atuam, melhorando a vida das pessoas.

Mais Fenachim

A Fenachim entra na sua reta final e é um sucesso pelos depoimentos de quem visita o Parque e de quem está expondo e vendendo produtos. O rodeio do CTG Erva Mate, que iniciou ontem, movimenta a parte baixa do Parque. Mas a festa tem muitas atrações em todas partes do Parque do Chimarrão. Sábado e domingo é um ótimo programa de família ir e viver a Fenachim, a Festa com Sabor do Rio Grande.

STR 60 anos

Ontem o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires, presidido por Claudio Fengler, completou 60 anos. Lendo a entrevista com o ‘dindo’ Paulão, o Paulo Silberschlag, atual vice-presidente, no suplemento especial da Folha, que circulou na quinta, se tem um resumo desta luta. O primeiro presidente foi Octávio Adriano Klafke, parente distante na família, que foi presidente da Fetag e vice da Contag. O segundo foi o tio Armindo Silberchlag, pai do Paulão. Octávio e Armindo presidiram o STR por 24 anos e construíram boa parte da estrutura e muitos dos benefícios conquistados para os agricultores associados, que hoje são 3,5 mil.

Irineu Henn

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz entrou na segunda-feira o titulo de Cidadão Santa-Cruzense para Irineu Henn, vice-presidente da CTA aqui em Venâncio. Henn, que mora em Santa Cruz, é natural de Vila Arlindo, sede do 7º Distrito de Venâncio. Além de familiares, prestigiaram a honraria, concedida por iniciativa do vereador Henrique Hermany (PP), a prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany (PP), o ex-prefeito de Venâncio Airton Artus, o presidente do Sindicato das Indústrias do Tabaco, Iro Schünke, dirigentes de tabacaleiras e uma comitiva da Assoeva, com o técnico Fernando Malafaia, o massagista Lei e os atletas Alvin e Boni.

Nove cidadãos

Aqui a Câmara de Vereadores concedeu nove títulos de Cidadão Venâncio-Airense na reunião festiva de quarta-feira, 11, na Fenachim. A Capitão Michele Vargas, Comandante da BM, que é de Bagé; o agricultor Ednilson Gava, que é de Nova Veneza, Santa Catarina; o empresário José Carlos Haas Junior, diretor da Haas Madeiras, que nasceu em Sinop, no Mato Grosso; a professora Cleiva Heck, ex-vereadora, ex-secretária municipal e presidente da Fenachim 2019, que nasceu em Palmitos, Santa Catarina; a gerente do Sesc, Daiane Araújo, nascida em Bagé; o tabelião Almir Lemos, nascido em Tucunduva; o promotor público Fernando Buttini, nascido em Arroio do Meio; o professor e policial civil aposentado, Nelson Colombelli, nascido em Ibarama; e a esposa dele, Beatriz Krug Colombelli, colunista da Folha do Mate, que nasceu na Vila Schmidt, Santa Cruz.
Merecida homenagem a este grupo de pessoas que nasceu em outros municípios e presta relevantes serviços em Venâncio.

Notas

  • Nesta semana foi anunciado um negócio bilionário na região. A empresa norte-americana Darling Ingredients Inc, que tem 250 fábricas de industrialização de desperdícios de alimentos, em 17 países, comprou o Grupo Fasa, com sede em Cruzeiro do Sul, por R$ 2,8 bilhões. O Grupo Fasa foi criado em 2010, composto pela junção da Faros, criada há 35 anos no interior de Cruzeiro do Sul para industrializar rejeitos de origem animal dos frigoríficos da região, com a italiana Sapi. Em 2016 a chilena Corpesca entrou no grupo, que tem 15 fábricas espalhadas pelo Brasil.
  • O presidente Jair Bolsonaro esteve sábado na Fenasoja e acabou não vindo à Fenachim como era esperado. Mas no deslocamento de helicóptero de Santa Rosa para Chapecó, os deputados Osmar Terra (MDB) e Ubiratan Sanderson (PL), convenceram Bolsonaro a fazer uma parada em Planalto, cidade vizinha de Ametista do Sul, quase na divisa com Santa Catarina. Bolsonaro desceu no campo de futebol da cidade e caminhou pelas ruas para falar com as pessoas, provocando reações de surpresa e alegria com inesperada visita de um Presidente da Republica na pequena cidade, como relatou o jornal O Alto Uruguai, de Frederico Westphalen. Força política dos deputados.
  • Pesquisa CNT/MDA aponta números iguais à outras pesquisas da semana passada. Lula (PT) lidera a corrida presidencial com 40,6% das intenções de voto e Bolsonaro (PL) tem 32%, uma diferença de 8,4 pontos. Ciro (PDT) tem 7,1%, Doria (PSDB) 3,1%, Janones (Avante) 2,5% e Simone Tebet (MDB) 2,3%. Em segundo turno a pesquisa aponta Lula com 50,8% contra 36,8% de Bolsonaro, uma diferença de 14 pontos.
  • Neste sábado os senadores Lasier Martins (Podemos) e Luiz Carlos Heinze (PP) estarão na Fenachim. Lasier, jornalista e advogado, é natural aqui de Monte Alegre, no atual município de Vale Verde. Heinze, natural de Candelária, é pré-candidato a governador.
  • O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, anunciou na quinta que não vai concorrer ao Piratini. O PDT pode apoiar Beto Albuquerque e o PSB apoiar Ciro Gomes. Airton e Giovane no mesmo palanque?

Do Twitter

  • UOL: Desembargadores que condenaram Lula na Lava Jato não recebem votos para STJ
  • O Globo: Fachin diz que ‘forças desarmadas’ são responsáveis pelas eleições: ‘Ninguém nem nada vai interferir’
  • Folha S. Paulo: Livros: Mario Vargas Llosa diz preferir Bolsonaro a Lula mesmo ‘com palhaçadas’
  • Lasier Martins: A quem cabe fiscalizar e punir ministros do STF? Hoje o controle cabe apenas ao Senado, mas nunca aconteceu, apesar de sobrarem motivos. Não há democracia com poder livre de controle. Por isso apresentei uma PEC que torna o CNJ outra instância de controle externo do Supremo
  • Bolsonaro: Nova rodada de redução de impostos reflete no preço dos alimentos aos Brasileiros. Carne bovina: de 10,8% para 0. Carne de frango: de 9% para 0. Farinha de trigo: de 10,8% para 0. Bolachas e biscoitos: de 16,2% para 0. Produtos de padaria e pastelaria: de 16,2% para 0.


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido