Conheço Benildo Soares desde que veio para o Corpo de Bombeiros de Venâncio, em 1987, ele que é natural de Cachoeira do Sul. O Bombeiro Soares, como logo ficou conhecido fez dupla de ‘Bombeiros’ no Palanque, onde jogou com o Bombeiro Ferreira.
Soares, nesta semana eleito presidente da Câmara de Vereadores para 2022, desde o início dos anos 2000 milita na política local. Apoiou muitos candidatos a prefeito, que depois de eleitos se esqueceram da bandeira de Soares, que era a criação de uma Secretaria de Segurança Pública, para a qual ele mesmo se sentia preparado para assumir. Assim, trocou de apoio inúmeras vezes, foi candidato a vereador. No governo passado, Giovane Wickert (PSB) criou a Secretaria de Segurança, mas nomeou Dario Martins para a pasta. Na eleição de 2020, Soares poiou Jarbas da Rosa (PDT) – ele sempre apoiou os candidatos de oposição aos governos que não o ‘viam’ depois da eleição.
Mas desta vez Soares se elegeu vereador pelo Republicanos, partido de forte presença de evangélicos e tem boa relação com o deputado federal do partido Carlos Gomes. Como vereador, definiu que quer atuar no Legislativo e a secretaria de Segurança é acumulada pelo prefeito Jarbas. Ironia do destino, Soares sempre quis a secretaria e agora que poderia ocupar, se elegeu vereador e prefere o Legislativo. A política tem disso.
Que faça uma boa gestão na Câmara, priorizando atender as demandas coletivas da comunidade, como sempre foi sua bandeira política.
Boas notícias
O dia de ontem foi de mais boas notícias para Venâncio neste final de ano, em que todos só pensamos em deixar a pandemia para trás.
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) anunciou a liberação pelo Estado de R$ 1,6 milhão para obras da UTI Pediátrica junto a UTI do hospital São Sebastião Mártir e mais R$ 1,8 milhão para aquisição de equipamentos. Jarbas tira rapidamente do papel mais um projeto importante.
O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), secretário estadual Adjunto da Obras, titular da pasta em dezembro, depois de dar ordem de reinicio das reformas na escola Monte das Tabocas, ontem esteve na escola Adelina Konzen, em Estância Nova, entregando para a direção o projeto de reformas do ginásio de esportes da escola, interditado há nove anos, sem uma solução. Que agora saia do papel.
Na Estância, Giovane também esteve com o secretário estadual da Justiça, Mauro Hauschild, que anunciou a decisão do governo de instalar no antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), utilizado como Colônia Penal Agrícola até 2013, um centro de treinamento e formação de agentes de segurança pública.
Notícias importantes para Venâncio na saúde, na segurança e na educação. Precisamos disso.
Do Twitter
* Gazeta do Povo: Paraná Pesquisas: Alckmin lidera corrida ao governo de SP; sem ele, Márcio França assume dianteira
* O Globo: Eleitores pobres e da periferia migram de Bolsonaro para Lula, aponta pesquisa
* Folha S. Paulo: Alckmin é a ‘Carta ao Povo’ de Lula em 2022, diz marqueteiro de Freixo
* Carlos Bolsonaro: Após ser solto alguém já viu o queridinho da impren$a e líder das pe$qui$a$ ir a algum bar de esquina tomar uma tubaína sequer?
* Cleber Benvegnú: Vergonha alheia de ver Alckmin flertando com Lula e o PT. Ele já mereceu a confiança de 42% dos brasileiros para estar justamente do outro lado desse combate. Isso não tem a ver com “diálogo” e “postura democrática”, não. É apenas poder. Poder e submissão.
* Claudio Humberto: Preços vão cair: A ministra Tereza Cristina (Agricultura) deu a boa notícia: o preço do milho vai cair e derrubar o custo de rações de aves e suínos. Isso deve impactar também na redução dessas carnes, no supermercado.