Na manhã de sexta-feira, feriado de sete de setembro, foi realizado o desfile cívico da Semana da Pátria na Osvaldo Aranha, um espetáculo de civismo. Com a participação de 46 pelotões, formados por escolas e entidades, foram prestadas homenagens à Pátria, com o tema ‘água é vida. Preserve nossas fontes’.
O pelotão de órgãos de segurança abriu o desfile seguido pelo pelotão de autoridades. Pela ordem, o prefeito Airton Artus, carregando a bandeira do Brasil; o juiz João Francisco Goulart Borges, carregando a bandeira do Rio Grande do Sul, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Puthin, carregando a bandeira de Venâncio Aires, representando o presidente Paulo Mathias Ferreira, portador de limitações para caminhar, pois usa muletas. De novidade, pelos pra mim, foi uma bandeira do Mercosul, carregada pelo vice-prefeito Giovane Wickert.
Logo atrás os vereadores, com as presenças de Marcolino Coutinho, José Melchior, Celso Krämer, Hélio Artus, Telmo Kist e Izaura Landim, todos candidatos à reeleição. Faltaram os vereadores Paulo Mathias Ferreira, por sua deficiência física e Adelânio Rupppenthal, os dois que não concorrem à releição. Mas a ausência mais sentida foi do vereador Nilson Lehmen, candidato a prefeito, que não estava no pelotão. E nas calçadas isso foi assunto.