Os candidatos ao Piratini

Com a convenção do PSD, realizada na segunda, 1º, todos os partidos definiram seus nomes e caminhos. E surgem três grandes frentes. Eduardo Leite (PSDB), com 29% na última pesquisa Real Time Big Data para TV Record, terá Gabriel Souza (MDB), 1% na pesquisa, como vice, e Ana Amélia (PSD) para o Senado, mais o apoio do Cidadania, União Brasil, e Podemos, que terá senador Lasier Martins concorrendo a deputado federal, como ele anunciou ontem. Outra frente terá Onyx Lorenzoni (PL), com 24% na mesma pesquisa, com vice a definir e Hamilton Mourão (Republicanos) ao Senado, mais o apoio do Patriota e Pros. A terceira frente tem Edegar Pretto (PT), 9% na pesquisa, e Pedro Ruas (PSol), 5% na pesquisa, como vice e Olívio Dutra (PT) ao Senado, com apoio do PCdoB, PV e Rede. Luiz Carlos Heinze, com 4% na pesquisa, é o candidato do PP, com chapa pura, que terá as vereadoras de Porto Alegre Tanise Sabino de vice e Nádia Gerhardt para o Senado. O PSB vai com Vicente Bogo, o PDT com Vieira da Cunha, mais Roberto Argenta (PSC), Ricardo Jobim (Novo), Rejane Oliveira (PSTU) e Carlos Massala (PCB).
As próximas pesquisas vão desenhar o novo quadro. Os números até aqui apontam para uma disputa entre Leite, Onyx e Pretto para ir ao segundo turno. Mas é preciso levar em conta a possibilidade de reações históricas em campanhas, como foi com Sartori e Leite, que largaram bem atrás e se elegeram governador.

Notinhas

  • Na cobertura da Câmara de Vereadores nesta edição Carlos Dickow detalha debates acalorados de segunda, 1º. Os vereadores de oposição, André Kauffmann (PTB) e Elígio Weschenfelder (PSB), denunciaram, sem provas, que o secretário do Desenvolvimento Rural, vereador governista Gilberto dos Santos (MDB), não está na secretaria em tempo integral. Gilberto desmente e o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) diz que os secretários não batem ponto, mas tem planilhas de trabalho a cumprir e prestar contas.
  • É papel da vereador fiscalizar o governo, mas um dos argumentos de André foi infeliz. Disse que ele mesmo foi na secretaria e não encontrou o secretário. André foi secretário da pasta na gestão passada, diz que batia ponto, mas com certeza não estava sentado lá o tempo todo para todo mundo ver, pois era muito ativo e andava no interior. E secretário desta pasta tem que andar pelo interior. Elígio, que disse ser desperdício de dinheiro público, que vai ao MP, TCE, etc denunciar, pela sua formação política, é do ‘acuse os outros daquilo que você faz”. É só ler a reportagem na página 4 que também fala de denúncias de Elígio sobre FG’s, para entender.
  • Faleceu no domingo José Breno Friedrich, 78 anos, dono da Olaria Friedrich, de Linha Sapé, empresa que sempre investiu em modernização na produção de tijolos e cresceu muito, enquanto outras olarias pararam no tempo e fecharam nas últimas décadas. Ficam a viúva Zelair e os filhos Márcio e Claudia para seguir o negócio gerido pelo pai. Que descanse em paz o amigo Breno.

Do Twitter

  • CNN: Pesquisa Quaest para presidente: Lula tem 44% e Bolsonaro, 32%
  • UOL: STF decide se lei de improbidade retroage e beneficia políticos condenados
  • O Globo: Fachin diz que ‘desqualificar urnas’ é tirar direito dos brasileiros de ter o voto respeitado
  • Folha S. Paulo: Meu governo foi um golpe de sorte ao país, diz Temer em resposta a Lula
  • Lasier Martins: Diante da complexidade partidária do RS e suas alianças, coloquei meu nome à disposição do Podemos para concorrer à Câmara. Quero continuar no Congresso para defender dezenas de projetos que apresentei, como o reestabelece a prisão em segunda instância, já aprovado pelo Senado.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido