A bancada do PDT na Assembleia, representada pelos deputados Airton Artus, Eduardo Loureiro e Gerson Burmann, mais o presidente do partido no RS, Romildo Bolzan, e o advogado Lieverson Perin, participaram de um encontro na Casa Civil agora na terça, 3. Foram recebidos pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e pelo adjunto Gustavo Paim. O encontro foi no sentido de estreitar as relações, colocar algumas reivindicações e sugestões do PDT ao Governo do Estado. O presidente Bolzan entende que o partido precisa ser valorizado e mais ouvido, já que o PDT é aliado da base do Governo Eduardo Leite (PSDB) e Gabriel Souza (MDB). 
“Entendemos que nossa participação deve ser ampliada. Foi uma reunião agradável, onde explanamos e discutimos projetos do Plano de Governo para o restante do ano e para 2024. Esperamos que nossas sugestões possam ser atendidas”, avaliou Artus depois do encontro.

Bolzan e deputados se reuniram com o chefe da Casa Civil, Arthur Lemos. (Foto: Arthur Ghilardi/AI Airton Artus )

Notinhas

  • Amanhã, 6 de outubro, a Folha do Mate completa 51 anos. Faço parte ativa desta história desde que o jornal tinha nove meses. A Folha se transformou num dos principais jornais do interior do RS, e hoje é um grupo de comunicação, com a rádio Terra FM, trabalhando com redação integrada que leva informação para sua audiência pelo rádio, plataformas digitais e impresso.
  • Hoje começa a 38ª Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, a terceira maior do planeta, atrás da Oktober de Munique, na Alemanha, e a de Blumenau, em Santa Catarina. A festa vai até domingo. Depois reinicia na quarta, dia 11, até domingo dia 15. Recomeça na quinta, dia 19 e vai até domingo dia 22. Serão três finais de semana de Festa da Alegria. Ein prosit.

Novo ensino

O governo Lula concluiu projeto do novo ensino médio, que precisa ser aprovado pelo Congresso, para ser implantado em 2025. A proposta, na verdade, faz adaptações do projeto de renovação do ensino médio aprovado em 2017, no governo Temer, quando foram criados quatro itinerários formativos, que começou a ser implantado em 2022 no governo Bolsonaro. A proposta do atual governo é de aumentar a carga horária nas disciplinas de matemática e português – o que entendo salutar – e mudar a nomenclatura dos quatro itinerários formativos, modificando também o conteúdo. A novidade é a inclusão do ensino do espanhol como língua obrigatória. Até aqui só o inglês era obrigatório e o espanhol, opcional.

Fogo recorde

CNNN Brasil mostra que a Amazônia registra em setembro recorde de queimadas, desde 1998, quando esse controle começou a ser feito. São sete mil focos de incêndio, conforme dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). E não se vê manifestações de artistas, ativistas internacionais, como era costume a TV mostrar no governo passado, jogando no colo de Bolsonaro a culpa pela devastação. Hipocrisia.

Sem perícia

Uma fila de 1,1 milhão de trabalhadores esperando concessão temporária de auxílio doença do INSS se formou pela falta de médicos peritos suficientes. O governo Lula resolveu o problema, vai conceder o auxílio doença sem perícia médica. Atestado médico serve. Agiliza, mas vai facilitar fraudes

Urna suspeita

Do ex-senador Arthur Virgílio, sobre um vídeo em que o hoje Ministro da Justiça, Flavio Dino, ainda político no Maranhão, contestava a segurança das urnas eletrônicas afirmando que podiam ser burladas: “Um Flávio Dino jovem, lúcido e sereno, afirmou, há não muito tempo atrás: «vi a comprovação científica de que as urnas eletrônicas são extremamente inseguras e suscetíveis a fraudes». Discutir o aperfeiçoamento do processo eleitoral, sinceramente, não é crime. Mas foi por sua insistência em dizer, basicamente, as mesmas coisas que Dino, que se declarou esbulhado pelo sistema que ele propunha mudar, que, infelizmente, tornaram Bolsonaro inelegível por oito anos. Uma civilização só se faz realmente democrática, quando seus atores políticos se mostram capazes de discutir, abertamente, todos os temas que possam contribuir para a evolução e consolidação dessa civilização! A divergência é o sal da terra!”

Do X

  • Valor Econômico: Alta de gastos do governo está acima da média do mundo emergente, diz presidente do BC
  • Folha S. Paulo: Congresso articula mudar negociação de emendas e retirar mais poder de Lula
  • O Globo: Pautas no STF e disputa por conselhos tutelares indicam direita organizada a um ano das eleições municipais
  • CNN: Pacheco diz que limite de mandato de ministros do STF seria “bom para o país e para a Corte”
  • Sergio Moro: O Congresso aprovou o PL do Marco Temporal. Não há afronta ao STF, mas cumprimento do dever de legislar. A partir da aprovação, a lei presume-se constitucional
  • Osmar Terra: Você sabia que o continente mais vacinado para COVID, nesses 3 anos e 10 meses, foi a América do Sul e também foi o que teve a maior taxa de mortalidade (!!!) e o continente com menor vacinação foi a África, onde ocorreu a menor taxa de mortalidade?