A Polícia Federal investiga denúncia de que 70 pessoas, entre produtores rurais, comerciantes, grileiros e sindicalistas, combinaram em grupo de whats tocar fogo em áreas à beira de estradas no Pará, no dia 10 de agosto, denominado pelo grupo de ‘Dia do Fogo”. O propósito não é difícil de identificar; turbinar as queimadas que acontecem todos anos nesta época do ano, na Amazônia brasileira, paraguaia, boliviana e peruana, como mostram imagens de satélite. Nos últimos dois anos, com mais chuva nesta época, as queimadas foram menores. As queimadas na Amazônia são feitas em desmatamentos, mas também para ‘limpar’ a terra, uma prática antiga e intolerável nos dias de hoje, e que precisa ser exterminada, como foram as queimadas nos canaviais de São Paulo. E como ainda acontecem nos campos do Rio Grande, pra renovar pasto.
E as ‘turbinadas’ queimadas na Amazônia viraram trunfo ideológico da esquerda e da grande imprensa, para jogar mais uma bomba ‘no colo’ de Bolsonaro, na guerra implacável contra o Presidente. E o presidente da França, Emmanuel Macron, assumiu o papel da crítica internacional à Bolsonaro, fazendo ameças ao Brasil, com apoio da Alemanha e da Noruega, países que tem exploração de riquezas na floresta amazônica. França e Irlanda ameaçam não assinar o acordo Mercosul – União Europeia, em protesto pelas queimadas na Amazônia. Mas, o motivo real é outro também; os dois países sabem que sua agricultura terá dificuldades de competir com os produtos agrícolas brasileiros com o livre mercado. Nada acontece por acaso. Tudo tem ‘interésses’, como dizia Brizola.
Macron e Merkel ‘roncaram grosso’ contra Bolsonaro, mas depois de falarem com Trump na reunião do G-7 (grupo que reúne Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido ), no final de semana, ‘baixaram a bola’. A França, junto com Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra, anunciou ajuda para controlar incêndios no Brasil.
Termina mais um ‘discurso’ da esquerda e da grande imprensa contra Bolsonaro. Qual será o próximo? Se nem um outro fenômeno natural acontecer, volta a ser Previdência e Reforma Tributária. Sem trégua.
Enquanto isso, silenciosamente, sem manchetes, a economia vai se recuperando, mesmo que lentamente. Quase meio milhão de empregos já foram gerados neste ano.
Notinhas
* E a delação de Antônio Palocci não aparace nas manchetes nacionais, mas vai dando o que falar. Sobre o BNDES ele detalha como era o esquema internacional de desvio de dinheiro criado no governo Lula. Montanhas de dinheiro foram emprestadas para países ‘amigos’, como Angola, Gana, Cuba e Venezuela, mesmo com alto risco de não receber. Na negociação de Lula com estes países, era determinado que as empreiteiras brasileiras fariam as obras financiadas. O preço era superfaturado para irrigar o caixa do PT, de partidos aliados, e até de oposição, além dos bolsos de companheiros. Depois de feitos os ‘negócios’ por Lula, a equipe de governo tocava o assunto, revelou Palocci. Nada de novo. Só confirma o que era sabido.
* Outra revelação de Palocci é de que Lula pressionou Dilma para ‘barrar’ a Lava Jato em 2014, pois queria manter o desvio de dinheiro público, via empreiteiras, para financiar sua campanha em 2018. Dilma fez o contrário. Certa de que a Lava Jato não chegaria até ela, mas que pegaria Lula, ela deu ‘corda’ pra Lava Jato, conta Palocci. Lembram disso, Dilma dando apoio à Lava Jato? Ai estão os motivos. E Lula foi preso, como ela previa.
* E o Papa Francisco, que criticou a Justiça, para cobrar Moro, agora critica os incêndios na Amazônia para cobrar Bolsonaro. O Papa ‘Chico’, argentino ligado à esquerda, nunca criticou a ‘roubalheira’ nos governos do PT para cobrar Lula e Dilma. A cobrança papal é importante, mas para todos os governos.
* Na rodada do Brasileiro, a dupla Gre-Nal jogou com reservas. O Grêmio fez 2×1 no Athletico PR na Arena. O Inter perdeu fora para o Goiás por 2×1. O Inter é 7º com 24 e o Grêmio 12º com 21.
* A semana é de decisão de vaga para as semifinais na Libertadores. Hoje tem Palmeiras x Grêmio em SP às 21h30min. Amanhã Inter x Flamengo no Beira Rio às 21h30min. Os dois precisam vencer. Foi Grêmio 0x1 Palmeiras e Flamengo 2×0 Inter nos jogos de ida. Complicado, mas dá pra superar.
Do Twitter
* UOL: Manifestantes protestaram contra a Lei de Abuso de Autoridade.
* Folha S. Paulo: Queimadas disparam, mas multas do Ibama despencam sob Bolsonaro.
* Veja: Papa diz que incêndios na Amazônia ameaçam “pulmão vital do planeta”.
* Jovem Pan: Queimadas na Amazônia estão na média dos últimos 15 anos, diz NASA.
* Exame: Ajuda do G7 à Amazônia será de pelo menos 20 milhões de euros.
* O Globo: Bolsonaro questiona ajuda internacional a Amazônia: ‘O que eles querem lá?’
* Estadão: Uruguai tem falta de maconha legal e deve ajustar a lei.
* Osmar Terra: Como prevíamos, a legalização da maconha no Uruguai nunca foi só para os usuários uruguaios. Ela visava a exportação, ilegal, para o Brasil. Os traficantes transformaram a terra do Mujica num grande Hub de transferência de drogas e aumentaram lucros e força!
* Augusto Nunes: Neste 25 de agosto, as ruas deram o claro recado: os brasileiros não vão engolir a lei de proteção aos corruptos nem os abusos dos ministros do STF que sonham com o fim da Lava Jato. A Era da Roubalheira acabou.
* Cristian Deves: Já imagino a quantidade de carros enfileirados entrando na cidade para ver uma Bíblia de 3 metros. Meu Deus do céu ilumine estas pessoas p saber como se realiza Turismo Religioso. Prioridade e foco com o dinheiro publico, urgente!