Faleceu no domingo e foi sepultado ontem, Renato Vieira Martins, 77 anos. Ele lutava contra o câncer faz algum tempo. Em abril do ano passado estive com ele, na visita aos assinantes nos 50 anos da Folha, onde ele rememorava histórias. Contou que se formou eletro-técnico em Porto Alegre, de onde é natural, e em 1969 passou no concurso da CEEE. Foi designado para Santa Cruz, onde ficou de janeiro até agosto de 1970, quando foi transferido para Venâncio, de onde nunca mais quis sair. Aqui constituiu sua família com a esposa Cleia, os quatro filhos e seis netos.
Gerente da CEEE aposentado em 1997, Renato teve vida comunitária intensa. Era rotariano, foi liderança política desde a Arena, passando por PDS, PPB até o PP de hoje, sem nunca ter mudado de partido, como me conta o amigo e companheiro fiel de política, o advogado Ailto Melo. Renato foi candidato a vereador algumas vezes mas não se elegeu. Homem espirituoso e de alto astral, ele mesmo brincava que Wilmuth Bergmann sempre se elegeu – foram onze mandatos consecutivos no partido – e ele nunca se elegeu. Mas foi secretário municipal de Obras com Glauco Scherer (2001-2004) e de Administração com Almedo Dettenborn (2005-2008).
Foi professor no CAJ e no antigo científico, curso de preparação para o vestibular que reuniu os melhores professores de Venâncio nos anos 70. Também abriu a Pioneira, primeira locadora de filmes em Venâncio Aires nos anos 80 e era torcedor fervoroso do Guarani, com sua voz inconfundível xingando o árbitro nos jogos no Edmundo Feix.
Renato Vieira Martins deixa um legado de ações na comunidade que adotou como sua ‘terra de coração’, quando deixou Porto Alegre, onde nasceu.
Notinhas
- Pauta da Assembleia Legislativa na sessão desta terça, 16, tem o Projeto Pró-Hospitais, que foi retirado na semana que passou, atendendo pedido do governo para propor emendas. O projeto de auxílio aos hospitais, permitindo que empresas repassem até 5% do ICMS devido, é proposta unificada de projetos de três deputados, Airton Artus (PDT), Claudio Tatsch (PL) e Tiago Duarte (União Brasil).
- Produtora Cultural Jaqueline dos Santos, pré-candidata a vereadora pelo PT em Venâncio, parceira de projetos com Sergio Rosa, o Papelito, esteve na sexta-feira, 12, com a deputada federal do partido Reginete Bispo, em Porto Alegre. Reginete destinou R$ 220 mil para o hospital em 2022 e agora R$ 80 mil para projetos culturais no Nego. Jaqueline articula a visita de Reginete à Venâncio. A Fenachim será uma boa oportunidade.
- PL e PP realizam, hoje à noite, a reunião quinzenal no Nuno Gastronomia, onde projetam ações para a eleição municipal, que terá chapa majoritária.
- Amigo Oly Schwingel, médico, me enviou ontem uma imagem do quadro da Santa Ceia que tem na sua casa. A obra original de Leonardo da Vinci, o mais famoso quadro pintado em todos os tempos, é de 15 de abril de 1452, descreve Oly. Fez 572 anos ontem.
Do X
- Gazeta do Povo: STF voltará a julgar bloqueio do WhatsApp; Moraes já suspendeu Telegram
- Folha S. Paulo: Censura promovida por Moraes tem de acabar
- O Globo: ‹Meu papel é de articuladora›, diz Janja ao rechaçar papel de primeira-dama como ‹esposa que organiza chás de caridade›
- Estadão: Senado votará fim da reeleição no Brasil
- Globo News: Depois de uma viagem pela China, a presidente do PT, Gleisi Hoffman elogiou o sistema do país e chamou de “democracia efetiva” o modelo de desenvolvimento implementado pelo Partido Comunista.
- Sergio Moro: O sonho do PT é fazer do Brasil uma “democracia efetiva”, estilo chinês…