A coligação de Giovane Wickert (PSB) tentou impugnar a pesquisa que a Methodus fez para a Folha e Terra FM, e que deu 25 pontos de diferença pró-Jarbas da Rosa (PDT), como divulgado na edição de sábado, dia 24. A alegação foi de que a pesquisa poderia estar viciada e como prova apresentaram uma foto onde aparecem duas mulheres caminhando na calçada e pouco mais a frente uma outra mulher, descritas na ação como pesquisadoras da Methodus e a candidata a vereadora do PDT, Alessandra Ludwig, que ainda tem sua candidatura rejeitada pela justiça eleitoral.
O juiz João Goulart Borges, por não encontrar irregularidades comprovadas, liberou a divulgação da pesquisa no dia 24, como previsto. E na ultima sexta-feira ouviu as partes. A candidata negou conhecer as pesquisadoras muito menos ter contratado elas para o Instituto Methodus, como a coligação do 40 acusou. As duas pesquisadoras, que são de Porto Alegre, também disseram não conhecer a candidata. Afirmaram também que sabiam que estavam sendo seguidas no seu trabalho por carros identificados com adesivos das duas coligações, de Giovane e de Jarbas. Relataram ter treinamento e experiência para estas situações, de não entrevistar quem se apresenta, o que derruba também a acusação de que o MDB teria organizando equipes para fraudar a pesquisa, conforme conversa de whats que foi vazada por alguém do MDB e anexada à ação.
O promotor eleitoral João Beltrame, em seu parecer se manifesta pela improcedência da ação, depois de ter visto vídeos da câmara de segurança de um supermercado que mostrou, segundo ele descreve no seu parecer, que as pesquisadoras e a candidata caminharam na calçada mas não se falam.
Depois do parecer de Beltrame, é aguarda para hoje a decisão do juiz eleitoral João Goulart Borges sobre o caso.
Também é aguardada para hoje a audiência e decisão do juiz sobre o caso das receitas, que foram periciadas. Jarbas receitou medicamentos depois de se desincompatibilizar para concorrer, como denunciado por Giovane? As receitas foram falsificadas, como alega Jarbas em sua defesa? Saberemos hoje.
Notinhas
* Na capa da Folha de hoje, em espaço publicitário pago, a chapa do prefeito Giovane Wickert (PSB) e o vice Celso Krämer (PTB) publicam uma pesquisa da Index, contratada por eles, mostrando Jarbas com 48,3% e Giovane com 47,7% das intenções de voto,1% de brancos e nulos, 2,5% de indecisos e 0,5% que não respondeu. Um resultado bem diferente do que a Methodus, contratada pela Folha, apresentou semana passada, com 52,5% para Jarbas e 27,5% para Giovane. Giovane e Celso repetem a eleição anterior, quando contrataram a mesma Index, cuja pesquisa foi impugnada pela Justiça Eleitoral. A Index coleciona condenações na justiça eleitoral pelas pesquisas que faz.
* Gazeta do Sul publicou sábado segunda pesquisa Methodus em Santa Cruz. A vice-prefeita Helena Hermany (PP) tinha 23,4% na primeira e subiu para 27,5%. Cresceu 4,1 pontos. Alex Knak (MDB) subiu de 15,7% para 22,7%. Cresceu 7 pontos. A diferença entre os dois na primeira era de 7,7 pontos e agora baixou para 4,8 pontos. O indicativo é de que os dois vão decidir voto a voto nas urnas. Mathias Bertram (PTB) tinha 11,9% e baixou para 10,6%. Jaqueline Marques (PSD), candidata do prefeito Telmo Kirst, subiu de 6% para 7%. Carlos Eurico Pereira (Novo) despencou de 9,7% para 2,4%. Frederico de Barros (PT) caiu de 2% para 1,4%. Irton Marx (Solidariedade) caiu de 1,5% para 1%.
Correio do Povo publicou ontem nova pesquisa para prefeito em Porto Alegre. A Real Time Big Data. Deu Manuela 27%, Marchezan 13%, Melo 12% e Fortunatti 10%. Segue, com algumas variações, o que mostrou a Methodus também no Correio e Ibope em ZH. Indicativo de que Manuela vai ao segundo turno contra um dos três.
* Nesta quarta, 4 de novembro, tem a eleição americana, que mexe com o mundo. De um lado o Republicano excêntrico Donald Trump, eleito pelo americano raiz, aquele que fez do pais a potência que é. De outro o Democrata Joe Biden, apoiado por intelectuais, artistas, grande imprensa etc. Igual aqui. E a grande imprensa brasileira toda fazendo campanha para Biden, que já anuncia que o Brasil sofrerá consequências se ele for eleito.
* No sábado escrevi sobre a saída de Ney Lazzari da reitoria da Univates, depois de 21 anos. Citei que a Univates se transformou em Universidade em 1997. O leitor atento, Nicolas Closs, me questiona se não foi em 2017. Reconferi. Em 1997 foi criada a Univates, mas como Centro Universitário. O reconhecimento de Universidade pelo MEC ocorreu sim em 2017.
* Na rodada do Brasileiro o Inter jogou pouco e foi derrotado pelo Corinthians, no sábado, por 1×0. Como Flamengo levou 4×1 do São p aulo, o colorado segue na liderança. O Grêmio jogou ontem a noite contra o Bragantino.
No meio de semana tem Inter x Atlético Goiás e Juventude x Grêmio decidindo vaga para as quartas de final da Copa do Brasil. Empate serve para a dupla.
Do Twitter
* Folha S. Paulo: Conservadores organizam frente para destravar pauta de costumes no Congresso
* Veja: Biden promete “reunir o mundo”, caso eleito, se Brasil não proteger a Amazônia.
* Estadão: Vaticano diz que fala do papa sobre união gay foi ‘tirada de contexto’ e não muda doutrina