O governador Eduardo Leite (PSDB) recebeu, na tarde de terça-feira, 30, representantes da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari, presidida por Pedro Antonio Barth, onde prefeitos do Vale apresentaram demandas relativas à questão da infraestrutura viária dos municípios.
Pela região estiveram também o os presidentes da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Jonatan Brönstrup; da Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio, Adailton Cé; a presidente do Codevat, Cíntia Agostini; os prefeitos de Lajeado, Marcelo Caumo; de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack; os empresários Gilmar Borscheid, Gilberto Piccini, Adelar Steffler e o diretor de infraestrutura da CIC Vale do Taquari Leandro Eckert.
Por parte do Executivo, os secretários de Logística e Transportes, Juvir Costella, de Governança e Gestão, Claudio Gastal, e o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Urbano Schmitt, estiveram presentes. Os deputados federal Lucas Redecker e estadual Edson Brum, além da presidente da Federasul, Simone Leite, também acompanharam a reunião.
Foi reforçado o pedido de duplicação da RS-130 de Muçum até a RSC-453 em Venâncio Aires, com prioridade para os 12 km entre Lajeado e Arroio do Meio.”Pedimos inclusão no programa de parcerias e o governador Eduardo Leite garantiu a inclusão como prioridade. O BNDES vai fazer estudo de viabilidade. São 28.000 veículos que passam por dia no trevo de Arroio do Meio e 6.500 no pedágio de Encantado”, disse Brum, otimista com o encontro.
Notinhas
* Reunião solene da Câmara na segunda-feira prestou justas homenagens para agricultores e motoristas. Na sexta-feira foram divulgados como homenageados dois Agricultores Destaque, dois Motoristas Destaque e um Jovem Destaque Rural, indicados pelas bancadas no Legislativo. No dia da homenagem foi incluído pelo presidente do Legislativo, Duda Kappel (PP), o nome de Diego Krämer, filho do vice-prefeito Celso Krämer, como Jovem Destaque Rural de3 Linha Taquari Mirim. Duda faz questão de demonstrar seu apreço pelo pelo vice-prefeito.
* Deputado Edson Brum (PMDB), que é de Rio Pardo e mora em Encantado, e representa a região dos Vales na Assembleia, divulga relatório de atividades do primeiro semestre. Ele foi relator de 39 projetos, dos quais 29 com parecer favorável, oito estão em análise e e dois em diligências. Brum está no quinto mandado.
* Prefeito da pequena Quinta do Sol no Paraná, João Claudio Romero (PP), ganhou manchetes. Ele conseguiu aprovar uma lei que dá desconto no IPTU para quem adotar cachorro de rua. E não é pouca coisa; 30% para quem adotar um cão pequeno, 40% para um médio e 50% para um grande ou dois pequenos. Ele estima que existam entre 150 e 200 cães de rua na cidade. Aqui tem esse número só de recolhidos por amigos dos animais.
* Ontem foram presos executivos do Grupo Petrópolis, da cerveja Itaipava, por terem ‘lavado’ R$ 329 milhões para Odebrecht, conforme denuncia a Operação Lava Jato. Tudo que emergiu nos governos do PT tinha ‘maracutaia’ entre governo e empresário com desvio de dinheiro público. Impressionante.
Do Twitter
* Veja: Janaína Paschoal protocola pedido de impeachment de Toffoli no Senado.
* O Globo: Cabral é condenado mais uma vez e penas já somam 215 anos de prisão.
* GaúchaZH: Leite classifica como “lamentável” fala de Bolsonaro sobre vítima da ditadura e diz esperar “retratação do presidente”.
* Extra: Hacker pode ser punido com mais de 70 anos de prisão pelos crimes confessados.
* Estadão: Exército diz que não dispõe de informações sobre morte de Fernando Santa Cruz.
* Folha S. Paulo: Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, diz que vazamento de hackers são tão criminosos quanto os de agentes públicos e defende o direito de jornalistas de publicarem as informações.
* Exame: Autor do impeachment de Dilma diz que Bolsonaro deve ser interditado.
* O Antagonista: Bolsonaro: “Alguém acredita que o PT está preocupado com a verdade?”
* Estadão: Bolsonaro diz que não vai mudar: ‘Sou assim mesmo. Não tem estratégia’.
* Crusoé: Secretário de Comércio dos Estados Unidos vai se encontrar com Bolsonaro e Paulo Guedes.
* Telmo Kist: Receita para aumentar o nível de emprego na construção civil: a Caixa voltar a financiar 90% do valor do imóvel.
* Miguel Rossetto: Manuela mostrou integridade ao encaminhar as denuncias a um órgão sério de imprensa e coragem ao disponibilizar seu celular à perícia. Moro poderia seguir o exemplo e deixar seu aparelho ser periciado. Não o fará. São feitos de matérias diferentes.
* Mario Sabino: Lula foi informado do hackeamento contra Deltan antes da publicação das mensagens roubadas? Quem mandou que hackeassem Moro depois? São as duas perguntas essenciais.