Passo do Sobrado se desenvolve


Passo do Sobrado se desenvolve
Passo do Sobrado se desenvolve

Nesta semana Passo do Sobrado realizou o lançamento da 6ª Festa do Búfalo e 4ª Expofeira, que acontecem de 15 e 18 de março na área em torno da igreja, no centro. Os festejos marcam os 20 anos de emancipação política. Passo do Sobrado era distrito de Rio Pardo. Nos pronunciamentos das pessoas envolvidas na noite do lançamento, o sentimento de orgulho pelo progresso que o município alcançou era geral. O fazendeiro Tales Mariante Celeste, maior criador de búfalos do Estado e parceiro da festa, o prefeito Caio Baierle (PT), que fez um resumo da pujança que é o município, e os demais que se pronunciaram, falaram com um imenso orgulho por participar desta história.

Conheci Passo do Sobrado ainda distrito, distante 40km da sede Rio Pardo e 20km de Venâncio. Estradas empoeiradas pela vila, poucas opções de comércio, sem indústrias, sem futuro. Graças ao movimento de emancipação, hoje é município e uma maravilha. O centro da cidade todo asfaltado, tem área ampla, é plano e cresce rapidamente. Passo do Sobrado, assim como Mato Leitão, que também completa 20 de emancipação política de Venâncio A|ires, são dois exemplos claros de que emancipar sedes distritais significa alavancar o progresso de comunidades.

Passo do Sobrado antes de Caio Baierle teve outros quatro prefeitos. Gilberto Weber, o primeiro e que hoje é vice, João Regert, Airton Etges e Elton Dettenborn conduziram o município aos dias de hoje.

Perguntei à Caio, o prefeito que é do PT e Gilberto, o vice que é do PDT, sobre a eleição de outubro. Ninguém respondeu, afinal era dia festivo. Mas senti indecisão no ar.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido