Pesquisa Methodus mostra que eleição estava decidida antes da campanha

Nesta semana, na terça e quarta, pesquisadores do Instituto Methodus, contratado pela Folha do Mate e Terra FM, para fazer pesquisa eleitoral, pela quarta eleição consecutiva, fizeram a última consulta de intenção de voto antes da eleição de domingo, quando vamos eleger prefeito, vice e vereadores.
E o médico Jarbas da Rosa (PDT) ex-vereador, que perdeu a eleição de 2016 por 254 votos para o hoje prefeito Giovane Wickert (PSB), nesta eleição largou em grande vantagem, de 24.5 pontos percentuais na primeira pesquisa, dia 3 de outubro, no início da campanha. Manteve essa vantagem, com 25 pontos percentuais na segunda, dia 24 de outubro. E agora, na terceira, mantém a vantagem com 23,2 pontos percentuais. A leitura destes números da Methodus mostra que a eleição não se decidiu na campanha. Ela já começou decidida. Mas o que vale é o voto na urna no domingo.
Na espontânea, quando o pesquisador pergunta em quem o eleitor vai votar para prefeito ser a eleição fosse hoje, Jarbas arrancou com 29,3% subiu para 43,8% e agora tem 50,7%. Giovane arrancou com 13,5%, subiu para 23,3% e agora para 28,7%. Tem ainda 14% de indecisos.
Na estimulada, onde o pesquisador apresenta um disco com o nome dos candidatos, Jarbas largou com 46,4%, subiu para 52,5% e agora para 53,9%. Giovane começou com 21,9%, subiu para 27,5% e agora para 30,7%, com 8,7% de indecisos.
Na estratificação da pesquisa, Jarbas vence em 12 dos 14 campos de pesquisa na cidade, empata na Coronel Brito e perde no Aviação. No interior, dos oito campos nos distritos, Jarbas vence em cinco e Giovane vence em três, Vila Deodoro, Centro Linha Brasil e Vila Arlindo.
Na cidade Jarbas tem 57,3% das intenções de voto contra 26,2 de Giovane. Uma diferença de 31,1%. No interior Jarbas tem 46,1% e Giovane 40,6%. Uma diferença de 5,5%.

l

Em 2016
Na eleição de 2016 a última pesquisa mostrou Jarbas caindo de 38% para 35,8% e Giovane crescendo de 32,8% para 34,5%, diferença de 1,3% para Jarbas, caracterizando um empate técnico, que nas urnas virou em 0,5% para Giovane. Naquela eleição, na última pesquisa, na cidade Jarbas tinha 36,8% contra 29,4% de Giovane. No interior Giovane tinha 44% das intenções de voto contra 34% de Jarbas. Uma eleição parelha.

Para Vereador
Para vereador a pesquisa também perguntou sobre intenção de voto e 42% responderam que ainda não sabem em que vão votar no domingo. Na lista de 16 nomes com pelo menos 1% das intenções de voto, Diego Wolschick (PTB) lidera nesta rodada. Dos 16 que aparacem, nove são da coligação de Giovane e sete da coligação de Jarbas.
Mas é preciso deixar claro que a pesquisa para vereador não tem base científica.

Carlos Bohn reeleito

Nesta eleição vivemos um fato inusitado na região de cobertura da Folha. O prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn (PSDB) é candidato único e vai se reeleger para o quarto mandato de prefeito na Cidade das Orquídeas. Ele foi o entrevistado de quarta na série de debates entre candidatos que a Folha e Terra promoveram nesta semana no auditório da Folha.
Carlos Bohn disputa sua sexta eleição para prefeito. Ele só não disputou a primeira eleição em 1992, quando se elegeu a professora Eunice Heuser (PDT) e em 2000 quando não houve acordo político pela sua candidatura à reeleição, na primeira eleição que permitia isso. João Wildner (PP) se elegeu.
Bohn se elegeu prefeito pela primeira vez em 1996, pelo PDT. Depois do desentendimento de 2000, onde ficou fora para Eunice ser novamente a candidata do PDT, ele mudou para o PSDB. Concorreu em 2004 e perdeu para o releito João Wildner (PP). Em 2008 foi novamente e venceu Carmem Goerck (PP). Perdeu a reeleição em 2012 para Carmem Goerck (PP). Voltou em 2016 e venceu Carmem que buscava reeleição. Agora em 2020 Carlos Bohn vai a reeleição novamente e tem vitória assegurada como candidato único.
São seis eleições como candidato a prefeito, com quatro mandatos conquistados e duas derrotas nas urnas. Carlos Bohn já é nome histórico na politica de Mato Leitão.

Em Santa Cruz

Ontem saiu pesquisa Gazeta/Methodus em Santa Cruz. E o quadro mudou. Helena Hermany (PP) segue liderando, mas baixou de 27,5% dia 31 de outubro para 24,8% agora. Alex Knak (MDB) também baixou, de 22,7% para 17,3%. Quem reagiu foi Mathias Bertram (PTB), apoiado pela família Moraes, que cresceu de 10,6% para 16,1%. Jaqueline Marques (PSD) a candidata do prefeito Telmo Kirst, tem 4,8%. Carlos Eurico (Novo) tem 4,3%, Frederico de Barros (PT) 2,6% e Irton Marx (Solidariedade) 1,4%.
O indicativo é de que a atual vice-prefeita Helena Hermany (PP) ‘brigada’ com o prefeito reeleito Telmo, vá ser eleita prefeita. Mas Alex Knaqk (MDB) e Mathias Bertram (PTB), que são da renovação política lá, não podem ser descartados. É isso que mostra a pesquisa. E que as urnas vão confirmar, ou não, no domingo.


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido