O debate em torno do 11 de maio

Nesta semana foi frustrada nova tentativa do vereador Benildo Soares (Republicanos) de transformar o 11 de maio, Dia do Município, em feriado municipal novamente e retirar o feriado do dia 25 de julho, Dia do Colono e Motorista, pois legalmente só pode ser feriado em uma das duas datas, pois o outro feriado que o município pode escolher, foi definido para o 20 de janeiro, Dia de São Sebastião Mártir, padroeiro da cidade. Soares, vendo que perderia a votação no plenário da Câmara de Vereadores na segunda-feira, 22, retirou o projeto, como já tinha feito em dezembro do ano passado.

Polêmica
O debate sobre o feriado é de longa data e me intriga que só em Venâncio acontece essa polêmica. Em Santa Cruz e Lajeado também não tem feriado no Dia do Município. Em Santa Cruz o Dia do Município é dia 28 de setembro, e não é feriado. O único feriado municipal em Santa Cruz é dia 25 de julho, Dia do Colono e do Motorista. Em Lajeado o Dia do Município é dia 26 de janeiro e também não é feriado. O único feriado municipal em Lajeado é o dia 31 de outubro, Dia da Reforma, feriado luterano.
Em Venâncio o 11 de maio era feriado e quase sempre cai na véspera do Dias das Mães, que é comemorado no segundo domingo de maio. Como é a segunda melhor data de vendas do comércio no ano, a Caciva liderou um movimento e conseguiu, em 2013, que a Câmara de Vereadores aprovasse projeto, determinando feriado no dia 25 de julho, Dia do Colono e Motorista e não mais no dia 11 de maio, Dia do Município.

Desinformação
E é incrível como existe desinformação. Vejo muita gente nas redes sociais, inclusive com nível universitário, entendendo que o aniversário do município está sendo comemorado no dia 25 de julho. O aniversário do município sempre foi e sempre será dia 11 de maio, sendo feriado ou não. Vejo outros entendendo que se tirar o feriado do 25 de julho os trabalhadores vão perder um dia de folga no trabalho, pois terá um feriado a menos no ano, o que também não é verdade.

Educação de baixo nível

Recentemente foram divulgados os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), que teve aplicação de provas de português e matemática, em outubro do ano passado, para 326 mil alunos de escolas estaduais e municipais, do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.
Reportagem na Folha no dia 16, mostrou que Venâncio tem números melhores do que a média do estado, o que é uma boa notícia. Mas o desempenho dos alunos nas escolas púbicas é muito ruim. No 3º ano do ensino médio público no RS, a média em matemática é de 4% dos alunos em nível adequado e avançado e 96% no básico e abaixo do básico. Em Venâncio são 5,7% e 94,3% respectivamente. Em português, no RS, 27% estão em nível adequado e avançado e 73% no básico e abaixo do básico. Em Venâncio são 33,8% e 66,2% respectivamente.
O Rio Grande perdeu posições no ranking nacional da qualidade da educação, liderado por Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A esperança é de que a disposição do governador Eduardo Leite (PSDB) ter como prioridade investimentos na infraestrutura e qualificação da educação possam melhorar este quadro nos próximos anos. Aqui a Administração Municipal também aumentou investimentos em educação no governo do prefeito Jarbas da Rosa (PDT). E são os investimentos em educação que fazem nações se desenvolveram mais rapidamente.

Movimento pela Educação

E o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), ex-prefeito de Marau, cria o Movimento pela Educação: vamos debater juntos, com o objetivo de ampliar as discussões sobre a qualidade do nosso sistema de ensino, para nortear os trabalhos do legislativo gaúcho durante o ano de 2023 e no final do ano entregar um Marco Legal pela Educação.
O primeiro encontro foi em Marau, o segundo aconteceu ontem, 26, em Restinga Seca. Ao todo, serão realizados nove encontros em municípios de cada uma das regiões dos Coredes, onde serão apresentadas iniciativas de sucesso da região, com a participação de profissionais especializados que trabalham com educação, nas universidades, nas escolas, em governos.
“O Movimento pela Educação surge em um momento em que existe uma rara sinergia no Rio Grande do Sul em defesa da melhoria da qualidade da educação. Queremos que o parlamento faça parte desta discussão, vamos descentralizar o debate ao levar o seminário para cidades de pequeno e médio porte no interior do nosso Estado”, explica Zanchin.
Venâncio deverá terá um destes seminários em julho. 

Nilson em ação

Reportagem da Folha de quinta, 25, mostra inovações da secretaria municipal do Meio Ambiente, que passa a recolher móveis usados nas áreas urbanas, junto com o recolhimento do lixo. Vidros podem ser colocados nos contêineres azuis. Para recolhimento de galhos é precisa avisar a secretaria. Lixo eletrônico tem recolhimento no segundo sábado de cada mês. Pneus, lâmpadas e baterias, tem logística reversa de devolver onde se comprou. Nilson Lehmen está dando dinamismo à pasta, atendendo demandas que sempre foram reclamadas pela população.

Filia 10

Vereador Benildo Soares divulga campanha de filiação Filia 10, do Republicanos, para o dia 3 de junho no Piquete Cavaleiros da Estrada, no bairro Bela Vista. A programação inicia as 9h, terá almoço e a presença do deputado federal Carlos Gomes, presidente estadual do partido.
O Republicanos em Venâncio integra a coligação governista do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e a vice Izaura landim (MDB). O partido tem Benildo como vereador eleito e o suplente Zé da Rosa como secretário da Cultura, Desporto e Lazer, além de outros cargos no governo.

Guasqueiro

Você sabe o que é um guasqueiro? Nesta semana a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, PL do deputado Gaúcho da Geral (PSD), que declara como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do RS o oficio de guasqueiro, o artesão que trabalha com couro cru, ofício que tem origem na colonização espanhola e portuguesa da América do Sul. «É um dos ofícios mais tradicionais e antigos do nosso estado», disse o deputado, lembrando que a defesa da tradição gaúcha é uma das prioridades de seu mandato.

Do Twitter

  • CNN: Na primeira reunião da CPMI do 8 de janeiro, deputados e senadores confirmaram o deputado Arthur Maia (União – BA) como presidente da comissão e elegeram a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) para ser relatora
  • O Globo: ‘Radicalismo’ dos governistas na CPMI do 8 de Janeiro dependerá da postura da oposição na CPI do MST, diz líder
    Veja: Incêndios na Amazônia aumentam poluição de SP em até mil por cento
  • UOL: Ex-presidente Fernando Collor é condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro
  • Estadão: ‘Pelo Brasil, né?’; Lula libera R$ 1 bilhão em emendas parlamentares no dia do arcabouço fiscal; deputados admitem votar por verbas
  • Gazeta do Povo Justiça de MG aposenta compulsoriamente juíza que criticou inquérito das fake news
  • Folha SP: Comissão aprova mudanças no governo Lula que fortalecem centrão e retiram poder de Marina



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido