Neste 22 de julho Venâncio Aires e a microrregião tem o que comemorar; o hospital São Sebastião Mártir completa 80 anos. Criado pela comunidade, é entidade filantrópica que cuida da saúde da gente de vários municípios.Hoje com o médico Oly Schwingel na presidência, o ‘Bastião’, como é chamado o nosso hospital, vive dificuldades, mas tem motivos para comemorar.

E uma pessoa em especial deve ser saudada. O médico Airton Artus, que como prefeito, teve a coragem de intervir na casa de saúde, quase em situação de insolubilidade, em 2011. Destituiu a diretoria no dia 20 de julho de 2011 e formou uma comissão diretiva que atuou em parceria com o governo municipal para trabalhar na recuperação da casa de saúde. Dos quase R$ 15 milhões de dívidas e ameaça real de fechar as portas, o ‘Bastião’ hoje reduziu a dívida para quase um terço e é referência no Estado. Vários municípios já vieram a Venâncio para conhecer o processo de recuperação.

Aos 80 anos, o “Bastião” tem o que comemorar. Que consiga dar seguimento ao trabalho hoje realizado, pelo bem da saúde de todos os venâncio-airenses e cidadãos dos municípios vizinhos que dele também se utilizam.