Das 11h às 13h nesta quinta, 24, tem reunião-almoço na AABB, com o painel Gente & Negócios, projeto da Folha do Mate e Terra FM, que coloca um tema em pauta todos os meses, de maio a outubro, e culmina com o lançamento da revista Perfil Socioeconômico, no mês de novembro.
Hoje o tema é “Gestão das propriedades rurais: entraves e estratégias para empreender no campo”. O painel será mediado pela jornalista Letícia Wacholz e contará com as presenças do secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, deputado estadual Edivilson Brum; do presidente da Sicredi e Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Petry; do chefe do escritório da Emater em Venâncio Aires, Vicente Fin; e participação especial do case da família Hein (Elton e filho Gustavo), de Linha Herval, propriedade que mais gerou Valor Adicionado Fiscal (VAF) no último ranking divulgado pela revista Perfil.
O painel tem transmissão ao vivo pela Rádio Terra FM e em vídeo pelo Terra Play no YouTube. Durante duas horas estarão em debate barreiras, oportunidades e iniciativas na gestão de propriedades rurais. Fique ligado.

Notinhas

  • Edivilson Brum vai estar no painel Gente & Negócios na quinta, 24, e volta a Venâncio no sábado, 26, para a abertura da 46ª Festa Municipal do Colono, que será realizada no fim de semana na comunidade Santo Antônio, de Linha Santana, no Vale do Sampaio.
  • O Emprega Venâncio, realizado no sábado pela manhã, na Travessa São Sebastião Mártir, foi um sucesso. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, por meio da agência FGTAS/Sine, resultou em 246 entrevistas no local e teve todas as vagas dos cursos do programa Qualifica Venâncio preenchidas. Estive lá e vi 20 empresas com bancadas entrevistando candidatos para trabalhar. Quem levou carteira de trabalho e vontade de trabalhar saiu empregado de lá.
  • Com alta desaprovação do seu governo, mal nas pesquisas para a reeleição em 2026, o embate com Estados Unidos pode ter sido premeditado pela equipe de Lula para recuperar apoio. Lula reuniu o Brics e ditaduras no Rio, pregou a criação de um bloco econômico sem o dólar como moeda. A reação dos Estados Unidos foi imediata. E pesquisas já mostram que Lula recupera alguns pontos de aprovação e de chances em 2026. A política é feita com inteligência, que pode ser para o bem ou para o mal.

Do X

  • Folha São Paulo: Quaest: Avaliação de Lula tem oscilação favorável, agora com 40% de negativo e 28% de positivo
  • Veja: Diplomacia não vencerá chantagem de Trump por Bolsonaro, avalia governo
  • Extra: Fernando Haddad admite possibilidade de tarifaço de 50% ser mantido por Estados Unidos em agosto
  • CNN: Moraes reforça que Bolsonaro não pode usar redes de forma direta e indireta
  • Carta Capital: Bolsonaro pode ser preso se der entrevistas ou aparecer nas redes, determina Moraes
  • IstoÉ: Moraes proíbe transmissão e divulgação de entrevistas de Bolsonaro
  • Gazeta do Povo: INSS tem 1 milhão de benefícios sob suspeita e pode desperdiçar R$ 15 bilhões por ano
  • Correio Brasiliense: Zema será lançado como pré-candidato do Novo à Presidência em evento em São Paulo
  • Fernando Haddad: Nós não vamos sair da mesa de negociação. O Brasil se dá bem com todos os países