Reunidos na noite de sexta-feira, líderes da oposição buscavam um entendimento para definir a chapa majoritária para a eleição municipal. Mas o acordo ainda não saiu. Está emperrado na decisão do PMDB em ter Nilson Lehmen como candidato a prefeito e o desejo do também vereador Celso Krämer (PTB) em ser candidato a prefeito. A decisão foi empurrada para nova reunião nesta quinta-feira.

Nos bastidores da política ouvi que esta disputa tem a ver com o ex-prefeito Almedo Dettenborn e Sérgio Moraes, deputado federal, ex-prefeito em Santa Cruz e liderança do PTB no RS. Moraes estaria apostando alto n uma disputada pessoal para dobrar o PMDB de Almedo e indicar o candidato a prefeito pela oposição. Seria ele também o orientador das ações dos vereadores do PTB Celso Krämer e Marcolino Coutinho, que são os mais ferrenhos críticos do governo municipal na atual legislatura e na insistência de Krämer em ser candidato a prefeito.

Conhecendo a política e os políticos há quase 40 anos em Venâncio, tenho convicção que o PMDB não abre mão da cabeça de chapa.

 

Aparição pública denuncia acerto?

Ontem a tarde, na inauguração da nova e moderna fundição da Metalúrgica Venâncio, Nilson Lehmen e Celso Krämer chegaram juntos ao evento, circularam pela fábrica juntos, logo atrás do prefeito Airton. Na solenidade também estiveram juntos, assim como se retiraram do local em dupla. Como no evento alguém assoprou que a vereadora Izaura Landin teria dito estar aliviada por estar fora da disputa, subentende-se que Nilson Lehmen e Celso Krämer vão formar a dobradinha da oposição na disputa pela prefeitura. Celso Krämer mostrava-se animado ontem, mas nenhum dos dois deu pistas. Tem apostas de que Krämer dobrou o PMDB e sairá candidato a prefeito com Nilson de vice.

Particularmente ainda penso que Nilson Lehmen será candidato a prefeito. Mas a política é feita de lances muitas vezes inesperados. Nilson tem 28 anos e começando carreira.

Pelas expressões de ontem, a dobradinha está definida, mas a ‘fumaça branca’ ainda não saiu por alguma pendência com outros partidos do bloco fora do governo, especificamente PSDB e PSB. Krämer diz que na sexta-feira será divulgada a decisão.