A primeira pesquisa Methodus/Folha do Mate, que está sendo divulgada hoje, não apresenta surpresa. Mostra que o prefeito Airton Artus tem o maior número de intenções de voto do eleitores de Venâncio Aires. Na espontânea, onde não são mencionados pelo pesquisador o nome de candidatos, Airton Artus (PDT) tem 38,3% contra 19,5% de Nilson Lehmen (PDT), mas existe um universo de 38,8% de eleitores que respondeu ainda não saber em quem votar. Costuma-se dizer que neste quadro são votos definidos. Mas existem 38% indecisos.
Na estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos, Airton tem 55% das intenções de voto contra 31,5% de Nilson. Apenas 10% respondeu que ainda não sabe em quem votar.
Digo que não teve surpresa, pois é normal que prefeito que concorra a reeleição largue em vantagem nas intenções de voto, caso contrário nem concorreria. Foi assim em 2008, quando o então prefeito Almedo Dettenborn (PMDB) largou com 46,5% das intenções de voto na primeira pesquisa no final de julho, contra 20% de Airton Artus (PDT) e 17,3% de Glauco Scherer (PTB).
Como Almedo acabou perdendo a eleição na reta final, largar em vantagem não garante nada. Tenho manifestado, de forma sincera, sem paixões, a minha leitura deste quadro. Em recente visita dos candidatos Nilson Lehmen e Juçara Ferreira na Folha, repeti que deveriam ter consciência de que o prefeito Airton e o vice Giovane largam em vantagem. A campanha servirá para dizer se a oposição conseguirá reverter o quadro como na eleição de 2008 ou não. Na próxima pesquisa, que sairá nomeio de setembro, teremos um indicativo mais claro do quadro eleitoral.
As candidaturas tem 50 dias para buscar os votos, especialmente dos 38% de indecisos que esta primeira pesquisa mostra.