No sábado, 2, o PDT de Venâncio realizou seu encontro de final de ano, com almoço no salão Machy, reunindo dirigentes, filiados e partidos aliados do governomunicipal. Tiago Quintana, vereador mais votado em 2020, secretário municipal de Saúde, é o presidente. No encontro foram feitas avaliações e projetadas ações para 2024, quando tem eleição municipal e o prefeito Jarbas da Rosa será candidato à reeleição.
O PDT vive seu auge político em Venâncio. Elegeu o prefeito Jarbas em 2020, com 8 mil votos de diferença; elegeu em 2022 Airton Artus deputado estadual. Antes ele tinha sido prefeito reeleito entre 2009 e 2016. E tem o presidente o atual da Câmara de Vereadores, Gerson Ruppenthal. Maior – em representatividade – só foi o MDB nos anos 80 e 90, quando teve o deputado Gleno Scherer, os prefeitos Alfredo Scherer, Almedo Dettenborn, Glauco Scherer e Celso Artus, em cinco mandatos seguidos e presidia a Câmara de Vereadores, onde tinha maioria.

Notinhas

  • PDT e PSB reuniram suas bancadas federais e estaduais no RS, ontem, durante almoço em Porto Alegre. O PDT tem 18 federais no país e dois no RS; Pompeo de Matos e Afonso Mota. E quatro estaduais; Eduardo Loureiro, Gerson Burmann, Luís Marenco e Gilmar Sossela (cadeira ocupada pelo suplente Airton Artus). O PSB tem 14 deputados federais no país, um no RS, Heitor Schuch, e um estadual, Elton Weber. Os dois partidos integram o governo Lula, em Brasília, e o governo Leite, no RS, e buscam formas de se fortalecer. Em Venâncio os dois são os principais adversários na última década, pois elegeram quatro prefeitos. O PDT, Airton Artus duas vezes e Jarbas da Rosa, o PSB, Giovane Wickert.
  • O presidente do MDB local, Paulo Mathias Ferreira, indicou o nome do capataz do 8º Distrito de Vila Arlindo, o empresário Celso Ferreira, para ocupar a secretaria municipal de Agricultura, que estava sem titular desde que o vereador do partido, Gilberto dos Santos, deixou a pasta e assumiu sua cadeira no Legislativo. O prefeito Jarbas da Rosa empossou Ferreira ontem.
  • Beatriz Krug Colombeli, colunista da Folha, que assina o espaço semanal Cultua Gaúcha, abre hoje, às 19h, exposição no Museu, para marcar os 20 anos da coluna. Amanhã ‘Bea’, que trabalha no Museu, recebe homenagem na Câmara de Vereadores pelos 20 anos da coluna, que mostra a vivência tradicionalista. A homenagem é do vereador Renato Gollmann (PTB).

Do X

  • IstoÉ: Pacheco vai pautar fim da reeleição e mandato no STF no início de 2024
  • CNN: Na COP28, Lula diz que Brasil participará da Opep+ para convencer produtores que combustíveis fósseis chegarão ao fim
  • O Globo: Indicado ao STF, Dino deve enfrentar ‘clima de CPI’ em sabatina
  • Terra Brasil: Líder do PL diz que faltam nove votos para barrar indicação de Dino ao STF
  • Folha S. Paulo: Dino deve ser 5º negro na história do STF, mas compromisso com pautas raciais é incógnita. Ministro mudou autodeclaração de branco, em 2014, para pardo, nas eleições de 2018, quando foi eleito governador do Maranhão
  • Gazeta do Povo: Estatais no vermelho: sob Lula, empresas federais voltam a ter déficit
  • Revista Oeste: Cacique que denunciou Funai e ONGs durante diligência de CPI recebe ameaça de morte
  • Correio Braziliense: Consumo de carne de cachorro na Coreia do Sul pode ser proibido Produtores de carne de cães, em resposta ao projeto, ameaçam soltar 2 milhões de animais em Seul.