No início da semana a Coligação Venâncio Podes Mais, do candidato a prefeito Nilson Lehmen (PMDB) ingressou com uma representação na justiça eleitoral, para impedir a divulgação da pesquisa Methodus/Folha do Mate neste sábado. Com a liberação judicial, conhecendo-se os números, se explica a manobra do 15. O prefeito Airton Artus, candidato à reeleição, dispara na intenção de votos em todos município e Nilson cai, em relação à primeira pesquisa divulgada dia 18 de agosto. Na primeira, Airton teve 55% e Nilson 31,5% na estimulada. Agora, na segunda pesquisa, Airton cresceu 11 pontos e foi para 66,3% das intenções de voto e Nilson caiu 4,5 pontos, baixando para 27%. A diferença que era de 23,5 subiu para 39,3%.
Mas é na consulta espontânea, onde o entrevistado precisa dizer o nome do candidato a prefeito em que vai votar, que está o peso maior. Airton subiu de 38,3% em agosto para 58% agora, cresceu quase 20 pontos, enquanto Nilson subiu de 19,5% para 23,3%. A pesquisa espontânea é considerada como voto cristalizado.
Os números da pesquisa mostram que as estratégias de campanha do 15 não convencem o eleitor. Pelo menos até agora, pois a vantagem inicial do prefeito candidato à reeleição aumentou bastante. é praticamente três por um.
Mas é preciso citar que pesquisa eleitoral é intenção de voto no momento, e esta foi nos dias 9 e 10 de setembro. Até o dia 7 de outubro se tem mais quase um mês, onde este quadro pode mudar. As urnas é que darão o veredito final no dia 7.