Nesta semana, na terça e quarta, pesquisadores do Instituto Methodus, contratado pela Folha do Mate e Terra FM, para fazer pesquisa eleitoral, pela quarta eleição consecutiva, fizeram a última consulta de intenção de voto antes da eleição de domingo, quando vamos eleger prefeito, vice e vereadores.
E o médico Jarbas da Rosa (PDT) ex-vereador, que perdeu a eleição de 2016 por 254 votos para o hoje prefeito Giovane Wickert (PSB), nesta eleição largou em grande vantagem, de 24.5 pontos percentuais na primeira pesquisa, dia 3 de outubro, no início da campanha. Manteve essa vantagem, com 25 pontos percentuais na segunda, dia 24 de outubro. E agora, na terceira, mantém a vantagem com 23,2 pontos percentuais. A leitura destes números da Methodus mostra que a eleição não se decidiu na campanha. Ela já começou decidida. Mas o que vale é o voto na urna no domingo.
Na espontânea, quando o pesquisador pergunta em quem o eleitor vai votar para prefeito ser a eleição fosse hoje, Jarbas arrancou com 29,3% subiu para 43,8% e agora tem 50,7%. Giovane arrancou com 13,5%, subiu para 23,3% e agora para 28,7%. Tem ainda 14% de indecisos.
Na estimulada, onde o pesquisador apresenta um disco com o nome dos candidatos, Jarbas largou com 46,4%, subiu para 52,5% e agora para 53,9%. Giovane começou com 21,9%, subiu para 27,5% e agora para 30,7%, com 8,7% de indecisos.
Na estratificação da pesquisa, Jarbas vence em 12 dos 14 campos de pesquisa na cidade, empata na Coronel Brito e perde no Aviação. No interior, dos oito campos nos distritos, Jarbas vence em cinco e Giovane vence em três, Vila Deodoro, Centro Linha Brasil e Vila Arlindo.
Na cidade Jarbas tem 57,3% das intenções de voto contra 26,2 de Giovane. Uma diferença de 31,1%. No interior Jarbas tem 46,1% e Giovane 40,6%. Uma diferença de 5,5%.
Em 2016
Na eleição de 2016 a última pesquisa mostrou Jarbas caindo de 38% para 35,8% e Giovane crescendo de 32,8% para 34,5%, diferença de 1,3% para Jarbas, caracterizando um empate técnico, que nas urnas virou em 0,5% para Giovane. Naquela eleição, na última pesquisa, na cidade Jarbas tinha 36,8% contra 29,4% de Giovane. No interior Giovane tinha 44% das intenções de voto contra 34% de Jarbas. Uma eleição parelha.
Para Vereador
Para vereador a pesquisa também perguntou sobre intenção de voto e 42% responderam que ainda não sabem em que vão votar no domingo. Na lista de 16 nomes com pelo menos 1% das intenções de voto, Diego Wolschick (PTB) lidera nesta rodada. Dos 16 que aparacem, nove são da coligação de Giovane e sete da coligação de Jarbas.
Mas é preciso deixar claro que a pesquisa para vereador não tem base científica.
Carlos Bohn reeleito
Em Santa Cruz
O indicativo é de que a atual vice-prefeita Helena Hermany (PP) ‘brigada’ com o prefeito reeleito Telmo, vá ser eleita prefeita. Mas Alex Knaqk (MDB) e Mathias Bertram (PTB), que são da renovação política lá, não podem ser descartados. É isso que mostra a pesquisa. E que as urnas vão confirmar, ou não, no domingo.