O discurso do prefeito Jarbas sobre a maior Fenachim gera reações na rede

Na escolha das Soberanas da Fenachim, no sábado que passou, no Poliesportivo, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) elogiou o evento e disse otimista que a Fenachim 2022 vai ser a Fenachim da retomada, do pós-pandemia, que vai ser a maior Fenachim de todos os tempos. Todos torcemos por isso.
Na matéria da Folha, no digital, comentários postados por membros do governo e da festa anterior, desejaram que se confirme o discurso mas colocaram tom de reprovação e cobrança ao que Jarbas não falou, sobre desmerecimento e desconsideração com as festas anteriores.
O vereador Elígio Daniel (PSB), motorista concursado da Prefeitura, que incorporou FG de Coordenador do Parque do Chimarrão, onde trabalhou por um período, antes de ser cedido ao Sindicato dos Servidores Públicos, no governo anterior do prefeito Giovane Wickert (PSB), e que tem sido crítico sistemático do governo de Jarbas da Rosa (PDT), reclamou: “Que seja a maior, que seja a melhor mas não precisa esta arrogância, desmerecendo o trabalho de tantos que antecederam e fizeram a nossa Fenachim chegar a sua 16° edição……menos as vezes é mais, humildade a canja de galinha nunca faz mal a ninguém”, escreveu.
Cleiva Heck, que foi presidente da Fenachim anterior e da Associação Fenachim até este ano, complementou: “Não precisam desmerecer as outras edições. Muita arrogância mesmo. Mas o quê esperar quando ouvimos da assessoria direta do prefeito que: ESTA FENACHIM TERÁ A CARA DO JARBAS. Bah que eu saiba a Fenachim traz em suas edições a cara da nossa cultura, da diversidade, da nossa economia e nossas potencialidades turísticas. Sem contar com as muitas mãos envolvidas pra que tudo aconteça da melhor forma. Que a 16° Fenachim ocorra com sucesso! Esse é nosso desejo”, escreveu ela.
Um outro, Luciano Kretschmer, sem vinculação política ou governos, sintetizou assim o que viu nos muitos comentários postados: “Aqui vejo comentários pra todos os gostos. Alguns são políticos, outros invejosos, tem também de dor de cotovelo, e uns realmente sem interesses ou amarguras. Cada comentário tem seu propósito”, escreveu ele.
Jarbas, no seu discurso, só disse que quer fazer a maior Fenachim de todos os tempos, coisa que vários prefeitos e presidentes da festa anteriores já disseram.
A Fenachim precisa de todos nós venâncio-airenses trabalhando a favor dela.

Jornalismo da Folha foi premiado na ADI

Carlos e Cassiane, no painel que debateu jornalismo mais propositivo e atraente no Congresso da ADI, em Canela. (Foto: Romar Behling/Gazeta do Sul

No final de semana foi realizado no Tri Hotel, em Canela, o 23º Congresso dos Diários do Sul do Brasil, promovido pela Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS). A Folha esteve lá com os diretores Ricardo Silberschlag e Paula Carvalho, no evento onde os jornalistas Carlos Dickow, um dos editores da Folha, e Cassiane Rodrigues, conquistaram o terceiro lugar no Prêmio de Excelência Editorial 2021 da ADI, com a reportagem ‘Em coração de mãe, sempre cabe mais um’, que contou histórias de imigrantes acolhidos em Venâncio Aires, um dos municípios que são referência no Brasil, pela estrutura que montou, inclusive com a criação da Política Municipal de Acolhimento e Atendimento para Imigrantes, Apátridas e Refugiados.
Carlos e Cassiane participaram, com os jornalistas da Gazeta do Sul, Iuri Fardin e Carolina Garske, vencedores, junto com Pedro Garcia, do primeiro e segundo prêmio, do painel ‘Jornalismo mais propositivo e influente: como fazer as redações produzirem conteúdos úteis, atraentes e necessários ao desenvolvimento local’, mediado pelo diretor de Mercado e estratégia do A Hora de Lajeado, Fernando Weiss. Os três principais jornais dos Vales do Rio Pardo e Taquari estavam no palco falando para os demais jornais do RS. Isso mostra que o jornalismo que fazemos na região é de vanguarda.

Licença-prêmio

A Câmara de Vereadores aprovou projeto do executivo que acaba com a licença-prêmio para os futuros funcionários da Prefeitura, mantendo esse direito aos atuais servidores. O ex-prefeito Airton Artus (PDT), deputado estadual suplente, me envia nota onde se posiciona em apoio: “Além de ser uma adequação à medida semelhante nos governos estadual e federal é um avanço nas relações de trabalho do funcionalismo público municipal. Deve-se ressaltar que tal medida além de propiciar a manutenção de ganhos históricos em termos salariais ajuda no fortalecimento no fundo previdenciário que vai garantir o futuro dos servidores municipais. Ir contra essa medida é uma miopia politica ou uma demagogia em cima da boa fé das pessoas.”

Aniver de Giovane

O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), hoje secretário estadual Adjunto de Obras e Habitação no Governo do Estado, completou 43 anos na terça, dia 2. Um jovem já experiente na política. Familiares, amigos e boa parte da sua equipe de governo municipal, mais o deputado Heitor Schuch, participaram da festa surpresa, no La Luna.

Giovane soprou as velinhas com a esposa Cristiane e os filhos Augusto e Rafaela. (Foto: Divulgação)

Notinhas

* Comunidade de Linha Marechal Floriano comemorou nesta semana a conclusão das obras do asfalto. Foram feitos 300 metros no centro da comunidade, com emenda do deputado Heitor Schuch (PSB), atendendo pedido de lideranças do Marechal, como Jairo Bencke, vereador suplente do PSB. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) deve inaugurar a obra nos próximos dias.
* Li em canal de divulgação do estado de Santa Catarina, que o Mirante da Serra do Rio do Rastro vai ganhar um complexo turístico com shopping, estação de ski e bondinho. Os catarinas fazem, cada vez mais, do turismo sua principal indústria.
* Por falar em turismo, vi um anúncio de venda de apartamento de 1 dormitório em Gramado por R$ 395 mil. Os preços na Serra Gaúcha, que também explode turisticamente, refletem o interesse do mercado. O Natal Luz de Gramado e o Sonho de Natal de Canela estão atraindo milhares de turistas que lotam a Serra.
* Luciano Hang esteve quinta em Lajeado, onde inaugurou a 166ª loja da sua rede, com estátua da Liberdade e tudo, na BR-386, bem ao lado da ponte sobre o rio Taquari. E a próxima loja será em Canela, ao lado do Mundo a Vapor, em dezembro. Bolsonarista assumido, odiado e perseguido pela esquerda, Hang é um ícone empresarial.

Esportivas

* A situação gaúcha segue igual no Brasileiro. O Inter buscando vaga no G-6, mas se distanciando do pelotão de frente, há quatro jogos sem vencer. Grêmio e Juventude tentando fugir do Z-4, com o tricolor acumulando três derrotas consecutivas.
* E hoje tem Gre-Nal no Beira Rio às 19h. O Inter é 7º, com 41 pontos, em 29 rodadas. O Grêmio é vice-lanterna, com 26 pontos, em 28 jogos. Uma ‘Final de Copa’, para os dois.
* O Juventude, 18º com 30 pontos, em 29 jogos, folga.

Do Twitter

* Gazeta do Povo: Ciro Gomes suspende pré-candidatura à presidência após apoio do PDT à PEC dos Precatórios
* Folha S. Paulo: MST e PSB ensaiam reaproximação após anos de afastamento
* Estadão: TRF-1 permite reabertura de investigação sobre facada em Bolsonaro
* CNN Bolsonaro: Moro condicionou troca na PF a vaga no STF
* Rosane Oliveira: Acredite se quiser: Bolsonaro se autoconcede título de grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico
* Fernando Haddad: Em 2018, 3 dos 4 candidatos do PDT a governador que foram para o 2° turno declararam voto no Bolsonaro. Hoje, o partido assinou um cheque de R$ 90 bi para viabilizar sua reeleição. Não sei se tem conserto. Estrago monumental!
* Pompeo de Mattos: No segundo turno da PEC dos Precatórios o PDT pode desfazer o erro crasso que cometeu ao orientar favoravelmente a PEC do calote. A PEC foi aprovada em 1º turno por apenas 5 votos, podemos reverter essa votação. Votei NÃO e vou continuar lutando contra.
* Sergio Moro: Aumentar o Auxílio Brasil e o Bolsa Familia é ótimo. Furar o teto de gastos, aumentar os juros e a inflação, dar calote em professores, tudo isso é péssimo. É preciso ter responsabilidade fiscal.
* Eduardo Leite: Na COP16, realizada em Glasgow, na Escócia, lançamos o Consórcio Brasil Verde, iniciativa que já conta com 22 governadores. A prioridade é que os Estados elaborem planos concretos de neutralidade de carbono, com apoio de entidades.

 



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido